Como estudar para prova do Cesbraspe - Portal de notícias CERS

Como estudar para prova do Cesbraspe

Por:
Atualizado em 27/03/2018 - 14:51

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília (UnB), é uma das bancas organizadoras mais tradicionais do mercado e realiza concursos públicos em diversas áreas, como por exemplo o certame para juiz do TJ CE

A principal característica do Cesbraspe é o critério certo e errado das questões. As tradicionais alternativas de múltipla escolha são substituídas apenas por duas opções, em que não é possível responder por pura eliminação.

Para a organizadora, esse procedimento de avaliação é justificável porque elimina a possibilidade de aprovação ao acaso ou por técnicas de chute. Assim, a banca favorece quem tem domínio da matéria.

O candidato mais preparado, que seja capaz de responder as afirmativas de acordo com os conhecimentos aprendidos, de fato seria o selecionado pelo concurso.

 

Características e Perfil:

Certo e Errado

O sistema de correção da prova é pela penalização de erros, impactando diretamente na pontuação final. De acordo com o edital de cada concurso, a correção pode ser:

– 1×1: uma resposta errada anula uma certa;

– 2×1: a cada dois erros, um acerto é anulado;

Assim, um recurso que pode ser utilizado, mas sem excessos e com muito cuidado, é deixar uma questão em branco, por não somar nem subtrair pontos. A regra básica é ter cautela e não arriscar sem ter confiança na resposta. Para isso, é preciso realizar o máximo de simulados e resolução de questões.

 

Interpretação

A leitura com atenção é fundamental, para não se deixar confundir por enunciados longos e complexos. O principal cuidado que o candidato precisa ter é saber interpretar a prova.

“Ela não vai cobrar simples e unicamente a ‘decoreba’, como faz comumente a Fundação Carlos Chagas. Ela é uma banca que cobra um pouco de entendimento, de compreensão. Então o candidato precisar interpretar melhor a prova para poder se dar bem”, afirma o gerente pedagógico do Cers Cursos Online, Rodrigo Bezerra. 

 

Questões

Um ponto positivo do Cespe/UnB é a padronização das questões, que têm sempre o mesmo nível. “Ela não faz muito bem distinção de nível médio para o superior, as provas têm um nível praticamente padrão”, analisa Bezerra. “Você pode observar que as provas do Cespe têm um nível muito equânime, então o candidato pode treinar com qualquer prova da organizadora que vai estar se preparando bem”.

 

Dicas

– Leia o edital com atenção. É nele que você vai encontrar os critérios de correção da prova e todas as informações importantes sobre o concurso.

– Comece a prova pela matéria que você sabe mais e possui mais segurança e facilidade em responder as questões.

– Se ficou em dúvida na questão, faça uma marcação ao lado e volte nela depois.

– Tenha controle do tempo e mantenha o equilíbrio emocional. Realizar simulados no estilo Cespe pode ser um diferencial na preparação.

 

Leia também: 

7 pecados capitais de quem estuda para concursos

Três grandes motivos para manter o foco nos estudos para concursos da área fiscal

 

Cursos Online 

Para conquistar a aprovação em seu próximo concurso, você deve ter acesso a aulas, revisões e material de apoio de qualidade, além do acompanhamento de professores experientes em concursos públicos.

Aproveite o lançamento dos cursos preparatórios 2018 e garanta a sua preparação para o próximo ano! Confira condições especiais de lançamento e descontos exclusivos nas unidades CERS Centro de Estudos.

Saiba mais: Concursos 2018

 

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS