Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Carreira Jurídica: delegado de Polícia Civil

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 08/01/2018, às 14:39 Atualizado em 09/10/2018 às 17:22

Concurso-delegado-Policia-PE-CERS-curso-onlineUma das carreiras mais cobiçadas no universo jurídico é a de delegado de Polícia Civil. O cargo é exercido por servidor público aprovado em concurso e exige-se de nível superior em Direito. No entanto, para seguir carreira é preciso algo a mais: vocação.

Leita também: Aproveite para conferir tudo sobre concursos para delegado da polícia civil aqui!!!

Os delegados são os dirigentes das Polícias Civis, logo coordenam e comandam as atividades de polícia judiciária (formalização dos atos procedimentais), as atividades de investigação criminal (apuração das infrações penai). Além disso, no âmbito interno, eles atuam nas mais diversas frentes. Ou seja: ações territoriais, especializadas (homicídios, narcóticos, patrimônio, etc.), inteligência policial entre outros.

O Código de Processo Penal Brasileiro confere ao delegado de Polícia o status de Autoridade Policial (Art. 4º, caput). Portanto, sua formação profissional é realizada na academia de polícia do seu Estado.

Atribuições Delegado Civil

São atribuições do Delegado de Polícia, entre outras previstas em Lei: presidir inquéritos policiais, elaborando Portarias, despachos interlocutórios e relatórios finais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos que tiverem relação com o fato delituoso e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial; proceder a verificação e exame dos atos ilícitos chegados a seu conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso requer; elaborar relatórios, bem como, representar pela decretação judicial de prisões temporárias; proceder a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado; realizar atividades afins ou correlatas.

Se interessou pelo concurso de delegado da polícia civil? Então confira os concursos previstos para delegado em 2018 

E mais: preparamos um GUIA COMPLETO PARA DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL com provas de concursos anteriores, planos de estudo e simulados! Baixe o material gratuito e bons estudos!

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a