Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

O que é o mandado de segurança?

Avatar de Rafaella Almeida
Por:
Publicado em 10/07/2020, às 15:02

O mandado de segurança é uma ação constitucional determinada pelo art. 5º da CF. Pela sua relação com os demais remédios constitucionais, muitos ainda têm dúvidas quanto a esse instituto e suas especificidades. Confira!

Conceito e disposição legal

O mandado de segurança é uma ação constitucional que tutela o direito líquido e certo ameaçado ou violado por autoridade pública ou qualquer indivíduo em exercício de funções públicas. Seu caráter é subsidiário, uma vez que ele só é cabível quando não há possibilidade de impetrar habeas corpus ou habeas data. Está disposto no art. 5º, inciso LXIX, da Constituição Federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LXIX – conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data , quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

Especificidades

O mandado de segurança pode ser preventivo ou repressivo. Neste último, a lei apresenta um prazo decadencial de 120 dias, contados da ciência do paciente sobre o ato supostamente ilegal. O remédio pode ser também individual ou coletivo.

Direito líquido e certo

Direitos líquidos e certos são aqueles que podem ser demonstrado de plano. Isso quer dizer que as provas desse direito podem ser constituídas previamente, não se admitindo a dilação probatória.

Contra quem é cabível?

Cabe contra ato de agente público ou agente privado investido em determinada ação pública. Alguns exemplos são o do reitor de universidade privada, diretor de hospital privado, etc.

O mandado de segurança é gratuito?

O mandado de segurança não é gratuito, porém não tem condenação aos honorários sucumbenciais.

 

E mais! Leia também: https://noticias.cers.com.br/noticia/o-que-se-entende-por-crime-instantaneo-permanente-e-instantaneo-de-efeitos-permanentes/

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Rafaella Almeida
Por:
Autor

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a