Como ler e entender um Edital? Confira o passo a passo completo! - Notícias CERS

Como ler e entender um Edital? Confira o passo a passo completo!

Por:
Atualizado em 10/12/2021 - 12:35
saiu o edital
gatilho de edital

Hoje o assunto é sobre o queridinho de todo concurseiro: o Edital!

De nada adianta estudar os conteúdos programáticos se, quando um edital é publicado, você não sabe fazer a leitura direcionada para entender os pontos chaves do documento. 

Para muitos, essa estratégia pode ser o diferencial para conquistar a tão sonhada aprovação. Ficou curioso(a)? Leia o conteúdo até o final e veja que o Edital não é um bicho de sete cabeças!

Vamos Juntos!

O que é o Edital?

Numa definição básica: é o documento legal com todas as regras e etapas do concurso público. Funciona, portanto, como a lei do concurso. Saber compreendê-lo é imprescindível para quem sonha com o cargo público, pois, ir de encontro com algo previsto no Edital pode levar à eliminação do candidato. Não dá para prestar concurso público sem antes conhecer BEM o edital.

Nele, existem requisitos essenciais para sua inscrição, ou nomeação: datas, valores, quadro de vagas, salário, conteúdo programático, e todas as informações necessárias para concorrer e, principalmente, assumir seu cargo. Muitos concurseiros ignoram isso e só percebem após pagar a taxa de inscrição que não se encaixam nos requisitos. 

Sua publicação se dá por meio dos Diários Oficiais dos estados, da União ou dos municípios. Alguns surgem nos portais dos órgãos responsáveis de cada concurso, bem como no site da banca organizadora.  A publicação deve ser feita, no mínimo, 45 dias antes da prova. Inclusive, vários concursos já chegaram a ser adiados ou suspensos por não respeitarem esse prazo.

Passo a Passo para ler o Edital

Requisitos dos Cargos

Recomendamos que se inicie por aqui. De nada ainda ler outros pontos do edital se você não se encaixa nos requisitos para assumir o cargo. Alguns concursos podem requerer OAB ativa, prática jurídica, entre outros.

A não ser que você queira prestar o concurso público por experiência, ao observar os requisitos, já saberá de imediato se o concurso se encaixa, ou não, no seu nível acadêmico.

Vamos a um exemplo visual de como são apresentados os requisitos em um Edital:

requisitos de um edital para concurso
Edital do concurso de DPE AM
requisitos de um edital para concurso
Edital do concurso de DPE AM

Data das Inscrições

Já imaginou não conseguir prestar o concurso dos seus sonhos por perder o prazo das inscrições? Por isso, recomendamos que, como segundo passo, vá direto olhar o calendário do concurso e verifique a data das inscrições!

Dica valiosa: realize sua inscrição o quanto antes, ainda que não tenha certeza se vai prestar o concurso. A inscrição gera um boleto que, geralmente, tem prazo de vencimento após a finalização das inscrições.

Assim, você garante logo a sua inscrição e só precisará lembrar de pagar o boleto depois!  Caso opte por não continuar, basta não realizar o pagamento do boleto que sua inscrição será cancelada.

Veja um exemplo de tal informação em um edital:

– Poderá ser visualizada no tópico específico das inscrições no documento:

data de inscrições de um edital para concurso
Edital do concurso de DPE AM

– Ou, ainda, no cronograma do concurso:

cronograma de um edital para concurso
Edital do concurso de DPE AM

E depois?

Passados os dois pontos anteriores, os quais consideramos os principais, o concurseiro deve observar o quadro de vagas, etapas do concurso, tipos de provas, salários e, não menos importante, as atribuições do cargo.

Vamos ver como eles se apresentam no edital:

Quadro de vagas

quadro de vagas de um edital para concurso
Edital do concurso de DPE SE

Etapas e Tipos de Provas do Concurso

etapas de um edital para concurso
Edital do concurso de MP TO

Remuneração e Atribuições do Cargo

remuneração de um edital para concurso
Edital do concurso de DPE SE
remuneração de um edital para concurso
Edital do concurso de DPE SE

Como se preparar após a saída de um Edital?

Ainda temos 3 pontos importantes pela frente, mas, antes disso, temos uma dica preciosa para você!

O CERS está sempre preocupado com a sua preparação por isso, contamos com cursos pré e pós a saída de um Edital. Desta forma, se você já tem um concurso em mente, já pode começar a se preparar antes mesmo do Edital.

Caso o interesse desperte após a saída do documento, temos os nossos cursos de reta final com uma metodologia direcionada para garantir a sua aprovação nos últimos dias que antecedem a prova. Confira clicando aqui ou na imagem abaixo!

Banca Organizadora

Outra dica importante após a saída de um edital é conhecer a sua banca! Assim, você consegue estudar de forma muito mais assertiva, porque já saberá os tipos de perguntas que costumam cobrar.

Da mesma forma, você consegue direcionar seus estudos aos temas de maior recorrência, através do histórico de provas.

Normalmente, essa informação pode ser vista logo no começo do documento. Vamos de alguns exemplos:

banca organizadora dpe am
Edital DPE/AM
banca organizadora mp to
Edital MP/TO

Aqui no nosso Blog temos alguns posts direcionados acerca do perfil de cada banca:
– FCC: Conheça o perfil da banca;
FGV: conheça o perfil da banca organizadora;
Conheça o perfil da banca examinadora Consulplan; e
Muitas Outras!

Nota de Corte

Cada banca tem uma forma de avaliar a pontuação dos candidatos nas provas objetivas, discursivas, orais, e títulos.

No edital, você encontrará uma tabela com todas essas informações. Assim, poderá estabelecer metas de pontuação em simulados, o que te ajudará a ter uma expectativa de desempenho na prova. 

Vejamos como isso pode ser visualizado em um edital:

nota de corte
Edital MP/TO
nota de corte edital mp to
Edital MP/TO

Conteúdo Programático

E por último, mas não menos importante, é o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Essa é a parte mais extensa do edital, mas é também a que vai conduzir você à aprovação.

No conteúdo programático você encontra tudo o que precisa estudar para encarar sua prova. Vale a pena selecionar os temas e criar um cronograma de estudos até a data da prova, incluindo leitura de lei seca, doutrina, videoaulas, resolução de questões, e principalmente, revisão!

É muito comum que o conteúdo programático venha localizado ao final do documento ou em seus anexos. Vejamos:

conteúdo programático
Edital DPE AM

Viu? Ler um edital não é um bicho de sete cabeças e você pode fazer isso várias vezes. Leia uma, duas, três vezes…

Tudo o que você precisa para saber, estará lá.

Gostou dessas dicas? Inscreva-se também no nosso canal do Youtube para continuar recebendo informações úteis sobre o mundo dos concursos.

Vamos Juntos!