Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Níveis de Concurseiros: Com Qual Deles Você se Identifica?

Avatar de David Melo
Por:
Publicado em 28/03/2022, às 15:19 Atualizado em 20/04/2022 às 09:51

Você deve saber que se dedicar à vida de concurseiro não é tarefa fácil! Mas você já ouviu falar nos níveis de concurseiros? Reunimos algumas características presentes em muitos candidatos às vagas de certame.

Confira a matéria e descubra com qual perfil você se encaixa!

Concurseiro Aleatório

O primeiro nível de concurseiro que nós vamos falar é do cara aventureiro. Ele adora dizer que vai prestar as provas de concurso! Não importa a carreira, ele paga a inscrição e diz que vai fazer a prova.

Infelizmente, o candidato com esse perfil não tem grandes chances, pois seu foco é dirimido para diversas provas, impedindo uma preparação consciente.

Logo, sua característica mais comum é a falta de sabedoria acerca do edital. Assim, esse candidato não conhece dos detalhes do certame e, possivelmente, não viu sequer o conteúdo programático.

Essas características são bastante comuns em concurseiros iniciantes. Essa realidade simboliza boa parte dos concorrentes nos concursos públicos que se aventuram em qualquer edital aleatório.

Concurseiro Amador

Por conseguinte, o segundo nível de concurseiro é o concurseiro amador, que já possui mais experiência que o concurseiro aleatório. Aqui, o candidato já tem uma maior consciência sobre os estudos, conhece mais do edital e sabe a importância dos concursos na sua vida.

Infelizmente, o concurseiro amador ainda não possui a expertise de esgotar o conteúdo programático. É justamente a falta de um bom cronograma que atrapalha esse candidato. Então, o segundo nível de concurseiro já possui mais experiência e foco, no entanto, ainda não sabe como estudar de maneira profícua.

Ademais, é comum que esse candidato deixe a sua preparação de lado diversas vezes!

Concurseiro Realista

O próximo nível de concurseiro é o concurseiro realista. Esse candidato é preocupado com a carreira, conhece os editais e já tem alguma experiência no mundo dos concursos. Ele coleciona algumas bolas na trave, algumas provas boas e outras “mais ou menos”.

Todavia, essa pessoa ainda não chegou ao último nível. Sua principal característica é a irregularidade, ela ainda não sabe como esgotar várias vezes o conteúdo programático, e falha ao seguir a risca seu cronograma.

As experiências nas provas a deixam um pouco mais desanimada. Um pouquinho a mais de foco ela se torna um concurseiro profissional.

Concurseiro Profissional

Por fim, o último nível é do concurseiro profissional. Esse candidato tem experiência! A sua rotina de estudos é prioridade da sua vida. Geralmente, esse concurseiro tem um grande sonho, o que faz com ele tenha um grande foco.

Por isso, a todo instante ele busca técnicas de automotivação, seja lembrando dos benefícios da carreira ou do contracheque pendurado na porta da geladeira.

O concurseiro profissional estuda independente do edital ter saído ou não. Assim, sempre acompanha as atualizações dos concursos e busca as informações desde cedo.

Além disso, ele sabe que a qualidade dos estudos é mais benéfica do que a quantidade. Aprendeu qual o melhor material para seu rendimento e busca a preparação seguindo disciplina, esforço e treino das questões.

A sua principal diferença é a sua motivação! Estudar de maneira motivada funciona como o seu impulso para continuar tentando até chegar o dia da sua aprovação e de sua nomeação!

Gostou do Nosso Conteúdo?

Qual seu nível de concurseiro? Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo! E se você ainda não está no nível profissional e precisa de ajuda nós temos uma solução perfeita! O CERS cursos online é especialista em aprovação porque sabe como adaptar a necessidades dos alunos a melhor técnica! Confira mais assuntos sobre técnicas de estudos aqui no notícias CERS e conheça nossa metodologia!

níveis de concurseiros
bloqueio do telegram

Conheça a metodologia CERS de estudos,com uma carga horária de mais de 1200h. Os cursos completos do CERS, composto com o melhor corpo docente da área Jurídica no Brasil, oferece, a partir de um estudo personalizado, o método mais completo de estudos. Carga horária completa e direcionada, benefícios, atributos, além de diversos bônus para intensificar seus estudos. 

Leia também:

Estudo e trabalho como conseguir ser aprovado trabalhando?

Por que você esquece o que estuda?

Saiba o que é Ritmo de Aprendizagem!

Nova Lei de Câmbio o que Deve Mudar?

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de David Melo
Por:
Autor

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a