Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Entenda as expectativas do curso e da modalidade EAD

Avatar de Camylla Santos
Por:
Publicado em 17/06/2019, às 12:37 Atualizado em 15/10/2019 às 14:47

Estando em crescente ascensão, inúmeras pessoas se interessam pelo formato de ensino a distância, com isso, surgem expectativas do curso e da modalidade ead. Diante dos benefícios que se adequam às novas necessidades e realidade dos alunos. Modificando e democratizando o modelo de aprendizagem no país.

Seja por estar fora das áreas com maior acessibilidade às instituições educacionais, ou até aqueles que estão inseridos em áreas com centros universitários, mas que diante de seu cotidiano não dispõem de tempo. Além dos que, não se adequam mais a tradicional modalidade presencial.

O fato de ser online permite uma conexão entre o professor e aluno. Não havendo a necessidade, de estarem no mesmo espaço físico e no mesmo horário, para que o processo educativo seja realizado.

Portanto, é uma forma de ensinar, em que a transmissão e a disponibilização é feita por meios tecnológicos de educação. A partir disso, saiba o que esperar de um curso EAD.

Expectativas do curso e da modalidade EAD

É uma alternativa tecnológica e interativa de educação muito atrativa para diversos profissionais. Se você é um deles e deseja saber o que esperar ao escolher, vamos listar abaixo as expectativas:

– Um novo formato de ensino

Uma das primeiras expectativas do curso e da modalidade ead é pela sua forma. Se diferencia do formato presencial, a partir da forma como é transmitido informações ao aluno. Na sala de aula há a oportunidade de um contato direto com professores e colegas de sala, que permite o debate e discussão de assuntos, por exemplo.

Ao invés do modelo tradicional, você terá um ambiente virtual,  sendo disponibilizado diversas ferramentas e conteúdos. Mas cabe ressaltar que, o Ministério da Educação estabelece que, as instituições tenham pelo menos 20% da carga horária para atividades presenciais.

Vale lembrar também que, não é só nos cursos presenciais que há interação e contato com docentes. Nos cursos a distância é disponibilizado uma equipe de professores e tutores para orientar e tirar dúvidas.

Com isso, foram reformulados também as aulas e materiais para esse novo modelo, que também podem ser inseridos na modalidade presencial. São eles: ebooks, videoaula, lives, quizzes, podcasts, infográficos entre outros.

– Acessibilidade

A possibilidade de estudar em qualquer lugar que possua internet, é um benefício inovador e democrático. Visto que, abrange os que não tinham tempo de frequentar um ensino presencial ou porque moram distante dos centros urbanos, agora possuem a educação a seu dispor em qualquer lugar.

– Flexibilidade

O EAD permite que você estude a qualquer momento, dando ao aluno a possibilidade de organizar seu horário de estudos. Diferente dos cursos presenciais, em que a instituição já estabelece o seu horário de aulas.

– Certificado válido no mercado

Se a instituição for reconhecida pelo Ministério da Educação, não importa se é presencial ou a distância, você obterá com a conclusão da especialização ou da graduação, seu certificado de conclusão. A Faculdade CERS, por exemplo, é reconhecida pelo MEC.

– Tecnologia

A inserção dos recursos tecnológicos no ambiente educacional, tem se tornado cada vez mais essencial. Atualmente, é comum que as escolas, universidades e faculdades utilizem essa ferramenta como aliada no ensino.

É mais uma forma de estimular, a criatividade e interesse do atual perfil do estudante, que está cada vez mais antenado com as novidades e mudanças. Assim, o aluno irá aprender no ambiente virtual, por meio da internet, através de videoaulas e exercícios.

Portanto, através dos meios tecnológicos, o aluno terá acesso a qualquer momento, em qualquer lugar,  de forma rápida, diversos conteúdos didáticos. Um grande benefício, é que as aulas ficam disponíveis, que pode assistir quantas vezes quiser, se caso perca ou precise revisar.

Além de que, alguns ambientes virtuais permitem uma interação em tempo real com os professores e tutores.

– Diferentes cursos de graduação e especialização

As instituições de ensino, estão oferecendo diversos cursos, mas cuidado, sempre verifique se está regularizada com o MEC.

Com isso, observe onde já estão inseridos o ensino EAD:

Ensino médio e fundamental

Cursos de nível técnico

Curso de tecnólogo

Curso de formação de Professores

Bacharelado

Pós-graduação

Cursos livres

Cursos de preparação

Aulas de idiomas

– Economia

Uma vantagem muito atrativa a muita gente, é a economia de gastos, diferente de um curso presencial, em que há despesas com alimentação, transporte e material. Na modalidade EAD além de economia de tempo, há no âmbito financeiro.

– Qualificação profissional

Um das grandes expectativas além de buscar conhecimento, é melhorar e ampliar sua carreira diante desse novo aprimoramento. Que possibilitará um novo rumo na sua trajetória, seja em busca de um emprego melhor, ascensão de cargo ou um aumento de salário.

– Requalificação

Para os que não estavam inseridos no mercado de trabalho, esta é uma possibilidade de se requalificar. A partir de uma especialização, o seu currículo estará atualizado e você apto a se realocar no mundo laboral.

O que é necessário para estudar EAD?

– Planejar seu tempo

Inicialmente, você deve consultar as ementas e o cronograma do curso e da disciplina, para organizar seu tempo, definir suas tarefas, ainda que esta modalidade tenha como características acessibilidade e comodidade. Deve haver um planejamento de metas e objetivos.

– Organizar seu espaço

O benefício do estudo a distância é não ficarmos presos em uma sala de aula. Esse modelo é perfeito para aqueles que viajam constantemente. Mas deve sempre escolher um local  com acesso a internet e que permite um ambiente tranquilo de estudos.

– Evitar distrações

Para escolher essa modalidade de ensino, é preciso ser responsável e estar focado nos seus estudos. Pois, o mundo digital dá margem a distrações e você deve evitá-las.

– Não deixe para depois

Ainda que você tenha as aulas sempre disponíveis, é preciso ter cuidado para que a comodidade não se transforme em um problema. Tente estar sempre em dia com o cronograma de estudos.

Que tal começar com uma Pós-Graduação?

Depois de analisar as expectativas do curso e da modalidade ead, fica fácil entender a importância de escolher uma instituição de qualidade e inovação, que te auxiliará a mudar os rumos da sua carreira. A Pós-graduação CERS oferece o ensino de qualidade que você precisa para atingir seu êxito profissional, venha fazer parte do nosso time de alunos.

Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link! 👇

QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Camylla Santos
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a