Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Cronograma de estudos perfeito: aprenda a montar o seu!

Avatar de Cecilia Navarro
Por:
Publicado em 07/12/2021, às 11:05 Atualizado em 07/12/2021 às 18:19
Cronograma de estudos perfeito: aprenda a montar o seu!

Uma das grandes dificuldades de um concurseiro, sem dúvidas, é a organização dos estudos, principalmente quando se fala em criar seu cronograma de estudos. Isto porque, a preparação para concursos requer dedicação diária e direcionada ao seu objetivo.

A gente sabe que a rotina da grande maioria é puxada, e no final do dia, sobram apenas algumas horas para estudar. Por isso, trouxemos um passo a passo para montar um cronograma de estudos perfeito, que trará resultados visíveis, e te deixará mais próximo da aprovação

Você também pode acompanhar este conteúdo pelo Youtube! Dá uma olhada:

SEJA HONESTO CONSIGO MESMO

“A gente tá falando de estudos, o que tem a ver com a honestidade?”

Para ser aprovado em concursos públicos, é necessária dedicação a longo prazo. Por isso, você não pode estabelecer metas inatingíveis. Sente, anote sua rotina, escolha o horário que você vai estudar, e quantas horas restam. Assim, você poderá visualizar o seu dia a dia, quantas disciplinas por dia consegue estudar, entre outras coisas importantes para montar seu cronograma.

Por exemplo: Se você trabalha das 08h às 18h, e precisa dormir às 22h, terá em média 4h de estudo. Assim, poderá estudar 2 disciplinas por dia, dedicando 2h para cada. 

Em outro caso, você trabalha das 08h às 18h, e tem faculdade das 18h às 22h. Ou seja, teria apenas os finais de semana para estudar. Assim, você poderia dedicar uma média de 6h, e estudar até 3 disciplinas, dedicando 2h para cada. 

“Por que apenas 4h ou 6h se eu poderia estudar até a madrugada, totalizando 10h de estudo?”

Porque acreditamos que não há efetividade quando se estuda tanto tempo, ainda mais se você estiver vindo de uma rotina puxada. É mais importante estudar 2h com foco, do que 4h distraído.

Por isso, seja sincero consigo mesmo, e caminhe um passo de cada vez. Assim, você terá mais motivação, e não desistirá facilmente!

ESCOLHA O FORMATO DE CRIAÇÃO DO CRONOGRAMA

É ideal que seu cronograma seja de fácil acesso, por isso, escolha o melhor local para você. Seja em word, excel, ou um caderno, colado na parede do seu quarto, ou disponível no computador. 

Ele será seu aliado, estará com você todos os dias! Coloque uma cor que gosta, e escolha o melhor formato. Você decide! 

MONTANDO O CRONOGRAMA

Na primeira etapa, você já estabeleceu seus dias e horários de estudo. Agora, precisa montar o cronograma!

O ideal é que seja montado por dias (dia 1…dia 2…dia 3…), assim, você poderá dividi-lo no formato ideal. Se vai estudar 2 disciplinas, basta deixar esse espaço em cada dia. Dependendo do seu objetivo, você pode inserir várias metas, como resolução de questões, leitura de lei seca, doutrina, jurisprudência, entre outros.

ESCOLHENDO O QUE ESTUDAR

Seu cronograma já está formatado, mas vazio. Quais disciplinas inserir? Quais temas estudar?

Nesta etapa, você precisa conhecer a carreira que almeja, e as principais disciplinas e assuntos geralmente cobrados.

O conselho é: se o edital do seu concurso estiver aberto, utilize os seus dados, procurando estabelecer uma ordem de prioridade, até mesmo de acordo com o peso de cada disciplina no certame.

Por outro lado, se o concurso não tiver edital aberto, ou se você preferir estudar para a carreira como um todo, pode se basear nos últimos editais. Assim, estará mais próximo do que possivelmente será cobrado na prova, e quando o edital sair, bastará inserir os novos temas.

REVISÕES

Chegamos à última dica!

A revisão deve ser um ponto essencial no seu cronograma. Você pode separar alguns minutos por dia, aos sábados, ou até mesmo, deixar uma semana completa apenas para revisar os conteúdos já vistos. 

Não subestime esse passo. Sem a revisão, você estará deixando o conhecimento se perder em meio a tanto conteúdo adquirido ao longo dos dias, e é bem capaz que em 1 mês, você não se recorde mais do que estudou. Neste formato, o conhecimento já adquirido não se perde com facilidade.

– “Deu para perceber a importância de um bom cronograma de estudos, não é?”

Esperamos que, colocando essas dicas em prática, e seguindo nosso passo a passo para montagem do seu cronograma, sua aprovação estará cada dia mais próxima. Não subestime a organização, talvez só lhe falte isto!

E pra ajudá-los ainda mais, estamos liberando um modelo de cronograma perfeito, de forma que você possa iniciar os estudos agora mesmo! Clique na imagem abaixo:

baixe aqui seu cronograma de estudos gratuito

Aproveite e Conheça nossos Cursos Completos 2022!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Cecilia Navarro
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a