Descubra as Vantagens e os Desafios das Carreiras Jurídicas - Portal de notícias CERS

Descubra as Vantagens e os Desafios das Carreiras Jurídicas

Entenda os motivos que levam milhares de concurseiros a se dedicarem ao máximo pela conquista da aprovação para o cargo dos seus sonhos

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 11/09/2018 - 11:31
Fique por dentro das vantagens e os desafios das Carreiras Jurídicas!

Ao descobrir as vantagens e os desafios das Carreiras Jurídicas, o sonho de muitos concurseiros passa a ser planejado. Quando se deparam com o sentimento de cumprir a vocação e a importância dos cargos na sociedade, por exemplo, a garra pela conquista fica ainda maior. Além disso, os salários e as gratificações, bem como a estabilidade, são outros atrativos de grande relevância. Por isso, é necessário estar preparado para as etapas das CJs.

 

Sentimento de cumprir a Vocação

Ao assumir o seu cargo na área das Carreiras Jurídicas, você poderá sentir o prazer de cumprir a sua vocação. Trata-se de um fator que o fará exercer a sua profissão com empenho, esmero e qualidade de vida. Aliás, lembre-se que você passará grande parte do seu dia trabalhando.

Desse modo, será o seu propósito! E nada melhor do que sentir que está no lugar certo desempenhando um papel essencial para melhoria própria e progresso da sociedade. Inclusive, muitas vezes, quando o indivíduo se vê realizado no desejo profissional, o seu desempenho traz resultados inspiradores e eficazes.

Quer um exemplo? Suponhamos que você se torne um Defensor Público, ao defender pessoas desprovidas de recursos e que precisam de representação legal, você estará desempenhando um papel fundamental que fará toda a diferença não apenas na vida daquelas pessoas, mas de todas as que fazem parte do meio em que ela está inserida.

 

Importância dos cargos na sociedade

Seja na área de Procuradoria, Promotoria, Magistratura ou Polícia, todos os cargos são fundamentais para o equilíbrio da sociedade. Esse é um dos aspectos das vantagens e os desafios das Carreiras Jurídicas. Por isso, quando se ocupa uma das profissões da área de Carreiras Jurídicas, o senso de responsabilidade deve estar sempre presente em seu cotidiano. 

 

Salários e Gratificações

Os funcionários públicos podem contar com sistemas de promoção de cargos e salários, além de progressão por tempo de serviço. Inclusive, na maioria das secretarias, fundações, autarquias e de outros órgãos públicos, os processos de avaliação de competência são critérios para a ascensão profissional.

Assim, quem investe na própria formação cria novas oportunidades de crescimento enquanto profissional. Como isso é possível? Aperfeiçoando o conhecimento em prol das funções que são desempenhadas e podem ser melhoradas. A realização de cursos, especializações ou mesmo de outros processos de aprimoramento pode trazer o aumento ou, pelo menos, uma gratificação salarial, que independe da mudança ou não de cargo.

 

Estabilidade

Por fim, dentre as vantagens vantagens e os desafios das Carreiras Jurídicas apresentados, para qualquer servidor público, de CJ ou não, o fator “Estabilidade” é um dos principais pontos avaliados. Mas, atenção! Após a nomeação do cargo, o candidato aprovado em concurso público vai passar pelo chamado “período probatório”. Trata-se de um tempo determinado, que em muitas vezes dura três anos, para que o profissional torne-se um servidor efetivo do órgão em que trabalha. Desse modo, depois desse período, dificilmente será ser exonerado do cargo.

 

Etapas Desafiadoras

Para ser efetivado nas Carreiras Jurídicas e seguir o caminho do serviço público, alguns desafios precisam ser enfrentados. Além do senso de responsabilidade que deve estar sempre com você, algumas etapas são determinantes para a sua ocupação. Na área de CJ, são necessários a aprovação em concurso público e o cumprimento do período probatório.

Vale ressaltar que, neste ciclo, você ainda poderá optar por novos desafios estimulantes. Confira abaixo as etapas desafiadoras das Carreiras Jurídicas.  Esse processo funciona como o crescimento de uma grande árvore. Primeiro, você precisará plantar e cultivar bem até colher os frutos que deseja.

 

1) Consureiro

O primeiro passo para ingressar nas Carreiras Jurídicas é estudar para concurso público. Trata-se da preparação do terreno onde você plantará a sua árvore da carreira. Afinal, é a maneira que existe para se tornar efetivo no serviço público garantindo a vantagem da estabilidade. Nesta etapa, é preciso muita determinação e dedicação para conquistar a aprovação do cargo dos seus sonhos.

Um bom planejamento é ideal para conseguir enfrentar os percalços que podem surgir em meio a sua preparação. Isso representa a divisão dos horários de estudo, direcionamento, material de apoio, resolução de questões, provas anteriores e simulados. Um bom treino lhe dará melhores chances no concurso. Ao ser aprovado em classificação dentro das vagas, basta esperar a nomeação para assumir o seu cargo.

 

2) Semente

Nesta fase, que se inicia em seu primeiro dia de trabalho no órgão em questão, você ainda estará sendo testado. É o que se denomina “Período Probatório”. Geralmente, ele tem a duração de três anos. Assim, pode-se dizer que, neste estágio, você estará plantando a semente de sua carreira.

É o momento de absorver e apreender as suas funções desenvolvendo a sua capacidade técnica. Com ela, a sua postura profissional deve estar alinhada com as expectativas de eficiência e comprometimento entre você, o órgão os demais servidores e ainda a população.  

 

3) Muda

Após o período probatório, finalmente você foi efetivado como servidor público e garantiu a sua estabilidade. Assim, uma nova motivação surge para que você mantenha o ritmo ou melhore ainda mais o seu desempenho. Trata-se do desejo de ascensão profissional. Tal qual uma muda, você precisará cultivar bem a sua carreira, cuidando das suas demandas com bastante atenção e dedicação.

É que, no serviço público, os cargos podem trazer gratificações que aumentam consideravelmente a remuneração. Não é que o salário mude, mas serão acrescidos valores em cima do seu vencimento. Assim, você poderá aumentar a sua renda e ainda receber maior reconhecimento em suas atribuições.

 

4) Árvore

Ao chegar até aqui, anos já se passaram. Muitos desafios já foram superados e você certamente já evoluiu bastante ao longo da sua trajetória. Neste ciclo, você já possui raízes sólidas e estáveis. Então, caberá a você realizar uma autoavaliação para entender se gostaria de permanecer onde está ou se está disposto a enfrentar novos desafios. Nesse último caso, pode participar de nova seleção ou mesmo ingressar em outras atividades as quais deseja desempenhar.

 

E mais!

Agora que você já sabe tudo sobre vocação, possibilidades, vantagens e desafios, nada melhor que conhecer o perfil de pessoas que atuam na área das Carreiras Jurídicas. Na semana que vem, daremos continuidade à série sobre CJ. Aguarde!

COMENTÁRIOS