Prática docente e qualidade de ensino - Portal de notícias CERS

Prática docente e qualidade de ensino

Uma boa qualificação dos professores é fundamental para a produção de conhecimento.

Por:
Atualizado em 10/07/2019 - 16:33
Prática docente e qualidade de ensino

A qualidade de ensino em uma instituição é formada por inúmeros motivos, um deles é a equipe de professores. As que possuem uma formação capacitada e de referência possuem a melhor avaliação.

O ensino superior e a especialização, são consideradas uma oportunidade de qualificação profissional e de novas possibilidades no mercado de trabalho para inúmeras pessoas. 

Com isso, muitos colocam todas as suas expectativas de melhoria nessa nova etapa acadêmica. Assim, o cuidado na escolha onde você irá estudar é essencial para obter o melhor aprendizado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), são ofertados cerca de 33 mil cursos de graduação, em 2.448 instituições. Estando aqui incluídas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos federais tecnológicos. A modalidade EAD já atende a mais de 1,7 milhão de alunos.

Esses dados revelam um cenário exacerbado de oferecimento de instituições educacionais. São diversas instituições disponíveis, no entanto, fica o questionamento sobre sua qualidade.  

O que é qualidade de ensino?

É o conjunto de características que uma instituição deve possuir, para atender aos interesses dos usuários. Esta qualidade não se faz apenas com uma boa estrutura física, laboratórios e bibliotecas equipados. Apesar de que, um espaço organizado colabora com as condições de ensino.

No entanto, a qualidade é formada na oportunidade de construir conhecimento para todos os indivíduos. Esse processo se dá por meio do corpo docente, essencial na formação do processo de aprendizagem dos alunos.

Como avaliar um ensino de qualidade?

Quando um estudante busca uma graduação ou uma pós-graduação, está objetivando seu crescimento profissional. Seja por meio de uma melhor remuneração, construir um network, se atualizar ou obter um currículo atrativo.

Com isso, possuem inúmeras expectativas do curso, sendo fundamental no momento da escolha avaliar se a instituição possui qualidade. Se você deseja saber mais sobre as expectativas do curso e da modalidade ead, leia esta matéria.

O ensino pode ser avaliado a partir da análise dos pontos abaixo:

-Avaliação do MEC: conferir o status de regularização e avaliação do Ministério da Educação;

-Corpo docente: pesquisar o currículo dos professores do curso é fundamental, pois estes terão o papel fundamental de construir o processo de ensino com qualidade;

-Inovação tecnológica: diante das grandes mudanças no sistema educacional, está a inserção de um ambiente moderno, que oferece canais de comunicação ao aluno e meios didáticos;

-Grade curricular: a avaliação é essencial para identificação do objetivo do aluno aos conteúdos didáticos, se estes condizem com suas necessidades;

-O acesso e permanência dos alunos: a evasão dos alunos pode ser reflexo de problemas na instituição, assim conversar com alunos e ex-alunos para saber a realidade pode ser diferenciador. 

A importância do professor para a qualidade de ensino

O investimento no capital humano é essencial para qualquer profissional. A busca em adquirir conhecimentos e habilidades aumenta a produtividade e qualificação. Profissionais capacitados possuem melhores resultados.

Para os que buscam ou exercem a docência, o investimento em melhorias de atuação é primordial para a qualidade da produção e formação de conhecimento. Assim, instituições de ensino superior que possuem um corpo docente qualificado, possuem melhor desempenho na relação ensino-aprendizagem.

A ausência de docentes sem formação continuada, de teoria e prática, é um dos grandes problemas que prejudicam a qualidade. Uma instituição que se preocupa em escolher professores com grande experiência prática e teórica, somadas a um ambiente de trabalho favorável, é se preocupa com  qualidade.

Formação teórica e prática

Instituições de ensino formadas por profissionais capacitados, com uma melhor formação e experiência prática, tendem a maximizar os níveis de aprendizado. 

Seja através de especializações, mestrado ou doutorado. O docente que possui esses títulos no currículo demonstram sua preocupação no aprimoramento e atualização de sua profissão.

Sendo de grande relevância a sua condição de eterno estudante, apesar de desempenhar um papel de professor. Estes devem estar inseridos em ambientes de debate e discussão, buscando sua qualificação.

Qualificação docente nos cursos EAD

Um aspecto peculiar é o ensino a distância. Se por um lado, diante de suas especificidades exige foco e o compromisso do aluno, o bom desempenho do professor será fundamental. 

Principalmente por não estarem fisicamente próximos, precisam utilizar boas práticas de ensino e possuir habilidade nas ferramentas tecnológicas, para produzir uma melhor aprendizagem. Pois, apesar das aulas serem gravadas, é preciso que ele esteja bem preparado, compreendendo a matéria, como qualquer docente de ensino presencial.

Corpo docente CERS

A Faculdade Cers oferece especializações das mais diversas áreas do Direito, como em Direito tributário, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, entre outras. Tendo como objetivo construir uma instituição com ensino de qualidade. 

E com a preocupação principal de formar uma equipe de professores altamente qualificados. Assim, foram escolhidos os profissionais mais renomados  no Brasil, que pertencem aos quadros de pós-graduação. Confira alguns: 

-Martha El Debs: Tabeliã. Coordenadora e professora de Direito Notarial e Registral no Cers;

-Maria Carolina Beraldo: Doutora em Direito Processual Civil pela USP/SP. Promotora de Justiça no MP/MG. Forma o corpo docente da pós-graduação em Direito Processual Civil;

-Flávio Cardoso: Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca/Espanha. Diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás. Forma o corpo docente da pós-graduação em Ciências criminais;

-Cláudio Brandão: Mestre em Direito pela UFBA. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Forma o corpo docente da pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;

-Felipe Hayashi: Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC/PR. Delegado de Polícia Federal PR. Chefe da Delegacia de Repressão e Corrupção e Crimes Financeiros. Forma o corpo docente da pós-graduação em Compliance e Direito Anticorrupção.

Que tal começar com uma Pós-Graduação?

Fica fácil entender a importância de escolher uma instituição de qualidade e inovação, composta por profissionais renomados no Brasil, que te auxiliará a mudar os rumos da sua carreira. A Pós-graduação CERS oferece o ensino de qualidade que você precisa para atingir seu êxito profissional, venha fazer parte do nosso time de alunos.

 Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link!

QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

 

 

COMENTÁRIOS