FCC: Conheça o perfil da banca - Portal de notícias CERS

FCC: Conheça o perfil da banca

Entenda a banca e fique mais perto da aprovação do concurso público dos seus sonhos

Por:
Atualizado em 23/07/2019 - 17:31
0000 - TEMPLATE

Quer saber como passar em concursos FCC? É importante conhecer a fundo a banca! A Fundação Carlos Chagas (FCC), instituição de direito privado, sem fins lucrativos, foi fundada em 1964 e é reconhecida como utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. Visa a aplicação de provas nos mais variados concursos do país. No Brasil, a Fundação já realizou mais de 2.300 concursos, envolvendo mais de 20 milhões de candidatos. Se você está buscando um concurso, por exemplo, na área de tribunais ou Carreiras Jurídicas, é muito provável que encontre esta banca no caminho.

Parte fundamental da preparação para concursos é conhecer as características da banca que organizará seu respectivo certame. Pensando nisso, elaboramos um estudo da banca FCC para você ter conhecimento sobre o padrão de prova que a banca aderiu durante os últimos anos.

Perfil das provas

As questões das provas da FCC são de múltipla escolha, distribuídas em cinco alternativas, contendo apenas um item correto ou errado, a depender do enunciado. Além disso, as provas costumam apresentar um nivelamento por nível de escolaridade ou cargo. Sendo assim, a banca oferece provas mais simples para nível médio, razoáveis para concursos de nível superior, como a área de Tribunais, e mais densas quando se trata da área de fiscal, por exemplo. Distribuindo assim, a dificuldade das provas de acordo com o cargo do certame.

A boa “notícia” é que a banca costuma cobrar questões curtas, sem pegadinhas e questões que não são interdisciplinares, mas monotemáticas. Por outro lado, quando se fala em seletivas da área jurídica, a banca costuma cobrar a literalidade da lei. Contudo, apesar da tradição, é recorrente nos últimos anos doutrina e jurisprudência nos concursos da área jurídica.

Nas disciplinas de língua Portuguesa, questões de interpretação de texto, sintaxe e pontuação são recorrentes. Já nas provas de Direito Administrativo e Constitucional, por exemplo alguns autores se destacam: Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo) e José Afonso da Silva (Direito Constitucional).

Ademais, uma mudança, em geral positiva, é que houve uma diminuição da nota de corte. Sendo assim, o candidato não precisa acertar tanto como antes para ser aprovado. Acertar, em média, 70% da prova pode ser suficiente.

Dicas importantes

1 – Atenção aos enunciados! Leia com cautela para não confundir aquilo que a questão exige da alternativa.

2 –  Cursos de memorização podem otimizar e potencializar as suas chances de sucesso nos concursos elaborados pela FCC, já que a literalidade da letra da lei é uma das características da banca.

3 – Tenha um diferencial ! Não esqueça de estudar doutrina e jurisprudência, já que a banca vem cobrando nos últimos concursos. Hoje, não basta decorar a lei, é necessário entender o seu contexto e modo de aplicação.

4 – Treine o seu tempo ! Saber administrar o tempo na hora da prova tornou-se um requisito importante para os concursos da FCC. Os enunciados das questões estão grandes, atrasando o candidato que não está habituado com o padrão da prova.

5 – Nas disciplinas complexas e com menor peso, dê prioridade aos conteúdos que mais caem e intensifique nesses os seu estudos.

6 –  A banca costuma iniciar as suas provas pelas questões com um nível maior de dificuldade. Otimize o seu tempo e comece resolvendo as mais fáceis. Um filtro rápido logo no início da prova poderá facilitar. Evite se cansar rápido e tenha resultados positivos.

7 –  Por último, é de suma importância que você resolva provas anteriores da FCC. O treino é essencial nesse momento. Isso te proporcionará um conhecimento maior do estilo da banca, fará com que você aplique todas as dicas dadas anteriormente, e avalie o seu rendimento durante o tempo estabelecido. Não esqueça: “Treino difícil, jogo fácil”.

Para auxiliar a sua preparação, separamos uma lista de alguns concursos recentes que foram/serão organizados pela Fundação Carlos Chagas:

 

A análise de provas e editais mais recentes será um verdadeiro diferencial, e poderá complementar as informações disponibilizadas sobre a banca. Uma preparação direcionada te colocará um passo à frente da concorrência e facilitará todo o processo posterior. Agora, é só continuar os estudos de forma inteligente, focando nos pontos mais importantes e otimizando o tempo disponível. Estaremos à disposição, te acompanhando durante toda a preparação.

Vamos juntos!

 

 

 

 

Tags relacionadas: