Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Quando você se acha um concurseiro impostor

Avatar de Joffre Melo
Por:
Publicado em 24/01/2023, às 14:54 Atualizado em 31/01/2023 às 11:59

Em filosofia, aprendemos a questionar sobre quem somos, ou o que queremos ser. E ainda, muitas vezes, indagamos sobre aquilo que somos ou o que as pessoas enxergam em nós. Para piorar, não é raro um auto questionamento acerca de nossa existência. Danou-se, que viagem não acha? No mundo dos concursos a coisa também funciona assim. A insegurança sobre que caminho seguir, a cobrança de amigos e familiares, em muitos casos impele o concurseiro a ser aquilo que ele nunca quis: um concurseiro impostor.

Leia também: Publicado Edital TJCE

Quando você se acha um concurseiro impostor

Tecnicamente, a síndrome do impostor é um fenômeno psicológico caracterizado pela incapacidade de assimilar os próprios méritos e pelo sentimento constante de inadequação. Primeiramente, tenha calma. Caso se ache uma fraude, não se condene. No universo dos concursos isso ode acontecer sim. Tipo, você planeja seguir a carreira fiscal, mas se vê obrigado a fazer o primeiro concurso que aparece. Desta forma, termina por se transformar num personagem, muitas vezes referência para os outros até, mas para si mesmo, uma fraude ou que segue um rumo apenas pelo dinheiro. Repito NÃO se condene e busque um novo caminho.

Explosão de sentimentos

O fenômeno do concurseiro impostor surge diante das comparações, feita por você ou por quem está por perto. É natural ouvir comentários do tipo “flano já passou no concurso do TJ”. “Ou sicrano está só esperando ser chamado pela PF”. Isso vai lhe atingir em cheio e para compensar você vai se dedicar ao trabalho em um caminho que pode não ser o ideal para seu perfil. Ai é que está o perigo de ser algo que você não é ou não quer.

Mudando os rumos

Quando você perceber que é um concurseiro impostor não pense que é apenas insegurança. Seja firma, não se compare a ninguém e trace um novo rumo para atingir seus objetivos. Dedique-se a outras coisas, pare de se cobrar, ouça os outros mas nunca se deixe levar pelo pensamento alheio. Lembre-se, está tudo dentro de você. Reinvente-se e siga sua jornada.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Joffre Melo
Por:
Autor

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a