Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

5 dicas para se preparar adequadamente para o TAF

Avatar de Joel Silva
Por:
Publicado em 11/07/2019, às 16:22 Atualizado em 11/07/2019 às 17:48

Olá, concurseiro(a)!

Firme e forte na preparação para concursos policiais? Hoje vamos te dar 5 dicas fundamentais para que você garanta uma preparação consistente para o Teste de Aptidão Física (TAF).

Trata-se de uma etapa eliminatória presente nos principais concursos da área policial, bastante temida por vários concurseiros.

Apenas como exemplo, nos últimos dois concursos para delegado da polícia federal, cerca de 30% dos candidatos foram reprovados no TAF.

Por isso, é primordial preparar-se adequadamente para essa etapa, juntamente com o estudo teórico, a fim de garantir a tão almejada aprovação.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de uma autoridade no assunto: o professor Rodrigo Frigato, bacharel em Treinamento e Esportes pela Universidade Estadual de Campinas/SP há quase vinte anos, onde atualmente faz parte do grupo da área de pesquisa em neurofisiologia do exercício; preparador físico de vários atletas de alto rendimento; autor do livro “TAF – Teste de APTIDÃO FÍSICA para CARREIRAS policiais”, pela editora juspodivm, no qual dá valiosas dicas e orientações especiais para esta etapa.

Confira agora as 5 dicas dadas pelo professor Rodrigo Frigato:

1- INICIE IMEDIATAMENTE O TREINAMENTO FÍSICO PARA O TAF

Nunca esqueça que o TAF é uma etapa eliminatória! A reprovação é considerável nesta etapa porque a maioria dos candidatos espera ser aprovado nas fases teóricas para, então, iniciar o treinamento físico para o TAF.

Não cometa este erro cabal! Concilie os estudos das provas teóricas com a preparação para o TAF, com o mesmo nível de dedicação e seriedade em todas as etapas. Não espere vir a aprovação nas provas teóricas para só depois começar o treinamento físico.

Dois pontos devem ser destacados: o primeiro é o fato de que, desde a publicação do edital, você já sabe tudo o que será exigido no TAF (exercícios, marcas, índices, quantidade de tentativas etc.); o segundo é que, embora o TAF seja uma etapa eliminatória, não é necessário vencer os outros candidatos, bastando cumprir as exigências do edital.

2- LEIA E RELEIA O EDITAL

Falando em edital, assim que ele for publicado, muita calma e atenção! Reserve sempre um tempo de seu dia, ainda que sejam alguns minutos, para a leitura e releitura de todos os pontos do edital.

Tenha total domínio e conhecimento de tudo que é exigido no TAF, pois isso fará com que você se sinta mais confiante e otimizará sua preparação.

3- BUSQUE A EXCELÊNCIA EM TODOS OS EXERCÍCIOS NO TREINAMENTO

Preste muita atenção aos detalhes! O TAF não é somente uma avaliação de capacidades físicas como força, resistência, velocidade e potência.

Os examinadores exigem, também, a capacidade física da precisão. É necessário realizar todos os movimentos com o máximo de excelência, pois pequenos erros de execução podem levar a uma reprovação.

Lembre-se de tomar cuidado com a amplitude, cadência e precisão necessárias em todos os movimentos, sob pena de perder valiosas tentativas e efetuar repetições que gerarão um desgaste prejudicial.

4- PROCURE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM EXPERIÊNCIA EM TREINAMENTO ESPORTIVO DE ALTO RENDIMENTO

Prepare-se com um profissional formado em educação física, registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física) e, principalmente, que tenha experiência na área do treinamento esportivo de alto rendimento.

É muito importante um bom profissional para supervisionar os seus treinos diários, ajustar as cargas, trocar os exercícios, avaliar o desempenho etc.

5- GRAVE OU FILME TODOS OS SEUS TREINAMENTOS

Peça a um amigo ou ao próprio professor para gravá-lo enquanto estiver realizando os testes físicos. Registre e armazene todos os exercícios realizados durante a preparação para o TAF.

Assim, será possível observar os movimentos, corrigir as falhas e avaliar os progressos, que fará muita diferença na sua preparação!

 

Caso tenha alguma dúvida ou deseje saber mais sobre o Teste de Aptidão Física, confira os comentários do professor Rodrigo Frigato abaixo:

 

 

CARREIRAS POLICIAIS PREMIUM: uma assinatura, inúmeras possibilidades!

Já conhece o plano de assinaturas do CERS Play voltado para concursos da área policial?

O Carreiras Policiais Premium oferece, em um único plano de assinatura, uma preparação sólida e completa para várias oportunidades surgidas na área policial!

Conte conosco em busca da tão sonhada aprovação! Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Joel Silva
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a