Tudo sobre a carreira de Defensor Público - Notícias CERS

Tudo sobre a carreira de Defensor Público

Confira as principais atribuições e características do cargo

Manoela Moreira
Por:
Atualizado em 11/02/2020 - 17:10
Defensoria Pública

A carreira de Defensor Público está dentre as mais nobres Carreiras Jurídicas. Os certames para esse cargo atraem tantos concurseiros quanto os para Juiz ou Promotor. A alta concorrência faz com que o ingresso na carreira exija uma preparação ainda maior.

Para iniciar, é importante conhecer um pouco mais sobre o cargo e entender, dentre outros fatores, quais as suas maiores dificuldades. Isso te deixará um passo à frente, antes mesmo de começar a sua caminhada nos estudos!

Atribuições

Segundo disposição constitucional, a Defensoria Pública é função essencial à Justiça, incumbindo-lhe, em suma:

– A orientação jurídica;

– A promoção dos direitos humanos; e

– A defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos.

Também são funções institucionais da Defensoria, segundo a Lei que a regulamenta: 

– Promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses;

– Promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico;

– Exercer, mediante o recebimento dos autos com vista, a ampla defesa e o contraditório em favor de pessoas naturais e jurídicas, em processos administrativos e judiciais, perante todos os órgãos e em todas as instâncias;

– Promover a mais ampla defesa dos direitos fundamentais dos necessitados, abrangendo seus direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, sendo admissíveis todas as espécies de ações capazes de propiciar sua adequada e efetiva tutela;

– Exercer a defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa portadora de necessidades especiais, da mulher vítima de violência doméstica e familiar e de outros grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado;

– Executar e receber as verbas sucumbenciais decorrentes de sua atuação, inclusive quando devidas por quaisquer entes públicos, destinando-as a fundos geridos pela Defensoria Pública e destinados, exclusivamente, ao aparelhamento da Defensoria Pública e à capacitação profissional de seus membros e servidores.

A Defensoria presta tais serviços de assistência jurídica de forma integral e gratuita àqueles que comprovarem insuficiência de recursos. Abrange a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios e as Defensorias Públicas dos Estados.

Segundo a Carta Magna, a DPU terá sua organização estipulada em Lei complementar. A mencionada Lei ainda prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados. 

Requisitos do Cargo

Exige-se do candidato ao cargo de Defensor Público, bacharelado em Direito. Como dito linhas acima, a Defensoria abrange a DPU, a DPDFT e as DPEs. Aqui trataremos mais especificamente das Defensorias Públicas dos Estados.

No âmbito estadual, a disciplina da carreira é variável, inclusive no que tange à prática jurídica. A Lei Complementar nº 80/1994 fixa as normas gerais para organização das DPEs. A Defensoria Pública do Estado possui autonomia funcional, inclusive  no que tange à abertura de concursos e ao provimento dos cargos.

Concurso

O ingresso na carreira se dá mediante aprovação prévia em concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB. Do regulamento do concurso constarão os programas das disciplinas sobre as quais versarão as provas.

Em regra, os concursos são compostos das seguintes etapas:

– Prova Objetiva;

– Prova Discursiva;

– Prova Oral.

Os certames ainda podem contar com etapa de avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A Fundação Carlos Chagas – FCC possui bastante tradição na organização de concursos para DPE. Para saber como estudar para a FCC, clique aqui. Ao lado da FCC, como campeão na organização de certames está o CEBRASPE

Preparação

Conheça o CERS Play Carreira Jurídica Premium, o plano de assinaturas do CERS que vai revolucionar os seus estudos! Além de cursos preparatórios completos para as diversas Carreiras Jurídicas do país, você poderá desfrutar de benefícios e ferramentas exclusivas de estudo inteligente. Clique aqui e descubra porque o CERS Play é a evolução da assinatura!

Tags relacionadas: