Como reconhecer uma instituição com qualidade de ensino - Portal de notícias CERS

Como reconhecer uma instituição com qualidade de ensino

A escolha de uma graduação ou especialização, é um grande passo para uma carreira de sucesso.

Por:
Atualizado em 26/06/2019 - 18:39
Qualidade de ensino

O mercado de trabalho e sua dinamicidade, tornou-se cada vez mais competitivo. Com isso surge a necessidade de ser um constante estudante, ou seja, estar sempre em busca por conhecimento. Entretanto, não basta apenas a vontade de estudar, é fundamental que essa aprendizagem tenha qualidade de ensino.

A demanda pela procura de cursos superiores tem aumentado no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada na área educacional, nos últimos cinco anos, o número de instituições que oferecem modalidade de cursos EAD, saltou de cinco mil para quinze mil.

É previsível que esse número aumente cada vez mais. Pois, o quantitativo de pessoas que trabalham e que querem estudar vem crescendo. Um reflexo do atual cenário do mercado de trabalho, cada vez mais exigente. 

O Ministério da Educação, leva em consideração alguns requisitos para permitir o funcionamento e abertura das instituições de ensino. Com base nesses critérios, elencamos os principais fatores que poderá te ajudar na hora de escolher uma instituição com qualidade de ensino.

Credenciamento

O processo de criação de uma Faculdade ou Universidade, é realizado através da aprovação das condições dispostas em lei. É necessário que o Ministério da Educação, credencie a organização, para operar como estabelecimento de ensino superior.

Esse processo não é feito uma única vez. Para manter os cursos funcionando, a corporação precisará sempre validar esse credenciamento.

Autorização

Não basta possuir apenas o credenciamento. De acordo com a legislação brasileira para que uma faculdade possa oferecer ensino, é necessário autorização do Ministério da Educação para a criação de cada curso. 

Histórico da instituição

Veja como é o posicionamento da instituição no mercado educacional. Busque por informações de pessoas que já estudaram ou ainda frequentam este ambiente. Assim, você terá uma orientação de indivíduos que possuem experiência direta com o grupo educacional.

Se a faculdade é recente no mercado, é importante verificar se já foi oferecido, qualquer outro tipo de produto direcionado ao ensino. Identifique quem integra o corpo docente e como é criada a grade curricular. Com esse conhecimento, você já terá uma ideia de como a empresa é visualizada na esfera da educação.

Pesquise

Para os que desejam iniciar uma jornada de aprendizagem, obter informações sobre o conteúdo programático e da instituição é indispensável, para analisar a qualidade de ensino.

Com a consulta, você verá todas as áreas e possibilidades que o curso e a instituição poderão te proporcionar. Dessa maneira, independente do parecer do MEC, você tirará suas próprias conclusões.

Corpo docente

Saber qual é a composição do corpo docente, é essencial para uma melhor avaliação de um curso com qualidade de ensino. Uma boa instituição precisa ter um corpo docente qualificado. Seja por uma especialização, mestrado ou doutorado, o importante é estar sempre atualizado.

Se for do seu interesse, você poderá solicitar esclarecimento dos docentes efetivos de cada disciplina e as áreas de atuações dos mesmos. Por fim, se não for suficiente, sempre é possível verificar as informações na plataforma Lattes do CNPQ. Nesta encontrará todo o histórico de produções e experiências acadêmicas dos docentes.

Suporte ao aluno

Seja na modalidade presencial ou EAD, uma instituição que oferece cursos educacionais precisa dar o melhor atendimento aos seus alunos. Possuir um cronograma de aulas, boa infraestrutura e um ambiente agradável faz toda a diferença na qualidade de ensino que o aluno irá receber.

O discente precisa saber que poderá contar com o auxílio do estabelecimento de ensino. Logo, as empresas que atuam no ramo educacional deverão se preocupar com o produto que será entregue aos discentes. Já que, o estudante que se sente acolhido, não perderá o interesse pelo curso. Dessa forma, evita-se uma evasão de alunos no decorrer do curso.

Por isso, não tenha medo de tirar dúvidas com o corpo de funcionários quando estiver pesquisando informações. Faça o máximo de perguntas possíveis e avalie se suas indagações foram respondidas.  

 Infraestrutura

Seja em um ambiente físico ou virtual, a forma como o curso será ministrado precisa ter a melhor qualidade de ensino possível. Na modalidade presencial, é possível constatar a qualidade pelas ferramentas e estruturas disponíveis em contato direito com o aluno.

Em sentido contrário, no ensino EAD, as ferramentas são em sua maioria virtuais. Contudo, as exigências não diminuem, o portal do discente precisa ter todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de aprendizagem do educando. A plataforma deverá possuir uma biblioteca virtual com bons títulos, portal de dúvidas e todos os mecanismos necessários para desenvolvimento do estudante.

Avaliações e atividades

Para que o aluno obtenha êxito em qualquer modalidade de ensino, a instituição deverá verificar o nível de aprendizagem desenvolvido no decorrer do curso.

Procure por estabelecimentos de ensino que levem a sério as aplicações de provas e atividades. Afinal, é o modo de constatar o progresso do estudante no curso. De forma que, o próprio aluno, com base nos resultados, poderá fazer uma autoavaliação do seu rendimento de aprendizagem.

 Exame Nacional de Desempenho dos Alunos

Também conhecido como ENADE, é uma das formas que o Ministério da Educação possui para avaliar o conhecimento que está sendo criado nas Faculdades e Universidades. Uma forma indireta de verificação, já que, a aplicação é feita entre os alunos, todavia, possui importância.

Com base nos resultados, o MEC afere os conhecimentos e diretrizes curriculares dos cursos, podendo a nota ser entre 1 e 5. A aplicação da prova tem variações que dependem da área na qual será aplicada, vale ressaltar que, não existe esse teste para as áreas de pós-graduação.

 Que tal começar com uma pós-graduação?

Com esses motivos, fica fácil entender a importância de escolher uma instituição de qualidade e inovação, que te auxiliará a mudar os rumos da sua carreira. A Faculdade CERS oferece o ensino de qualidade que você precisa para atingir seu êxito profissional, venha fazer parte do nosso time de alunos

 

Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link! 👇

QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

COMENTÁRIOS