Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Conheça o perfil da banca examinadora Consulplan

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 14/02/2023, às 15:09 Atualizado em 15/02/2023 às 08:56

Olá, concurseiro e concurseira! Como vai? Esse post é mais um da nossa série sobre as principais bancas organizadoras de concursos públicos

A seguir você conhecerá tudo sobre a banca CONSULPLAN, que organiza diversos concursos das mais variadas áreas.

nome da banca

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Perfil da Banca

A Consuplan é uma das mais conhecidas bancas organizadoras de caráter privado no Brasil. Possuindo uma alta margem de atuação que engloba seleções do Ministério da Educação, TSE, Aeronáutica, Embrapa, IBGE, entre outras. 

As provas da Consulplan são, geralmente, compostas por textos curtos. Chega a ser considerada uma banca mais “simples”. Os textos são curtos, com um enfoque didático, usando textos retirados de jornais e materiais literários. Por isso, as questões não costumam ter um alto nível de complexidades, pois são objetivas e diretas. Se você possui uma boa capacidade de memorização, as provas não serão complexas para você, já que costumam ser focadas especialmente na literalidade das disciplinas. Essa literalidade de conteúdos legais da banca, exige do candidato o conhecimento das leis exigidas expressamente nos editais, com cópias literais da Constituição Federal, por exemplo.

Apesar do baixo nível de complexidade nas questões, precisamos estar atentos com a grande frequência de pegadinhas nas questões, necessitando dos candidatos um grau de atenção um pouco maior na hora de realizar as avaliações.


Qual a estrutura da prova?

As provas elaboradas pela Consulplan geralmente são de múltipla escolha. E por ser uma prova com textos curtos e questões diretas, a prova não costuma ser cansativa. 

A prova de Língua Portuguesa da banca tem uma pegada bastante didática, focada na gramática normativa. As provas de informática, por sua vez, são bem elaboradas, mas de simples resolução, com questões referentes a temas do dia a dia do usuário, como hardware básico, e-mail e ferramentas Office. 

Já as provas de Direito da banca Consulplan são marcadas pela acessibilidade. Isso porque não exigem jurisprudências e doutrinas, geralmente apenas a literalidade da lei, ou “lei seca” da CF, do CPC, entre outras legislações. 

Algumas dicas para se dar bem na prova da Consulplan

Confira abaixo as principais dicas para dominar a banca de uma vez por todas:

  • Memorize conceitos e fórmulas, aquele famoso “decoreba”;
  • Inicie seus estudos no período pré-edital;
  • Fique atento às pegadinhas;
  • Resolva questões de provas anteriores da banca;

FIQUE ATENTO: não confunda Consulplan com Consulpam

Muitas pessoas costumam confundir e acabam se prejudicando. Apesar dos nomes serem semelhantes, não se trata da mesma instituição. A dúvida e a confusão podem te levar a estudar questões da banca errada, trazendo resultados negativos.

Conhecer a banca organizadora do seu certame é essencial para garantir uma boa pontuação. Por isso, preparamos este artigo detalhado e direto para você!

 Aqui no CERS vocês encontram diversos cursos com formas inovadoras e didáticas. Sempre são resolvidas questões baseadas na cobrança da banca escolhida no certame. Após assistir às aulas, você perceberá que ganhou segurança na resolução das questões. Por isso, acesse nosso site e veja todos os cursos disponíveis para vocês! 

Se você ainda não iniciou sua preparação, é melhor começar o quanto antes! Estude com quem tem histórico de aprovação. O CERS é uma opção única.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a outras notícias e artigos.

Você pode se interessar também por: 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a