Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

O que fazer enquanto o concurso desejado não sai?

Avatar de Sara Vitória
Por:
Publicado em 28/04/2023, às 09:16 Atualizado em 28/04/2023 às 10:03

Está à espera de um concurso específico que ainda não foi anunciado e não sabe o que fazer? Tenha certeza de que estamos aqui para ajudar! É normal ter dúvidas sobre o que fazer enquanto espera pelo concurso desejado. Devemos reservar um tempo para começar a estudar agora ou prestar atenção a outras oportunidades semelhantes?

Pensando em responder a essas perguntas, organizamos algumas dicas e orientações de como se comportar durante essa espera.

Quando começar a estudar?

O candidato tem em média 3 meses para se preparar para o processo seletivo e iniciar os estudos após a publicação do edital. Este é normalmente o tempo entre a abertura do processo de seleção e a apresentação da candidatura na primeira fase.

Mas quando falamos de concursos públicos, devemos levar em conta o grande número de assuntos que o concurseiro deve dominar para passar em todas as etapas, e também a polêmica acirrada que é cada vez mais frequente, pois muitos têm buscado a segurança de um cargo público.

Quem já está há algum tempo no mundo dos concursos sabe muito bem que é praticamente impossível se classificar para as tantas vagas disponíveis sem uma boa preparação prévia. A aprovação não é um ato, mas um processo de longo prazo.

Portanto, iniciar a preparação antes mesmo da publicação do edital traz algumas vantagens para o candidato: ele se antecipa, estuda com calma os temas sempre exigidos e tem tempo suficiente para se aprofundar em matérias inéditas, conhecidas apenas após a publicação.

Quanto antes você começar a estudar, mais preparado estará para o concurso. Não deixe para começar em outro dia ou naquela famosa segunda-feira da semana em que tantos planos nunca se iniciam.

Para passar em um concurso, é preciso esforço, organização, dedicação e iniciativa para mudar alguns aspectos do seu cotidiano. Afinal, serão horas e mais horas estudando.

O que fazer na espera do edital?

  • Inicialmente, sabemos que a jornada para chegar a tão sonhada aprovação é difícil, é interessante que antes dos seus estudos você esteja bem consigo mesmo, e faça uma preparação psicológica para dar início a sua caminhada.
  • É importante também preparar um cronograma organizando suas horas de lazer, trabalho, e aquele tempo que será exclusivo para estudar. 
  • Tenha em mente o concurso que você deseja, esteja atento e pesquise sobre.
  • Edital anteriores: Sabemos que ler editais está longe de ser uma coisa divertida de se fazer. Às vezes, até mesmo os autores de Concursos no Brasil têm pequenas dores de cabeça para entender aspectos de determinados documentos e o que eles significam. Além das disciplinas que costumam cair, a leitura do edital antigo dará uma ideia das etapas do concurso, dos requisitos para participação e, dependendo do banco, é possível encontrar documentos anexos informando sobre o número dos candidatos às vagas e demais detalhes sobre o concurso.
  • Provas antigas: Após você ler pelo menos um edital antigo, você passará a ter ideia de como o cargo desejado costuma ser avaliado. Portanto, chegou a hora de reunir provas antigas do concurso que você deseja prestar.
  • Faça simulados: Apesar de ser algo muito bom para os estudos, as provas antigas são limitadas. Não existem muitas avaliações de um mesmo concurso disponíveis. Sendo assim, o ideal passa a ser a procura por simulados.

Siga nossas redes sociais e tenta acesso as melhores dicas e receba notificações sobre todos os concursos em alta:

Veja também:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Sara Vitória
Por:
Autor

Conteudista CERS. Estudante de Direito, Aprovada na Faculdade aos 16 anos.

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a