A importância da vocação nas Carreiras Jurídicas - Portal de notícias CERS

A importância da vocação nas Carreiras Jurídicas

Entenda o seu perfil, conheça as áreas das CJs, identifique o mundo de possibilidades do Direito ao qual você pertence e ponha em prática o seu plano

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 17/08/2018 - 09:41
Fique por dentro de tudo o que precisa para descobrir a sua vocação nas Carreiras Jurídicas.

Na hora de escolher a profissão, é preciso pesquisar bem para não se arrepender depois. Para você que é estudante ou bacharel em Direito as possibilidades das Carreiras Jurídicas são as melhores possíveis. Salários atrativos, jornada de trabalho, estabilidade e reconhecimento são os aspectos que mais chamam a atenção dos concurseiros Brasil afora.

Além de todas as vantagens promissoras, um outro ponto é essencial para a sua triagem. É que você deve partir do pressuposto de que estará direcionando a maior parte do seu tempo para algo do qual pretende viver. Por isso, é importante realizar a escolha da sua vida baseando-se, principalmente, em algo bastante singular e fundamental. Trata-se da sua VOCAÇÃO! Ela deve estar diretamente ligada à atuação do cargo dos seus sonhos.

 

Você pode se interessar por: Os primeiros passos para as Carreiras Jurídicas

 

O Valor da Vocação no Ciclo Profissional

A partir da sua vocação, deverá ser construída a sua carreira. A partir daí, o trabalho surge como um  agente determinante para construir parte da sua identidade no mundo. Ao longo de sua carreira, e a partir dos conhecimentos adquiridos nela, é natural que sejam construídas e desenvolvidas habilidades e atitudes. Elas estarão dentro do contexto do trabalho para consolidar suas competências. Identificar-se com elas é o ponto chave para se sentir realizado.

Ajustar-se às exigências da carreira em autonomia, subordinação e liderança é um desafio na vida profissional. Ao longo dos anos, quando você percebe que está há um bom tempo em determinadas funções, precisará tomar uma decisão significativa. Vale a pena dar seguimento a sua carreira pelo rumo que está tomando? Independente de qual seja a sua resposta, você deve estar preparado para assumir o perfil que irá se encaixar e as responsabilidades que isso representará em uma visão de longo prazo.

Vale lembrar que a carreira que você escolhe seguir terá outras dimensões que vão além do trabalho exercido. Exemplos disso são os impactos e benefícios que estarão ligados à sua família, seu lazer e outras obrigações. É importante valorizar a vocação em seu ciclo profissional para que todas as áreas da sua vida fluam em constante equilíbrio.

 

Descubra o seu Talento

Para se ter uma ideia da importância da vocação nas Carreiras Jurídicas, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro realizou uma pesquisa sobre o assunto no ano de 2011. Na ocasião, o órgão constatou que apenas 42% dos participantes escolheram o curso de Direito em virtude de vocação.

“Mas como vou saber a minha vocação?” Você pode se perguntar. Nesse sentido, uma autoanálise pode ser muito bem-vinda para descobrir qual caminho seguir. Vale lembrar que cada pessoa possui a própria trajetória e personalidade construindo qualidades específicas. Por isso, não se esqueça que há sim um talento (ou mais) dentro de você.

 

Plano Estratégico para Carreiras Jurídicas

Agora que você já se conhece, é chegado o momento de direcionar seus passos rumo ao cargo que almeja.  Vale lembrar que sua carreira deve ser construída ao longo do tempo de serviço e em conjunto entre órgãos e Servidores. Assim, você deve escolher algo que realmente lhe dê prazer em planejar, executar e frequentar.

Para dar início a sua escolha, entenda como são distribuídas as áreas das Carreiras Jurídicas e as principais características delas:

 

Defensoria

Para atuar na área de Defensoria é preciso acordar todos os dias querendo fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Por isso, é necessário ter disposição para solucionar os processos da população. Apesar de lidar na maior parte das vezes com quem se encontra em situação carente, o Defensor Público deve agir independentemente da classe social da pessoa. Desta forma, é fundamental possuir sobretudo maturidade, sensibilidade e humanidade.

 

Magistratura

O “poder da decisão”. Esse é o primeiro pensamento que que à cabeça quando se fala em Magistratura. Julgar se o réu é inocente ou culpado ou mesmo sentenciar a pena que será aplicada no caso são algumas das atribuições de um Juiz. Alcançar o posto é uma honrosa vitória. O magistrado luta para defender os ideais e a hombridade da carreira perante si e a sociedade. Por isso mesmo, é preciso ter sobretudo prudência, imparcialidade e segurança.

 

Procuradoria

Para atuar na área de Procuradoria é preciso prestar assessoria jurídica ao órgão que representa. O profissional fica incubido de fiscalizar o cumprimento das leis que defendem o patrimônio da sociedade e, muitas vezes, também cuidam da fiscalização dos tributos arrecadados pela instituição. Assim, vários projetos podem ser desenvolvidos em prol do bem comum. Dessa maneira, pode-se concluir que você deve ter sobretudo qualificação, ponderação e firmeza.

 

Polícia

Chefiar a Polícia Investigativa, também chamada Polícia Judiciária, que abrange tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Federal, é tarefa árdua e extremamente necessária. Conhecido conhecido como Autoridade Policial, o Delegado tem a função de comandar a investigação de crimes, desvendando delitos e com isso permitindo a responsabilização dos infratores. Aliás, ao presidir o inquérito policial, o que o Delegado faz é coordenar os trabalhos, determinando quais diligências devem ser feitas, contra quem, onde e quando, para assim esclarecer os fatos de maneira imparcial. Assim, é necessário ter sobretudo liderança, equilíbrio e ética.

 

Promotoria

A área de Promotoria inclui os órgãos do Ministério Público. Seu principal objetivo é desempenhar as funções institucionais nas comarcas, nas esferas judicial e extrajudicial. O Promotor de Justiça é a ponte que liga o MP à sociedade. Participar de audiências públicas, solicitar informações, coletar dados, investigar e ouvir testemunhas são algumas das funções executadas. A intenção dessas ações é apurar a ocorrência de irregularidades e crimes nas suas diversas áreas de atuação. Desse modo, é essencial ter sobretudo humildade, proatividade e asserção.

 

OBS.: Vale a pena ressaltar que todas as qualidades destacadas acima são muito bem-vindas em qualquer uma das áreas abordadas. Todavia, também é válido avaliar onde seu talento se encaixa melhor de acordo com a notoriedade de cada campo.

Se ainda assim você sentir dificuldade de se encontrar, que tal conferir o nosso curso GRATUITO de Cargos e Carreiras? Conheça os cargos e carreiras públicas que melhor remuneram no país!

 

Ferramentas para pôr em prática o Planejamento Estratégico

Na hora de se planejar, é importante definir qual caminho seguir. Para ajudar na decisão, existem métodos específicos que direcionam bem pessoas em busca de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Que tal conhecer algumas? Uma delas pode ser exatamente o que você está precisando no momento.

 

Coaching

Você já ouviu falar sobre Coaching? Trata-se de uma metodologia aplicada para alcançar determinado objetivo na vida. No processo, são aprendidas e desenvolvidas competências e habilidades que ajudam o indivíduo a realizar grandes propósitos. A técnica também é utilizada no meio jurídico por profissionais e instituições.

Com ela, é possível progredir para se comunicar melhor, aperfeiçoar a capacidade de persuasão e conquistar seu objetivo. Aderi-la pode ser uma ótima ideia se você sentir que precisa de ajuda para criar estratégias que o ajudem a colocar em prática seus planos.

A Ad Verum, por exemplo, é uma empresa especializada em Coaching Jurídico.  Seu método tem alicerce em bem-sucedidos conceitos pedagógicos que potencializam o aprendizado para quem vai prestar concurso ou Exame de Ordem.

 

Roda da Vida

Dentro do próprio processo de coaching, existe uma ferramenta bastante otimizadora para definir seus desejos e prioridades.  A Roda da Vida serve para trazer uma reflexão profunda em relação ao estilo de vida que se deseja adotar. Com ela, é possível avaliar os aspectos profissional, social, familiar, espiritual, financeiro, físico e de lazer, estimando uma pontuação de 0 a 10, de acordo com os seus anseios.  

A grande relevância da utilização da Roda Vida é o alinhamento e a congruência entre todas as áreas do nosso todo. É uma excelente maneira de você prosperar em todos os aspectos, construindo o sucesso a partir da paz interior para finalmente chegar à tão sonhada felicidade.

Confira um exemplo de Roda Vida e aproveite a ferramenta:

 

Análise de SWOT

Há ainda um outro método que pode ajudá-lo em sua busca pelo aperfeiçoamento. A Análise SWOT foi criada pelos professores Kenneth Andrews e Roland Christensen da Harvard Business School. O instrumento é utilizado para o planejamento estratégico de empresas. A ferramenta avalia quatro qualidades:

Strength, que pode ser traduzido por Força (identifica seus aspectos internos positivos para destacar pontos fortes, principais forças, qualidades, virtudes ou talentos.);

Weakness, que pode ser traduzido por Fraqueza (identifica seus aspectos internos negativos para mostrar os principais defeitos e dificuldades);

Opportunity, que pode ser traduzido por Oportunidade (identifica seus aspectos externos negativos para destacar as forças e alcançar os objetivos); 

e Threat, que pode ser traduzido por Ameaça (identifica aspectos externos negativos para alertar as ameaças que podem impedir você de alcançar seus objetivos por meio das suas virtudes e talentos).

 

Fique ligado!

Pronto! Até aqui você já conhece as áreas das Carreiras Jurídicas e também tem uma ideia geral dos papéis exercidos. Mas que tal descobrir todos os detalhes de cada uma das profissões oferecidas? No próximo passo você ficará por dentro dos cargos, salários, órgãos, funções desempenhadas e muito mais! Continue nos acompanhando e aproveite todas as dicas. Semana que vem tem mais!

 

Concursos Públicos

Está se preparando para concursos públicos? Que tal se livrar de todas as dúvidas daquela disciplina que você sente dificuldade?  Baixe GRATUITAMENTE o E-book Começando do Zero!

Se você quiser ir ainda mais a fundo, acesse www.cers.com.br e confira os nossos cursos para Carreiras Jurídicas.

COMBO: CURSO COMPLETO PREPARATÓRIO PARA CARREIRA JURÍDICAS MÓDULOS I E II + DIREITO SUMULAR 2018.2VANTAGENS DO CURSO:

A) Os alunos matriculados neste curso ganharão o curso de LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL, composto por 44 horas de aulas sobre as principais leis penais especiais.

B) Aulas gravadas exclusivamente para esses cursos e totalmente atualizadas com as mais recentes leis, decretos, jurisprudências e entendimentos.

C) * 10 simulados com aproximadamente 600 questões para você testar os seus conhecimentos.

D) Ranking nacional apontando a sua colocação em relação aos demais alunos do curso (o ranking será publicado a partir de codinome ou número de matrícula, de modo a preservar a identidade do aluno), para o curso de Carreira Jurídica;

E) Gráficos individuais de resultado, que permitirão que o aluno identifique não apenas as disciplinas de melhor/pior performance, mas também os temas dentro de cada disciplina carentes de maior atenção, para o curso de Carreira Jurídica;

F) Carga horária compatível com os conteúdos programáticos dos principais concursos. Serão 552 horas do curso Carreira Jurídica, mais 90 horas do curso Direito Sumular, mais 44 horas do curso bônus de legislação penal especial, totalizando, assim, 682 horas de aula.

G) Aula Motivacional com Professor Guilherme Miziara.

– Guilherme é uma das principais autoridades do Brasil nos assuntos de Comunicação e Motivação, tendo milhares de pessoas impactadas e transformadas com suas palestras. Dificuldade para se preparar? O professor demonstra de forma clara e simples o que deve te motivar e quais são os atalhos para sua  aprovação.

*Os simulados serão disponibilizados mensalmente, a partir do dia 20 de março de 2018. Independentemente da data de matrícula no curso, todos os alunos terão acesso à totalidade dos simulados.

 

NOSSOS DIFERENCIAIS:

A) Acelerador de Vídeos: Aproveite uma nova funcionalidade do aplicativo CERS NO BOLSO, que permite adiantar trechos do conteúdo que você já assistiu, aumentando sua produtividade nos estudos, e que possui 04 opções de velocidade para otimizar seu tempo de estudos.

B) CERS no Bolso: Agora você tem a possibilidade de assistir às aulas por meio de smartphones e tablets pelo aplicativo CERS NO BOLSO. A melhor parte é a facilidade de baixar as aulas e acompanhá-las no celular sem precisar de conexão com a internet. Para isso, é só realizar o download dos vídeos quando estiver conectado e assistir a mesma aula quantas vezes quiser durante 72h, um benefício exclusivo do app.

C) Plantão de dúvidas online – canal direto com o professor, que possibilita o esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos via área do aluno no site CERS cursos online.

D)  Certificado:  Certificado de participação disponível após a conclusão do curso na área do aluno.

 

 

 

COMENTÁRIOS