Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Técnicas infalíveis de oratória para se dar bem em Concursos Públicos

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 06/01/2023, às 11:41 Atualizado em 06/01/2023 às 14:06

Para muitos concurseiros uma das maiores dificuldades nas provas orais em concursos públicos é o domínio da oratória. E com tanta competitividade nos concursos, que estão cada vez mais rigorosos, é necessário se destacar da concorrência e alguns detalhes são essenciais para isso. 

E se você estuda para concursos de Carreiras Jurídicas, que costumam sempre ter a etapa de Prova Oral, é importante saber se portar nas mais diversas situações. 

Caso você atue como advogado, por exemplo, ao estar diante de clientes, precisa se fazer entender bem. Já que a comunicação será sua principal aliada, é fundamental se expressar com clareza e objetividade não só de forma textual, mas também na comunicação oral.

Falar bem sempre transmite segurança e credibilidade a todos os que interagem com você. E falar bem se consegue a partir do TREINO! Por isso vamos te mostrar algumas técnicas para você destravar sua oratória de uma vez por todas: 

Seja espontâneo!

Não decore seus argumentos e, muito menos, leia seu discurso em uma “filinha” escrita previamente. Entenda, você não está proibido de levar anotações e utilizá-las ao longo de um debate ou apresentação, por exemplo. 

Contudo, meramente ler pode dar a ideia de que não foi você quem redigiu ou que não está preparado. Pior ainda: não deixará seu discurso natural e você terá mais dificuldade de implementar as ênfases em seu discurso. 

Como qualquer outra habilidade, é preciso treinar e colocar em prática sempre que tiver disponibilidade. De nada adianta assistir a vídeos de como jogar futebol, é preciso entrar em campo. O advogado, por exemplo, precisará se comunicar profissionalmente, de forma oral, por muito tempo. Logo, é preciso que saiba como fazer. Caso contrário, ele se expressará sem saber.

Cuidado com a comunicação corporal!

É de extrema importância saber se comportar diante de qualquer tipo de apresentação, afinal a maior parte da nossa “plateia” está nos olhando e nos avaliando o tempo todo. 

VOZ + FALA + COMUNICAÇÃO CORPORAL = FORMA

O bom comunicador apresenta uma forma eficaz e um conteúdo amadurecido ao se expressar em público. E tudo isso vale para você que está se preparando para concursos públicos. 

Varie a forma de falar!

É importante variar um pouco a voz. O volume da voz deve ser adaptado ao tamanho da sala que estamos falando. Variar a voz significa falar alto e baixo no decorrer da apresentação, tornar a transmissão da mensagem menos monótona e mais vibrante. 

Pode ter certeza, essa variação da voz vai passar ao ouvinte a sensação de segurança do comunicador ao abordar o tema. 

Use gestos de forma moderada!

Um fator determinante para dar ênfase ao conteúdo, além da voz, é a gesticulação. Evite gestos muito amplos quando estiver próximo às pessoas. Assim, você acaba invadindo o espaço delas e esses gestos podem deixá-las desconfortáveis. 

Da mesma maneira, evite gestos muito curtos, especialmente quando estiver com as pessoas mais afastadas. Isso porque eles não darão a ênfase desejada.

Mantenha contato visual!

O contato visual é muito importante porque prende a atenção do espectador. Por isso, procure sempre ter as seguintes atitudes:

  • Enquanto estiver falando, distribua olhar pelo público; 
  • Fique sempre atento as extremidades da sala; 
  • Evite olhares rápidos demais; 
  • Aos ouvintes mais próximos, olhe no olho; 
  • Esteja preparado para “ver de tudo” e continuar falando.

Já sei tudo! Mas como me preparar para a Prova Oral?

Os Concursos para Carreiras Jurídicas, especialmente, têm diversas fases e isso requer do candidato uma preparação completa. Após as etapas objetivas e discursivas, geralmente surge uma das etapas mais temidas do processo: A PROVA ORAL!

Inúmeros concurseiros têm muito receio em relação à prova oral e acabam se esquecendo que esta é apenas uma maneira diferente de expressar todo o conhecimento que já possuem. E o que mais ajuda? A oratória. 

Por isso, treine sua oratória. Vai te ajudar bastante na preparação para essa etapa tão importante.

E é claro que o CERS preparou um vídeo para você com algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de enfrentar os examinadores e ainda te deixar mais confiante para a prova oral! 

Assista agora!

Quer se preparar de forma completa?

Para que você se sinta ainda mais preparado para as várias etapas do concurso e para aperfeiçoar sua preparação, saiba que você pode facilitar sua rotina de estudos com um guia super prático.  

Conheça formas diferentes e inovadoras que o CERS preparou para você nesse ano de 2023 para aperfeiçoar seus estudos. 

Acesse aqui e fique por dentro de todos os nossos cursos disponíveis:https://www.cers.com.br/

VAMOS JUNTOS!


Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a