Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Por que ocorrem muitas reprovações em concursos públicos?

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 25/05/2023, às 14:41 Atualizado em 30/05/2023 às 12:19

Fala, pessoal! Tudo certo? Esperamos que sim! Neste artigo vamos falar um pouco sobre aquela pergunta que todos os concurseiros se fazem: “Por que algumas pessoas passam, mas eu continuo sem passar?”

Sabemos que cada pessoa tem a sua condição financeira, a sua melhor forma de estudar e até mesmo a sua realidade de vida. Afinal de contas, não adianta se comparar! Antigamente era ainda mais difícil ter acesso a bons materiais, boas aulas e até mesmo um bom cursinho, mas hoje em dia você pode adquirir diversos conteúdos até mesmo de forma gratuita ou pagando muito pouco.

Você pode estar se perguntando agora por que as reprovações em concursos públicos são tão grandes. E não existe uma resposta correta para essa pergunta, mas eu vou te ajudar a entender quais principais motivos podem estar te levando à reprovação:

1 – Falta de preparação adequada

Muitos candidatos subestimam a quantidade de estudo e preparação necessária para um concurso público. É importante dedicar tempo suficiente para revisar o conteúdo do edital, resolver questões de provas anteriores e se familiarizar com o formato da prova.

Não adianta fingir que estuda de verdade até porque estudar é um processo e, nesse processo, existem inúmeras etapas que devem ser satisfeitas para que você chegue a um bom resultado. 

2 – Falta de gerenciamento do tempo de estudo

Muitas vezes os candidatos não conseguem organizar seu tempo de estudo de forma eficiente. Por isso, se torna extremamente importante criar um cronograma realista, com metas diárias ou semanais, e cumprir essas metas regularmente.

O estudo consistente ao longo do tempo é fundamental para um bom desempenho no concurso. É fundamental você colocar o projeto da aprovação como a sua prioridade, afinal se você não moldar a sua vida colocando o seu projeto de aprovação no concurso público como prioridade, dificilmente você será aprovado.

3 – Nervosismo e ansiedade durante a prova

O estudo para um concurso público pode ser estressante, além disso muitos candidatos podem ficar ansiosos durante a realização da prova. Isso pode levar a erros e dificuldade em pensar de forma clara.

Por isso, é indispensável praticar técnicas de gerenciamento de estresse, como respiração profunda e relaxamento, para ajudar a lidar com a pressão durante a prova.

4 – Desconhecimento do perfil da banca examinadora

Cada banca examinadora tem suas próprias características e preferências. É fundamental pesquisar e entender o estilo de elaboração de questões da banca responsável pelo certame escolhido. Isso permitirá direcionar melhor os estudos e se preparar para os tipos de perguntas mais comuns.

5 – Esperar motivação para estudar

É importante você ter em mente que ninguém está 100% motivado a estudar todos os dias e o tempo todo. A motivação não está no começo, está no processo. Dito isto, comece simplesmente a ESTUDAR.

O estudo certo, de forma constante, vai te fazer chegar mais rápido na lista dos aprovados, e isso aumentará a sua motivação como estudante.

Identifique as distrações que podem prejudicar seu foco, como redes sociais, televisão ou até mesmo barulhos em casa. Desligue ou coloque essas distrações em segundo plano durante o tempo de estudo, para evitar interrupções desnecessárias.

Espero que tenham gostado das dicas passadas neste artigo. Sugiro, também, que vocês conheçam os cursos CERS, para ajudarmos em todo o seu processo de aprendizado e conquistar a sua aprovação!

Leia também:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a