Concurso PC AL: Edital para 2021, segundo governador! - Notícias CERS

Concurso PC AL: Edital para 2021, segundo governador!

O certame ofertará vagas para Delegado, Agente e Escrivão

Igor Ribeiro
Por:
Atualizado em 25/08/2020 - 08:38
pc al

Atenção, concurseiros! O Governador divulgou em suas redes sociais que a previsão de realização do concurso para delegado, agente e escrivão será em janeiro de 2021, o concurso PC AL já está autorizado e já possui comissão formada e pretende ofertar 300 vagas.

As vagas estão subdivididas da seguinte maneira:

– 200 Agente
– 80 Escrivão
– 20 Delegado

Autorização do concurso

A solicitação para a autorização do concurso de delegado foi publicada no Diário Oficial do Estado em 2017. A autorização, por sua vez, foi publicada em abril de 2018. Sobre este concurso, o governador ainda afirmou que haverá uma modificação na Lei de Acessos, para “criar uma nova faixa de delegados e possibilitar a entrada de delegados no Estado com ascensão para a segunda faixa num curto espaço de tempo, melhorando bastante a condição de o Estado fazer novos concursos”. A expectativa é que o projeto de alteração legislativa seja enviado à Assembleia já no mês de junho, para que seja aprovado antes do recesso, segundo Renan Filho.

Ainda não foram divulgadas maiores informações sobre o certame, como banca organizadora e data de publicação do edital. Sabe-se, no entanto, as exigências para os cargos, com base no último concurso.

Requisitos

Agente de Polícia: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Delegado: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito.

Em comunicado publicado em seu site oficial, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas solicitou a abertura de 1.500 vagas ao Governo do Estado. Não obstante, o número de vagas que será ofertado neste concurso ainda não foi anunciado. A Polícia Civil de Alagoas conta com 1.607 agentes de polícia, segundo o Sindpol-AL

Último Concurso PC AL

O edital do último concurso previu 400 vagas, distribuídas entre os cargos de Agente, Delegado e Escrivão. Esta última categoria não foi mencionada pelo governador no recente comunicado. O último certame foi realizado em 2012 e foi elaborado pelo CESPE. A prova contemplou questões objetivas, subjetivas, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e exame médico. Some-se a isso, a avaliação de títulos para o cargo de delegado.

Conteúdos abordados no último edital

– Português;
– Informática;
– Direito Constitucional;
– Direito Administrativo;
– Direito Penal;
– Direito Processual Penal;
– Direito Civil;
– Legislação específica;
– Medicina Legal.

As remunerações, à época do último edital, variavam de R$ 2.071,80, para Agente de Polícia, e R$ 12.593,22, para Delegado. Atualmente, no entanto, em decorrência da Lei no 7.971/2018, que fixa os subsídios das carreiras de agente de polícia, escrivão de polícia, dentre outros, as remunerações iniciais estão em outro patamar, conforme quadro abaixo.

 

Diante da iminência do edital, do tempo decorrido desde o último certame e do grande interesse nessas carreiras, a preparação deve começar o mais rápido possível. Então, vamos juntos?

Quer se preparar para o concurso PC AL?

Se você almeja esses cargos, não espere para iniciar seus estudos. Uma preparação consistente é garantia de aprovação. Pensando nisso, o CERS acaba de lançar o CERS Play, um sistema de assinaturas com preparatórios para provas de vários órgãos públicos. Pagando um valor fixo por mês, você tem acesso a todos os cursos da área de Carreiras Policiais, inclusive os preparatórios específicos que serão lançados após a publicação dos editais mais esperados. Você quer conquistar sua vaga e mudar de vida? Então, clique aqui e vamos evoluir juntos!

Tags relacionadas: