Fique por dentro da pós-graduação em Direito Médico - Portal de notícias CERS

Fique por dentro da pós-graduação em Direito Médico

Alavanque sua carreira com uma especialização em uma instituição com ensino de qualidade.

Por:
Atualizado em 18/09/2019 - 18:51
Direito médico

Você já pensou em investir numa pós-graduação em Direito Médico? Se possui interesse ou ainda não conhece essa área, entenda como está o atual mercado jurídico e a sua importância na área forense.

A importância da escolha de uma área de interesse

Após a conclusão do curso, um novo passo a ser dado é a escolha da área de atuação. Essencial diante da pluralidade de opções e do quantitativo de profissionais de Direito no mercado. Por isso, para que você saiba da importância desta carreira trouxemos aqui as informações essenciais desse ramo e no mundo do trabalho.

Conheça o instituto

É uma das especialidades em crescimento no Brasil, e em constante desenvolvimento, por ser de grande relevância ao atendimento das demandas judiciais relacionadas a saúde.

A ciência médica e o Direito são dois campos do saber que possuem muitos pontos de contato. Sendo comum aos profissionais  da saúde a necessidade de análise de questões jurídicas. Bem como usual aos operadores jurídicos, a análise de questões médicas na solução de conflitos de interesses, como as ações judiciais que ocorrem por erro médico e dos planos de saúde.

Oportunidades na carreira

O grande crescimento das demandas judiciais acarretou a necessidade de advogados especializados nesta área para mediar as relações jurídicas. Abrindo o campo para essas e outras formas de atuação:

Advocacia: Com a abrangência do mercado jurídico é uma das áreas em grande ascensão. Este trata dos direitos e deveres dos profissionais e instituições de saúde, Poder público e pacientes. A judicialização da saúde está permitindo a atuação do profissional de Direito na defesa do paciente ou do médico, representantes e fabricantes de medicamentos, por meio de assessoria em contencioso ou atuação consultiva. 

Docência: Possui a responsabilidade de ministrar e planejar aulas, correção e elaboração de provas e exercícios. As instituições em geral preferem profissionais com mais titulações como especialização, mestrado e doutorado. 

Compliance: Uma das inovações que se inseriu no mercado jurídico, em que o profissional irá realizar consultoria de análise, investigação e apuração de problemas e possíveis erros, relato de irregularidades e sua prevenção.

Importância de uma especialização

A graduação em Direito oferece um leque de oportunidades na carreira pelo curso se fundamentar nas inúmeras leis e normas que regulam as relações sociais. Com isso, os advogados possuem diversos caminhos a serem trilhados. E a sua atuação pode ser definida a partir de uma especialização em sua área de interesse. Podendo atuar por exemplo, no âmbito público, escritórios e empresas. 

Mas cabe ressaltar, que dentre essas possibilidades há diversas ramificações de atuação.

Você conhece a pós-graduação à distância em Direito Médico da Faculdade CERS? 

Esta pós-graduação pretende capacitar o aluno a uma ampla e efetiva especialização, assegurando atualização legislativa, doutrinária e jurisprudencial. Bem como possibilitando a abertura de novas frentes profissionais.

Coordenação:

LUCIANO FIGUEIREDO

Advogado atuante em Famílias e Sucessões há mais de dez anos. Ministra aulas em cadeiras de famílias e sucessões, atualmente, na Faculdade Baiana de Direito (graduação e pós-graduação), Escola dos Magistrados da Bahia (pós-graduação), Universidade Católica de Salvador (pós-graduação) e Cursos Preparatórios e de capacitação no Complexo de Ensino Renato Saraiva. 

ALESSANDRO TIMBÓ NILO

Médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2002); Empresário, Pós-graduado em Marketing (UNIFACS/2004); Especialista em Direito Médico pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL/2017); Advogado, graduado em Direito (UCSAL/2017), graduação laureada com a Láurea J. J. Seabra por ter sido o melhor aluno da Faculdade de Direito (média geral 9,6), premiado ainda com o 1o lugar com o Melhor Artigo Científico de 2016 (Graduação em Direito); Mestrando em Direito (Bioética) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Pesquisador do Grupo VIDA (Bioética e Direito Médico).

Grade curricular

É formada uma carga horária de 360 horas, por 3 módulos. Com o objetivo de desenvolver os aspectos teóricos e práticos do Direito Médico, oferecendo os instrumentos necessários para a constatação e estudo dos problemas da ética médica, dos efeitos jurídicos e de suas consequências na tomada de decisões. 

MÓDULO I

DEONTOLOGIA MÉDICA

BIOÉTICA

DIREITO MÉDICO

MEDICINA LEGAL

CONTRATUALIZAÇÃO DA MEDICINA

MÓDULO II

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE PENAL MÉDICA.

O CPC E O DIREITO MÉDICO.

DIREITO MÉDICO-EMPRESARIAL

DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO MÉDICO

O CDC E O DIREITO MÉDICO

MÓDULO III

METODOLOGIA CIENTÍFICA

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR [OPTATIVA]

Trabalho de Conclusão de Curso

A entrega do TCC é facultativa a todos os alunos dos cursos de especialização Lato Sensu. Entretanto, se você busca reconhecimento acadêmico e pontos na prova de títulos em concursos públicos, o ideal é se dedicar ao máximo a seu trabalho.

Que tal começar com uma pós-graduação em Direito Médico?

Para conseguir se destacar no mercado é essencial dominar o conhecimento prático e se manter atualizado. Para isso é fundamental escolher uma especialização de qualidade e inovação, que te auxiliará a mudar os rumos da sua carreira. A Faculdade CERS oferece uma educação de qualidade na pós-graduação EAD que você precisa para atingir seu êxito profissional, venha fazer parte do nosso time de alunos!

Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link! 

QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

Tags relacionadas: