Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

STF forma maioria para executar prisão imediata após júri popular

Avatar de Sara Vitória
Por:
Publicado em 07/08/2023, às 15:31
STF

Em recente decisão, o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para permitir a prisão imediata de réus do âmbito criminal, após condenação do júri popular.

O tribunal do júri é composto pelo presidente do júri e vinte e cinco jurados, dos quais sete serão escolhidos aleatoriamente para determinar a sentença e que terão a tarefa de confirmar ou refutar a existência do crime atribuído à pessoa. É, portanto, um cidadão sob juramento que decide sobre um ato criminoso.

Somente crimes dolosos contra a vida (quando há intenção) vão a júri popular no Brasil.

Jurisprudência atual do STF sobre o assunto

A execução provisória da decisão condenatória proferida pelo Tribunal do Júri, introduzida no CPP pelo pacote “anticrime”, é flagrantemente inconstitucional, independentemente da dosimetria da pena, por desrespeitar o artigo 5º, inciso LVII, da CF/88. O STF já decidiu que a execução da pena privativa de liberdade só deve ocorrer após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória (ADCs 43, 44 e 54), o que não impede que em desfavor do réu condenado seja excepcionalmente decretada prisão preventiva. 

Votos dos Ministros do STF

Até o momento, votaram a favor da possibilidade de execução imediata da condenação do júri popular o relator, Roberto Barroso, e os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, André Mendonça e Edson Fachin.

A Constituição afirma que as decisões do júri são soberanas. No entanto, o recurso pode ser interposto em situações específicas, como quando houve erro na aplicação da sentença ou quando a decisão do júri é “manifestamente incompatível com as provas dos autos”. Nestas situações, o tribunal pode ordenar um novo júri.

Em seu voto, o relator, ministro Roberto Barroso, declarou que a pena pode ser executada para qualquer condenação. “A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada”, diz Barroso.

Já o Ministro Edson Fachin também votou pela execução imediata da pena, mas somente para condenações com mais de 15 anos. Realizado na no dia 04 de agosto, o voto de Fachin foi o responsável por formar a maioria.

Gilmar Mendes e o ministro aposentado Ricardo Lewandowski não consideraram possível o início imediato do cumprimento da pena, mas entenderam que a prisão preventiva era cabível após a decisão do júri. O voto de Gilmar foi acompanhado pela presidente da corte, ministra Rosa Weber.

Ainda não há definição sobre o alcance dessa definição: se aplica-se a qualquer pena imposta por um júri ou apenas a penas superiores a 15 anos de prisão.

Veja também: Funcionária demitida por criticar empregador em redes sociais será reintegrada

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Sara Vitória
Por:
Autor

Conteudista CERS. Estudante de Direito, Aprovada na Faculdade aos 16 anos.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a