Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Funcionária demitida por criticar empregador em redes sociais será reintegrada

Avatar de Sara Vitória
Por:
Publicado em 04/08/2023, às 10:13
TST

A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu pela reintegração de uma agente que foi demitida por justa causa por publicar uma mensagem em rede social que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) considerou ofensiva.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Entenda o Caso

A reclamante trabalhava na ECT desde o ano de 2004, e no ano de 2018 passou por uma demissão por justa causa. A empresa dos correios justificou a demissão por razão de uma publicação na rede social Facebook, que continha a frase ‘Escrava na empresa correios’.

Após a dispensa, ela ajuizou uma ação na qual pediu a anulação da demissão, alegando que a ação desprezava a vida anterior, sem condenação anterior. A defesa dela alegou que uma frase coloquial não pode atingir a honra ou a boa imagem de uma empresa pública de nível nacional, nem a postagem teria sido feita com essa intenção.

Defesa da empresa brasileira de Correios e Telégrafos

Em sua defesa, a ECT insistiu que a punição se deu com base em fatos devidamente apurados por processo interno em que se assegurou à empregada o contraditório e suficiente defesa. Em sua opinião, os fatos eram graves o suficiente para abalar a confiança que deve existir em uma relação de trabalho, pois a funcionária usou sua liberdade de expressão para prejudicar a reputação da empresa.

Decisão da primeira instância

O acórdão da 4ª Vara do Trabalho de Santos (SP) negou a justa causa e condenou a empresa a reintegrar o agente e pagar os salários do período em que esteve afastada. De acordo com o acórdão, a publicação não justifica a punição, após 14 anos de serviço não a forma justa e, mesmo durante o trâmite administrativo cabível, a empresa não acompanhou a graduação da punição.

No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) considerou válida a dispensa da reclamante por entender que a conduta, além de expressamente proibida pelo manual da empresa, era suficientemente grave para caracterizar quebra de confiança.

Análise do recurso apresentado no TST

O relator responsável pelo caso, ministro Cláudio Brandão, destacou que o termo “escravo”, embora comumente utilizado para se referir, ironicamente, ao trabalho de longas horas, deve ser rejeitado “por insinuar e supostamente normalizar” um dos crimes mais bárbaros contra a humanidade’ e para o qual ocorre ainda hoje no Brasil. “É necessário, portanto, apontar que você não concorda com a posição do trabalhador”, disse ele.

No entanto, para o Ministro, esta conduta não constitui, por si só, justa causa de recurso por não ser suficientemente grave para ofender a honra e a imagem da empresa, tendo em conta o sentido coloquial atribuído à expressão. “Isso significa que embora seja um ato condenável, não tem a gravidade necessária para configurar uma justa causa”.

Segundo o relator, a empresa deveria ter graduado as sanções para só então aplicar a sanção máxima. Sem seguir este procedimento, a demissão é nula.

Veja também: Plano de saúde deve indenizar pacientes por recusa de exame

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Sara Vitória
Por:
Autor

Conteudista CERS. Estudante de Direito, Aprovada na Faculdade aos 16 anos.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a