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A importância da gestão de carreira para seu crescimento

Seu foco e desempenho podem ser o segredo do seu sucesso

Equipe de Comunicação
Por:
Atualizado em 03/06/2019 - 10:00
A importância da gestão de carreira para seu crescimento

Você já parou para pensar em uma gestão de carreira para sua vida profissional? Com o momento atual, de um mercado de trabalho altamente competitivo, é necessário se dedicar e receber uma orientação profissional adequada. Esse pode ser seu diferencial.

O que é gestão de carreira?

É o estabelecimento de trajetórias, que asseguram aos colaboradores perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional, através de um plano de ação. Uma combinação de planejamento e escolha ativa dos seus rumos, sendo encontrada em organizações bem estruturadas.

Uma importante prática gerencial, para as empresas e para todos os que buscam seu progresso pessoal. Pois, com o atual cenário de um mercado cada vez mais competitivo e em busca de profissionais que entendem de gestão de carreira, que são qualificados e habilidosos, que contribuem no crescimento e sucesso do negócio.

E, para atender a tantas exigências, não basta estes profissionais possuírem um amplo conhecimento em sua área de atuação. É preciso que as empresas saibam fortalecer o fator humano e compreender as pessoas.

Com isso, aspirando a eficácia profissional, diversas organizações oferecem planos de desenvolvimento aos seus funcionários, objetivando reconhecer seus melhores talentos e evitar com que estes deixem-a e para que haja a possibilidade de crescimento.

O que muda na relação empresa x funcionário?

Cabe ressaltar que, o atual cenário de mudanças sociais, econômicas e políticas refletem sobremaneira no mundo do trabalho. Essas transformações estão pautadas em diversas questões, como o desemprego, desenvolvimento tecnológico, terceirização, alterações legislativas, aumento da expectativa de vida e entre outros.

Diferentemente de décadas atrás, em que as empresas decidiam o caminho de seus profissionais, sendo estes dependentes de seus comandos. Hoje, com este advento, o indivíduo tem papel ativo e relevante nas organizações. Onde os empregados possuem a responsabilidade de planejar e pensar na sua gestão de carreira, sendo impulsionados pelo mercado a estarem cada vez mais cedo no mundo do trabalho, qualificados e com conhecimento interdisciplinar acumulado.

No início, muitos buscam responsabilidades, salários atrativos e grandes desafios. Mas com o desenvolver da sua trajetória, mudam-se as perspectivas e cada vez mais buscam estabilidade, independência e autonomia.

Assim, este modelo será implementado em instituições que buscam promover objetivos organizacionais, desenvolvimento de competências e habilidades, presentes em ações de planejamento de recursos humanos. Provando o quão importante é pensar na sua carreira profissional ao tomar decisões.

Mesmo sendo processo que envolve os dois lados: a empresa e o indivíduo. Ambos aspiram o desenvolvimento e as mudanças positivas, baseado em interesses comuns, pois com o alto desempenho de um refletirá no outro.

O que muda na sua carreira?

Diante de mudanças no âmbito econômico, político, social e cultural ao longo das décadas, o significado de carreira sofreu diversas alterações. Em que apenas no século XIX foi inserido no contexto de sua trajetória.

A gestão de carreira e o crescimento profissional exige um caminho planejado e organizado, em um determinado tempo e espaço por alguém, que faz parte dos desafios contemporâneos impostos pelo mercado e pela sociedade, que deixam qualquer um de cabelo em pé. Pois, na visão das pessoas, a ascensão pessoal está intimamente ligado a escolha da profissão.

Assim, é um termo que pode possuir diversos significados, como um emprego assalariado, atividade não remunerada, profissão, vocação, sendo um processo de estágios e transições que o indivíduo pode passar.

Há quem entenda ser a profissão que você escolheu ter, a graduação concluída, a mobilidade ocupacional, a construção de sua imagem, a reputação construída. Como também tudo que foi aprendido e que se produziu durante a trajetória profissional.

Anteriormente, havia o entendimento de que esta temática deveria ser administrada pelos gestores das empresas, sendo de sua responsabilidade definir o trajeto profissional da equipe. Mas hoje, há o entendimento de que esse papel está no indivíduo, cabendo a cada um seu planejamento e diretriz.

Portanto, as instituições modernas buscam colaboradores empreendedores de seu próprio ofício, que estejam focados em seu aperfeiçoamento, de modo a agregar no seu trabalho e crescer com este, elevando a qualidade de suas atividades.

Plano de ação

Pode ser considerado uma ferramenta de gestão, para quem busca um resultado que pode ser almejado através de planejamento e, claro, supervisão das atividades necessárias e focando na realização de tarefas essenciais ao êxito dos seus objetivos e metas ou solução de problemas.

Fazendo um papel importante para quem busca alcançar resultados profissionais, a ascensão, a inserção no mercado de trabalho, organização pessoal e financeira, e também, conseguir o tão almejado concurso público ou aprovação em um exame.

Qualquer pessoa que almeja seu desenvolvimento profissional, através de um plano como a gestão de carreira, é possível sua realização. Claro que para alcançar a conquista, é preciso o planejamento de todos os passos, um cronograma de ações e disciplina para cumprir, servindo como administrador de tempo e tarefas.

É importante:

– Definir as atividades ou ações para atingir suas metas;

– Estabelecer prazos para a execução de cada um delas;

– Organização e planejamento econômico e material.

E se você quiser saber melhor sobre onde colocar a pós-graduação no seu plano de carreira, organizar seus objetivos e metas estrategicamente, com foco na ascensão profissional, nós temos uma matéria que pode te ajudar a entender ainda mais sobre este assunto.

Você conhece o coaching?

O atual crescimento na procura pelo curso, é uma nova tendência para ascensão em diversos segmentos da vida. Essa não é apenas uma profissão, é além disso, uma metodologia que auxilia outras pessoas, ampliando e apoiando na realização de objetivos e metas, em diversos âmbitos.

É um processo que utiliza diversos recursos, técnicas e ferramentas, abrangendo inúmeras ciências como a administração, recursos humanos, psicologia, gestão de pessoas e entre outras, ou seja, é multidisciplinar. Que visa a realização de grandes conquistas na carreira profissional e também na esfera social, econômica, financeira, espiritual ou familiar.

O objetivo é retirar o indivíduo do seu estado atual e guiá-lo para a situação desejada, de forma rápida e efetiva. Mas não significa que as mudanças sejam momentâneas, e sim duradouras e muito positivas. Sendo uma oportunidade de visualizar, analisar e melhorar a autoconfiança e as limitações, buscando atingir o potencial máximo.

O coaching de carreira é essencial para facilitar o êxito no processo de mudança de emprego, promoção no trabalho, tanto para aqueles que não estão satisfeitos com sua situação atual, quanto para os que estão felizes mas desejam uma caminho mais próspero.

Que tal começar com uma Pós-Graduação?

Incluir uma especialização no seu plano de carreira não é uma péssima ideia, não é mesmo? E se você já quer sair daqui e procurar algo na sua área, acesse o site da Pós-Graduação CERS e dê o próximo passo com um dos nossos cursos.

Afinal, pensar no futuro após a graduação é um dos aspectos mais importantes para quem deseja evoluir na carreira, especialmente no Direito. O mercado exige que os profissionais estejam cada vez mais qualificados e preparados para novos desafios. Por isso, muitos optam pela especialização.

 

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