PC AL: Governador anuncia concurso para Delegado e Agente - Portal de notícias CERS

PC AL: Governador anuncia concurso para Delegado e Agente

O certame está programado para o segundo semestre de 2019

Por:
Atualizado em 28/05/2019 - 15:35
pc al

Por meio das redes sociais, o governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, anunciou nesta segunda (27), a realização de concurso para agente de polícia e delegado da PC AL. O pronunciamento ascendeu a esperança em quem se prepara para concursos da Polícia Civil.

Segundo ele, o objetivo é aumentar o efetivo dessas carreiras, com a realização de concurso no segundo semestre. Tendo em vista que o último certame ocorreu em 2012, o número de cargos vagos é considerável. Segundo informações extraídas do portal oficial do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, a proposta do governo seria de 300 vagas, número muito aquém da real necessidade do estado.

A solicitação para a autorização do concurso de delegado foi publicada no Diário Oficial do Estado em 2017. A autorização, por sua vez, foi publicada em abril de 2018. Sobre este concurso, o governador ainda afirmou que haverá uma modificação na Lei de Acessos, para “criar uma nova faixa de delegados e possibilitar a entrada de delegados no Estado com ascensão para a segunda faixa num curto espaço de tempo, melhorando bastante a condição de o Estado fazer novos concursos”. A expectativa é que o projeto de alteração legislativa seja enviado à Assembleia já no mês de junho, para que seja aprovado antes do recesso, segundo Renan Filho.

Ainda não foram divulgadas maiores informações sobre o certame, como banca organizadora e data de publicação do edital. Sabe-se, no entanto, as exigências para os cargos, com base no último concurso.

Requisitos

Agente de Polícia: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Delegado: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito.

Em comunicado publicado em seu site oficial, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas solicitou a abertura de 1.500 vagas ao Governo do Estado. Não obstante, o número de vagas que será ofertado neste concurso ainda não foi anunciado. A Polícia Civil de Alagoas conta com 1.607 agentes de polícia, segundo o Sindpol-AL

Último Concurso PC AL

O edital do último concurso previu 400 vagas, distribuídas entre os cargos de Agente, Delegado e Escrivão. Esta última categoria não foi mencionada pelo governador no recente comunicado. O último certame foi realizado em 2012 e foi elaborado pelo CESPE. A prova contemplou questões objetivas, subjetivas, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e exame médico. Some-se a isso, a avaliação de títulos para o cargo de delegado.

Conteúdos abordados no último edital

  • Português;
  • Informática;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Civil;
  • Legislação específica;
  • Medicina Legal

As remunerações, à época do último edital, variavam de R$ 2.071,80, para Agente de Polícia, e R$ 12.593,22, para Delegado. Atualmente, no entanto, em decorrência da Lei no 7.971/2018, que fixa os subsídios das carreiras de agente de polícia, escrivão de polícia, dentre outros, as remunerações iniciais estão em outro patamar, conforme quadro abaixo.

 

Diante da iminência do edital, do tempo decorrido desde o último certame e do grande interesse nessas carreiras, a preparação deve começar o mais rápido possível. Então, vamos juntos?

Preparação

Quando se trata de concurso público na área Policial, o importante é estar sempre preparado para qualquer cargo ou para todos eles ao mesmo tempo, não é mesmo?⠀

O Policiais Premium é o curso para quem sonha alto e não recua no primeiro obstáculo. Com ele, você se prepara para certames de Agente Penitenciário, Escrivão, Investigador, Perito e Delegado (Civil ou Federal).

Pensa que acabou? Aluno CERS tem vantagens exclusivas para potencializar os estudos:⠀

– Corpo docente formado por Delegados, entre outros professores especialistas na área Policial;⠀
– Estudo dirigido com correção personalizada;⠀
– Simulados com gráfico individual de desempenho;⠀
– Material complementar em PDF;⠀
– Bônus: curso Legislação Penal Especial.⠀

COMENTÁRIOS