Dicas para criar um planejamento de estudos anual - Notícias CERS

Dicas para criar um planejamento de estudos anual

Confira nossas dicas para obter os melhores rendimentos

Equipe de Comunicação
Por:
Atualizado em 30/03/2020 - 16:52
DICAS-PLANEJAMENTO-ANUAL

Os concurseiros são bombardeados diariamente com uma infinidade de técnicas de estudo e métodos de planejamento milagrosos, que prometem fazer render o tempo como nenhum outro.

Porém, sabe-se que o planejamento mais eficiente é aquele que se adequa perfeitamente à rotina de cada candidato. Há, no entanto, alguns consensos. O principal, é que a persistência é a chave para a aprovação.

Estabelecer objetivos e estratégias para alcança-los também é fundamental para o sucesso nos certames. Para lhe auxiliar em seu processo de planejamento anual, confira nossas dicas. Identifique quais condizem à sua realidade e inicie já sua preparação!

1. Você já sabe o que quer? Defina um objetivo!

Inicialmente, é importante escolher sua área de preferência (fiscal, administrativa, policial, controle, jurídica, tribunais etc.).

A partir dessa premissa, você conseguirá direcionar seus estudos de acordo com o que é exigido nos concursos, assim como, seu nível de dificuldade.

Muitos candidatos não conquistam a aprovação por não definirem um objetivo e estudarem para todos os concursos que saem. Faça diferente!

2. Seja realista!

Quando você decide estudar para concursos, é importante que seja realista quanto à sua rotina, tempo disponível, método de aprendizado, condições financeiras, entre outros.

Estes pontos estão intimamente ligados ao desenvolvimento do seu planejamento anual.

Não se pode criar metas inatingíveis. O ideal é que sejam razoáveis, de acordo com sua realidade. Desta forma, você não se frustrará quando perceber que não consegue cumprir o planejamento.

3. Defina horário e local de estudo

Uma das melhores formas de se criar o hábito de estudar e conseguir dar continuidade ao seu planejamento é definir um horário e local de estudo.

Desta forma, seu corpo estará habituado àquela rotina. Isto fará com que os estudos não sejam uma tarefa árdua em seu dia a dia, mas sim, algo indispensável.

4. Abra um espaço para as disciplinas que você nunca se dispôs a aprender

É natural que o candidato incline seus estudos às matérias de sua preferência, deixando de lado disciplinas igualmente importantes.

Normalmente, deixa-se de lado português, raciocínio lógico, informática etc. Matérias que, embora não possuam um grande peso nos certames, podem ser responsáveis por sua reprovação.

Lembre-se, concursos são concorridos, cada ponto é válido.

Portanto, deixe um espaço em seu planejamento para aprender estas disciplinas.

5. Crie um plano de revisão

Se você já vem se preparando ou já finalizou uma graduação, procure revisar os assuntos já vistos.

Ao longo dos estudos, absorvemos muita informação e é comum esquecermos. Por isso, não deixe de revisar disciplinas e conteúdos de elevado valor em sua área.

6. Faça um apanhado das disciplinas que você PRECISA aprender

Quais as disciplinas imprescindíveis para o concurso escolhido? Foco nelas!

7. Crie metas de resolução de questões diárias

A resolução de questões é ponto importantíssimo e indispensável em seu planejamento. A partir disso, você estará habituado a responder às questões.

Além disso, resolvendo, se aprende!

8. Conheça o perfil das bancas examinadoras

Historicamente, qual banca realiza o seu concurso? Procure decifrá-las.

Muitas bancas mantêm um padrão de cobrança em seus certames. Ao estudá-las, você descobrirá, por exemplo, se a banca cobra mais lei seca, jurisprudência ou doutrinas. Pode-se descobrir também se os enunciados são extensos ou se as alternativas são muito parecidas e te confundem.

Portanto, conhecer o perfil das bancas examinadoras é essencial para que você direcione seus estudos.

9. Procure utilizar novas técnicas de estudo

Ao longo dos estudos, desenvolvemos algumas técnicas. Porém, muitas delas não são convenientes na preparação para concursos.

Por isso, procure aprender e utilizar novas técnicas no seu dia a dia. É normal achar que não consegue desenvolver um mapa mental, um organograma etc. Mas isso pode ser uma virada pra você!

10. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais

Estabelecer metas de assuntos vistos, revisões, questões resolvidas, entre outros, é fundamental para manter-se motivado durante a caminhada.

11. Acompanhe diariamente o seu desempenho

Busque manter sua evolução diária anotada. Procure valorizar seu esforço. Isso é muito importante para que você mantenha uma motivação diária.

12. Aposte em simular as condições de prova

Além da resolução de questões e conhecimento da banca, simular as condições de prova é passo imperioso para sua aprovação.

Imprima as últimas provas da sua área, procure um lugar silencioso, marque o tempo e comece a resolver! Aos poucos, você perceberá mais proximidade com o estilo de questões.

13. Não esqueça do lazer

Não esqueça que é importante deixar espaço para o lazer em seu planejamento.

 

Esperamos que essas dicas auxiliem de alguma maneira os seus estudos. Procure equilibrar seu tempo e montar um planejamento executável.

Vamos juntos!

Tags relacionadas: