Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Como vencer a Banca CEBRASPE

Rayssa Leal
Por:
Publicado em 10/11/2022, às 17:09 Atualizado em 09/01/2023 às 15:24

Olá, concurseiro e concurseira! Como vai? 

Esse post é mais um da nossa série sobre as principais bancas organizadoras de concursos públicos.

A seguir você conhecerá tudo sobre a banca Cebraspe, que organiza diversos concursos das mais variadas áreas.

Vamos juntos?!

O que é a Cebraspe?

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que já teve o nome de Cespe, em sua atuação na seara dos concursos públicos, é responsável por organizar provas, exames e testes visando o provimento em cargos públicos.

Ou seja, a banca elabora e aplica desde provas objetivas a testes físicos, por exemplo.

Que concursos a Cebraspe organiza?

As áreas em que a banca organiza concursos públicos são diversas. Sejam das carreiras jurídicas, policiais, saúde, educação, os certames costumam ser bastantes concorridos, o que exige uma preparação direcionada dos candidatos.

A banca, inclusive, costuma ser responsável por concursos de grande porte a nível nacional, como aqueles visando o INSS, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, entre outros.

Como são as questões de uma prova da Cebraspe?

Uma marca já conhecida da banca Cebraspe são as temidas questões de CERTO ou ERRADO. Nesse tipo de questão, o candidato não marca uma das 5 alternativas, como é comum. A banca indica uma assertiva e o candidato deve indicar se ela é verdadeira ou falsa, ou seja, se está certa ou errada.

Mas um ponto crucial e que torna ainda mais difícil esse tipo de prova é: cada resposta marcada de maneira equivocada normalmente anula uma questão que foi respondida corretamente.

É… Isso quer dizer que se em uma prova de 100 questões, você errar metade delas, a sua nota final será 0.

Vale lembrar, contudo, que esse método não é aplicado em todos os concursos da banca, então é importante observar sempre o que o edital do certame indica, certo?

Ah! Uma última observação para você ficar por dentro. A banca costuma redigir as questões com algumas pegadinhas no enunciado. Então é comum encontrar palavras como: exclusivas, totalmente, exclusivamente. 

Por isso, é importante estar atento, pois essas palavras costumam mudar totalmente o sentido de uma assertiva, a depender de onde são inseridas.

Dica extra sobre o tipo de prova

Para saber se a prova do seu concurso seguirá o padrão CERTO ou ERRADO, você pode buscar por trecho semelhante a esse no edital:

Como a Cebraspe costuma cobrar os conteúdos?

Geralmente, os conteúdos programáticos previstos em editais da Cebraspe costumam ser muito parecidos. 

Além disso, é possível perceber que a banca costuma cobrar conteúdos já cobrados em concursos anteriores. Isso torna essencial estudar por meio da resolução de questões de provas aplicadas pela mesma banca

Dessa forma, você estará treinando de forma muito próxima ao que encontrará no dia de dar mais um passo rumo à aprovação!

Qual o tempo para realizar uma prova da Cebraspe?

A duração de uma prova varia de concurso para concurso. Geralmente, há entre 3h30 e 5h para realização de uma prova objetiva.

Como algumas questões da banca costumam ser multidisciplinares e mais complexas, os simulados se tornam importantes também nesse ponto, pois podem auxiliar no treino do tempo de prova.

Assim, no dia de realizar a prova do concurso, você estará preparado para o conteúdo e para o tempo disponível!

Prepare-se com direcionamento e alcance a aprovação!

Gostou do conteúdo? O concurseiro de alto nível se prepara para todas as nuances do certame de forma certeira.

Clique aqui para conhecer os nossos cursos e prepare-se com quem já aprovou milhares de alunos, com um método direcionado e eficiente.

VAMOS JUNTOS!

Leia também:

Como vencer a Banca IBFC.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Rayssa Leal
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Estudante de Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aprovada no 35º Exame de Ordem.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a