Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Importância da resolução de questões no estudo

Gabrielly Oliveira
Por:
Publicado em 12/01/2023, às 10:31 Atualizado em 13/01/2023 às 12:06

Estudar para concursos públicos exige muita dedicação, foco e estratégia. Ter um direcionamento adequado é de suma importância para lograr êxito, seja qual for o seu foco. Por esse motivo, se preparar com uma equipe experiente é imprescindível, pois existem vários estágios dentro de um mesmo processo seletivo que somente alguém com vasto conhecimento na área é capaz de sanar. Mas isso é matéria para um outro post… 

Nossa intenção aqui é mostrar a importância de se ter uma estratégia de resolução de questões na sua jornada de estudos. E, para isso, usaremos a metáfora de uma maratona. Certamente alguém que correrá uma maratona não irá se preparar apenas treinando como beber água, ou como enxugar o suor, ou somente a teoria de como respirar corretamente durante a corrida; esta pessoa precisará correr. 

Fazendo analogia, apenas ler mapas mentais, PDFs ou longas teorias de como responder à questão de determinada banca, não irá treinar para efetivamente resolver estas questões. É a prática que leva à excelência, pois é pondo a mão na massa que é possível errar, corrigir os pontos fracos e se preparar para a próxima vez em que seja exposto aos mesmos estímulos. 

Então, afinal, por que estudar para concurso através de questões?

Para além do que pontuamos acima, traremos alguns outros motivos. São eles: 

  1. É um método excelente para revisar (outra forma muito eficaz de estudos, pois ajuda consolidar o conteúdo);
  2. É menos cansativo (ao invés de assistir horas a fio de videoaulas, ou páginas maçantes de doutrinas e teorias);
  3. É uma forma de se ambientar com o formato de como a banca cobra determinados assuntos em provas, direcionando os estudos;
  4. É possível fazer parâmetros, quantificar e qualificar seus estudos, muito facilmente.

Mas, como você deve usar essas questões nos seus estudos para concurso?

Para responder esse questionamento, precisaremos dividir as questões das formas como elas se apresentarão: 

  1. Tentativa-erro: As questões podem servir, sobretudo, para medir seus erros e fraquezas. Essa é uma das formas mais eficazes. Existe a forma de fazer um caderno de erros. Mesmo não sendo o método mais eficaz para quem tem um edital enorme para esgotar e goze de pouco tempo, o caderno de erros tem a finalidade de culminar informações que foram adquiridas através do erro ao responder às questões. Assim, você terá um local certo para recorrer, com informações das cascas de bananas que você mesmo caiu, outrora. 

  1. 2. Questões comentadas: essas são formas bem frequentes em sites de bancos de questões. Para cada questão, há comentários, videoaulas e comentários de outros usuários da plataforma com elucidações. A ideia é que, mesmo acertando, faça-se uma leitura dessas informações, para que agregue conhecimento àquele assunto. 

  1. 3. Provas antigas e simulados: simular o dia da prova é imprescindível. Seja o conteúdo, a gestão do tempo, o ambiente isolado de estímulos externos, cronômetro ligado… é o verdadeiro treino eficaz para a maratona que falamos lá em cima! 

  1. 4. Revisões: as questões são excelentes formas de revisar. É claro que dá para fazer esse exercício (revisar) de outras formas, como os famosos flashcards, mas nada melhor que unir o útil ao agradável (revisar conteúdo + treinar mais ainda para nossa famosa maratona);

  1. 5. Usar suas questões como verdadeiros esboços: grifar, fazer comentários, acrescentar informações extras às que já podem ser extraídas da questão crua em si. Fazer comentários com linguagem própria também é válido, de forma a acrescentar e enriquecer com conhecimentos que você adquiriu. 

Por onde começar? 

Bom, por sorte, o CERS fechou uma parceria de sucesso com o Qconcursos, a maior plataforma de questões online do Brasil! Isso mesmo! Ao adquirir um de nossos cursos completos 2023, você ganha também o acesso ao Qconcursos, para que desfrute de mais de 1,8 milhões de questões de concursos!

Sim, esse é o ano da sua aprovação! Com uma metodologia consolidada no mercado, professores qualificados e projetos pioneiros, tem-se a soma infalível para a realização dos seus sonhos. 

Entre agora no site do CERS, escolha qual curso nosso atende melhor às suas necessidades e venha fazer parte do time que coleciona aprovações há 14 anos. 

Para nós, seu sonho não tem preço, tem valor! Vamos juntos!!!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Gabrielly Oliveira
Por:
Autor

Sou estagiária de conteúdos do CERS desde 2022. Escrever é um hobby prazeroso e construtivo, que só veio a agregar em minha formação. Estudo Direito e, para mim, é a realização de um sonho; é a área que quero trabalhar em toda minha vida. Boa comunicação faz parte das minhas qualidades mais notórias; matéria humana é o que me faz feliz.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a