Como ser aprovado em concursos estudando apenas 4h por dia? - Notícias CERS

Como ser aprovado em concursos estudando apenas 4h por dia?

David Melo
Por:
Atualizado em 21/01/2022 - 18:30
aprovado estudando apenas 4 horas por dia
aprovado estudando apenas 4 horas por dia

O sonho de ser aprovado em concurso público exige muito esforço e boa administração do tempo. Conciliar estudos com uma rotina de outras atividades é situação corriqueira nesse campo. Por isso, hoje vamos conversar sobre como aproveitar da melhor maneira o seu precioso tempo e ser aprovado em concursos estudando apenas 4h por dia.

Vamos lá?

Crie um Cronograma de Estudos

Certamente você já viu essa dica em algum lugar. Mas é isso mesmo, elaborar um cronograma é essencial para começar qualquer jornada de estudos.

Toda atividade que possui pretensão de ser bem-sucedida exige planejamento. Dessa maneira, estudar para um concurso não pode ser diferente. Organizar um cronograma é a base para a melhor gestão de todos os recursos na hora de estudo. Por isso, é essencial estudar previamente o concurso que você deseja prestar. A partir dessa análise, você decidirá as matérias mais importantes e as organizará conforme o seu tempo disponível.

A organização do cronograma deve prever sua rotina semanal de aprendizado. Isso significa que deve estar previsto além do estudo teórico, momentos para as suas revisões e resolução de questões, por exemplo.

E lá vai outro ponto importante sobre essa dica. Não sabe como fazer um cronograma? O CERS te ajuda a montar o seu!

Dá uma conferida no conteúdo abaixo e no modelo preparado por nossos especialistas.

Baixe o Modelo de Cronograma Gratuito

Conferiu o vídeo? Clica aqui e comece já o seu cronograma da aprovação!

Estude o Núcleo Duro da Carreira

Você já ouviu falar na técnica de estudo do núcleo duro? Esse é o assunto da nossa segunda dica e é perfeito para quem tem um tempo curto de estudo.

Cada carreira possui um bloco de matérias que são essenciais nas suas provas. É o que chamamos de “Núcleo Duro” da prova. Logo, dando um exemplo específico, as provas das carreiras de tribunais possuem quatro matérias essenciais: Português, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Nesse contexto, essas matérias devem ser sua prioridade.

Assim, estudar continuamente essas matérias fará com que você domine o principal conteúdo da prova. Com a proximidade do edital, o concurseiro poderá se dedicar às matérias específicas que representam poucas questões na prova.

Além disso, o estudo do núcleo duro te prepara para diversos concursos da mesma carreira, ou seja, faz com que você aproveite a sua jornada independente do edital.

Revisão Periódica do Conteúdo

Agora que você viu a dica de núcleo duro, é necessário complementar essa técnica com as revisões. Desse modo, após o domínio das matérias vitais da carreira, será necessário revisar o núcleo duro e estudar as matérias específicas. Aqui, é importante separar um material de revisão.

A partir do direcionamento do seu cronograma, é possível decidir as ferramentas que serão utilizadas na revisão. Nesse momento, são bem-vindos os mapas mentais, os resumos esquemáticos, quadros sinóticos dentre outros.

O concurseiro deve escolher o material que faça mais sentido para o seu objetivo. Por isso, não há uma receita certa, mas materiais com vantagens e desvantagens que devem ser observadas pelo candidato de modo a se fazer uma boa escolha.

Persistência e Determinação

Outrossim, além das técnicas de conteúdo e estudo, é necessário cuidar da sua motivação pessoal! A cada dia, as horas podem parecer poucas diante da extensão do edital, mas a persistência é a ferramenta fundamental para conseguir alcançar o objetivo.

Portanto, afaste a preguiça, o medo e qualquer outro sentimento que te atrapalhe. O esforço é um dos preços que se enfrenta em todas as carreiras. Manter um alinhamento mental é um diferencial que pode fazer o concurseiro chegar mais longe.

Todo Aprovado Conhece os seus Limites

Por fim, uma temporada de estudos também deve ser preenchida por descanso e momentos de relaxamento. O cuidado da mente vai além da motivação. Por isso, é importante descansar e aproveitar os momentos livres.

Gostou do Nosso Conteúdo?

O Blog CERS é um espaço construído para realizar sonhos! Saiba mais sobre os cursos completos do CERS. Se 2022 é o ano dos concursos, tenha a melhor preparação e conquiste a sua sonhada vaga. Os cursos completos do CERS possuem a melhor preparação além de diversos cursos bônus para fazer você largar na frente dos concorrentes.

Cursos Completos 2022
aprovado: curso completo

Leia mais: 2022: O ano dos concursos!