Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Técnicas de Memorização que Vão te Aprovar em Qualquer Concurso!

Avatar de David Melo
Por:
Publicado em 18/03/2022, às 12:17 Atualizado em 23/03/2022 às 15:41

O estudo é essencial na rotina do concurseiro, mas não é o suficiente para garantir a aprovação. No dia da prova, o examinando precisa, sem poder consultar publicações, buscar na memória todos os assuntos para responder às questões de cada etapa. Desenvolver métodos de estudos que podem facilitar a sua vida é o que vai garantir a sua aprovação em qualquer concurso! Confira agora, algumas técnicas de memorização essenciais para treinar seu cérebro e usar a memória a seu favor! 

Porque as Técnicas de Memorização Podem te Salvar?

Primeiramente, a rotina do concurseiro é estudar um, dois, três assuntos por dia e, muitas vezes, basta uma pausa de 10 minutinhos que você já esqueceu da metade. Quem nunca, não é mesmo?

Então, se você precisa aprender a reter conteúdo para não esquecer de nada na hora da prova, as técnicas de memorização são essenciais no seu planejamento! Baseado em estudos da neurociência, separamos algumas dicas essenciais dessa categoria de técnica. Confira!

Revise Muito

A primeira técnica de memorização é a revisão continuada. Mas calma, que nós vamos te explicar que não é uma simples revisão. Isso porque, para fixar um conteúdo você precisa transformar sua memória de curto prazo em memória de longo prazo. Assim, esse exercício impedirá que você esqueça o que aprendeu. 

Logo, na memória de curto prazo, a tendência é a rápida perda da informação ou da capacidade de recordação. A de longo prazo é aquela que permite o satisfatório armazenamento e recuperação da informação. A transformação dos tipos de memória depende exclusivamente de nossa vontade!

Uma forma de fazer isso é através da revisão reiterada dos assuntos. Dessa forma, você obriga seu cérebro a deixar essas informações sempre prontas para utilizá-las.

Utilize Mapas Mentais

Além das revisões, o mapa mental é uma forma de diagramação que permite a gestão de informações através de elementos visuais, como imagens, formas geométricas e cores juntamente com palavras-chaves ou frases curtas.

Se você já é aluno CERS, deve saber que na área do aluno nós temos uma plataforma própria de mapas mentais. Nela você consegue criar o seu mapa mental enquanto assiste as nossas aulas, sem precisar sair da plataforma.

O mapa mental potencializa a parte criativa do seu cérebro, além de ser uma forma de revisar o conteúdo de maneira ágil e eficiente. 

Estudar Matérias de Forma Intercalada

Outrossim, não caia no erro de focar apenas em uma matéria e estudá-las horas a fio. Isso não garante o aprendizado e só vai deixar você saturado.

Um cronograma bem estruturado, enfatizando as matérias mais importantes, sem esquecer das outras, só irá favorecer sua memória. Cronograma de estudos é um assunto recorrente aqui no CERS, no nosso canal de Youtube, você confere todos os segredos sobre como criar um cronograma de estudos perfeito! 

E vale lembrar que os cronogramas também estão presentes em nossos cursos, confira aqui no nosso site!

Treinos com Simulados

Não adianta, gente! para memorizar, tem que praticar! Os simulados são ótimos porque transportam você para as reais condições da sua prova.

Por isso, uma das técnicas de memorização mais importante, é a resolução de questões! Pois, quanto mais questões você resolver, mais ativa a parte da memória responsável por armazenar  aquele conteúdo específico.

Quando aplicado de maneira sistematizada, permite identificar a sua evolução ao longo da preparação e visualizar as disciplinas que você possui maior dificuldade ou conteúdo que necessita de maior revisão.

Explique o que Aprendeu

Por fim, aprenda a bancar o professor! Após estudar o conteúdo, procure gravar um vídeo ou um áudio como se você explicasse para alguém o que você acabou de aprender. 

Caso tenha alguém em casa, vale a pena chamar essa pessoa para simular com ela. Agora é com você! Coloque já todas essas dicas em prática que, certamente, seus estudos terão uma qualidade superior e sua memória será potencializada!

Gostou do Nosso Conteúdo?

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo! O CERS cursos online é especialista em aprovação porque sabe como adaptar a necessidades dos alunos a melhor técnica! Confira mais assuntos sobre técnicas de estudos aqui no notícias CERS e conheça nossa metodologia!

Técnicas de memorização
técnicas de memorização e cursos completos cers

Conheça a metodologia CERS de estudos,com uma carga horária de mais de 1200h. Os cursos completos do CERS, composto com o melhor corpo docente da área Jurídica no Brasil, oferece, a partir de um estudo personalizado, o método mais completo de estudos. Carga horária completa e direcionada, benefícios, atributos, além de diversos bônus para intensificar seus estudos. 

Leia também:

Estudo e trabalho como conseguir ser aprovado trabalhando?

Por que você esquece o que estuda?

Saiba o que é Ritmo de Aprendizagem!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de David Melo
Por:
Autor

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a