Concurso DPE PR Defensor: Divulgada relação de cargos vagos! - Notícias CERS

Concurso DPE PR Defensor: Divulgada relação de cargos vagos!

A expectativa é pela oferta de 12 vagas.

Igor Ribeiro
Por:
Atualizado em 29/07/2020 - 08:44
Defensoria Pública do Paraná

Atenção, concurseiros! Foi divulgado pelo departamento de Recursos Humanos da Defensoria Pública do Paraná a quantidade de cargos vagos do órgão, são cerca de 871 cargos vagos, com isso aumentam as expectativas do Concurso DPE PR.

Saiba mais detalhes do concurso!

Cargos Vagos

Segundo a defensoria pública do Paraná, são 871 cargos vagos ao todo, contando com o quadro de defensores e servidores, apenas para o cargo de defensor público são 473 cargos vagos, com isso cresce a expectativa do aumento no número de vagas no próximo concurso.

A previsão inicial é de o concurso ofereça 12 vagas de provimento inicial, contudo com essa nova informação é possível que aumente esse número, em virtude do grande déficit, ou faça nomeação de mais pessoas além do quantitativo de vagas ofertadas no futuro edital.

Resumo do Concurso

Concurso: Defensoria Pública do Paraná
Cargos: 12 vagas
Remuneração: a definir
Banca Organizadora: a definir
Link do Último Edital
Regulamento do Concurso 2019

Comissão do Concurso

A comissão foi composta pelos seguintes membro:

Concurso DPE PR Defensor: comissão organizadora do concurso.

Regulamento

Foi publicado no Diário Oficial do Paraná, em 13 de junho de 2019, o regulamento do IV Concurso DPE PR para ingresso na carreira de Defensor Público do Paraná. Na mesma ocasião, foi divulgado o edital de seleção para a comissão organizadora do certame. 

Etapas do Concurso

Provas Objetiva

Será composta de 100 questões de múltipla escolha, de caráter classificatório e eliminatório.

Grupo A: Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente e Direitos Humanos – 28 questões;

Grupo B: Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal e Execução Penal – 28 questões;

Grupo C: Direito Civil, Direito Processual Civil e de Direitos Difusos e Coletivos e Direito do Consumidor – 28 questões;

Grupo D: Direito Administrativo, Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica – 16 questões.

Prova Discursiva

Prova escrita, que consistirá em duas peças processuais e 4 questões dissertativas. Caráter classificatório e eliminatório.

Prova Oral

consistente na arguição dos candidatos a ela admitidos, pelos membros da Banca Examinadora, sobre quaisquer temas do programa de matérias previstas no conteúdo programático do edital.

Avaliação de títulos

Caráter classificatório.

Requisitos do Cargo

I – Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas previstas nos Decretos nº 70.391, de 12 de abril de 1972, no 70.436, de 18 de abril de 1972, e na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigo 12, parágrafo 1º;

II – Ser bacharel em direito;

III – Estar em dia com as obrigações militares;

IV – Estar no gozo dos direitos políticos;

V – Contar, na data da posse, com 03 (três) anos, no mínimo, de prática profissional na área jurídica, devidamente comprovada;

VI – Não possuir condenações criminais ou antecedentes criminais incompatíveis com o exercício das funções;

VII – Não possuir condenação em órgão de classe, em relação ao exercício profissional, incompatível com o exercício das funções de Defensor Público;

VIII – Não possuir condenação administrativa, ou condenação em ação judicial de improbidade administrativa, incompatível com o exercício das funções de Defensor Público;

IX – Haver recolhido o valor de inscrição fixado no Edital de Abertura de Inscrições;

X – Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no Edital de Inscrição.

Último concurso DPE PR

O III Concurso para Defensor Público do Estado do Paraná foi autorizado em junho e os preparativos continuam para a divulgação do edital até o final do ano. O órgão definiu os membros da banca examinadora que ficará responsável pelas provas do processo seletivo.

O certame ofereceu seis vagas imediatas, mais cadastro reserva, com remuneração inicial de R$ 14.294,12.

Para concorrer ao cargo, será necessário possuir formação superior em Direito; ter no mínimo dois anos de experiência profissional; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; entre outros requisitos.

Já está definido que as provas terão questões sobre Direito Constitucional; Direitos Humanos; e Direito da Criança e do Adolescente; Direito Penal; Direito Processual Penal; Execução Penal; Direito Civil; Processual Civil; Direitos Difusos e Coletivos; Direito do Consumidor; Direito Administrativo; Princípios Institucionais; Filosofia; e Sociologia Jurídica.

Confira as resoluções sobre concurso aqui

Quer se preparar para o Concurso DPE PR Defensor?

Conheça o CERS Play Carreira Jurídica Premium, o plano de assinaturas do CERS que vai revolucionar os seus estudos! Além de cursos preparatórios completos para as diversas Carreiras Jurídicas do país, desfrute de benefícios e ferramentas exclusivas de estudo inteligente.

Garanta uma preparação sólida e consistente não apenas para este certame, mas também para outros concursos da área, e coloque o seu nome da lista dos aprovados!

Clique aqui e descubra porque o CERS Play é a evolução da assinatura!