Como começar a estudar do zero para concursos públicos? - Notícias CERS

Como começar a estudar do zero para concursos públicos?

Letícia Nunes
Por:
Atualizado em 06/05/2022 - 16:34
Contribuições do grupo de pesquisa em regulação e normatização para o processo físico e eletrônico acerca do Código Brasileiro de Justiça Desportiva
Aprovação em concursos

Sabemos que estudar do zero para concursos é uma tarefa árdua. Ainda mais quando você está dando os primeiros passos em direção a esse mundo e não sabe por onde começar!

De fato, aprender como começar a estudar é confuso, mas não é impossível! Nesse início é essencial que você seja produtivo e não perca tempo estudando da forma errada, aliás é o momento em que você irá criar a base nas matérias.

Portanto, se você é iniciante e quer aprender como estudar para concursos, vem conosco que trouxemos várias dicas para você!

1° Passo: Traçar uma estratégia

Inicialmente, para que você possa dar início aos estudos, é necessário que você entenda um pouco mais sobre os concursos públicos. Após isso, você ficará por dentro do funcionamento, da estrutura e das diversas áreas que permeiam os concursos.

Esse conhecimento será importante no momento de escolher a área para qual deseja prestar concurso, visto que, cada área cobra disciplinas e assuntos diferentes nas avaliações. Por isso, ao escolher o setor, você pode direcionar seus estudos para os diversos concursos que ele abarca e não apenas para uma carreira específica.

Após a análise detalhada dos concursos, você pode começar a traçar uma estratégia de estudos, isto é, escolher o método que irá utilizar. Como exemplo, podemos citar o estudo por doutrina ou videoaula, por lei seca e jurisprudência, por matérias mais recorrentes, pelo edital e por resolução de questões.

Cabe a você escolher a técnica que mais se identifica e inseri-la nos estudos!

2° Passo: Montar um cronograma de estudos

A segunda dica que trouxemos para vocês, é a elaboração de um cronograma de estudos! Isso irá te auxiliar na criação de uma rotina e, principalmente, no cumprimento das metas.

É importante ressaltar que os concursos são metas de longo prazo, logo, você deve ter em mente, que a preparação é um processo demorado. Por isso, ao montar seu cronograma, não é necessário dispor de muitas horas voltadas ao aprendizado, caso você ainda não tenha prática.

No primeiro momento, 3h (três horas) de estudos diárias são suficientes. Assim, após se adequar a essa rotina, você pode intensificar e aumentar o tempo reservado.

Você também perceberá que sua produtividade aumentará ao longo do período. Isso porque, durante as primeiras semanas é normal se confundir um pouco ao seguir o cronograma, afinal, você ainda está se habituando à nova prática.

Para te auxiliar ainda mais na criação de um cronograma, separamos um material especial para você no YouTube! Dá uma olhada:

Cronograma de estudos

3° Passo: Buscar um bom material para estudar do zero para concursos!

Como última dica, ressaltamos a importância de um bom material de estudos!

Para quem está começando, é fundamental que você disponha de ferramentas que te auxiliem nessa jornada da aprovação. Isso não apenas tornará sua caminhada mais leve, mas também, te ajudará a montar uma ótima base de estudos.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça agora os nossos Cursos Completos de 2022:

MP 1.108/MP
bloqueio do telegram

Leia também:

5 Hábitos Essenciais que você precisa incluir na sua rotina de estudos para concurso

Cronograma de estudos perfeito: aprenda a montar o seu!