Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

4 razões para o Empreendedorismo na Advocacia

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 30/01/2023, às 14:02 Atualizado em 02/02/2023 às 12:05

É inegável o crescimento do mercado da advocacia no Brasil. Esse grande crescimento, claro, satura o mercado e causa dificuldades, especialmente para a jovem advocacia. O Empreendedorismo Jurídico é um novo jeito de encarar a advocacia. Por isso, ter uma visão estratégica sobre como empreender na advocacia se tornou uma questão de sobrevivência

E você deve estar se perguntando: qual a solução para este cenário? E eu te respondo: empreender na advocacia. Empreender é você enxergar o seu escritório como um negócio e aplicar estratégias empresariais na sua gestão e nas estratégias de divulgação e crescimento. 

É fundamental que você não confunda empreendedorismo com mercantilização. Mercantilizar é tratar o serviço jurídico como um mero produto, gerar promoções financeiras. Por exemplo: Black Friday 60% de desconto! Esse tipo de mercantilização não está de acordo com o Código de Ética. Empreender é apostar na gestão do escritório, em estratégias de atendimento ao cliente e em marketing dentro do contexto permitido pelo código de ética. 

Para você que é um advogado autônomo é essencial ter estratégias de empreendedorismo no seu dia a dia.  Fique atento sempre ao aspecto financeiro, à padronização do serviço, à produtividade, ao atendimento ao cliente e, claro, ao marketing do seu negócio.  

Para te ajudar nessa jornada, separamos 4 dicas para você começar a sua vida de empreendedorismo na advocacia. Vamos juntos?!

Use a rede social ao seu favor

Investir de forma assertiva nas redes sociais pode trazer muitos clientes. E é possível realizar marketing sem desrespeitar as normas da OAB e arriscar perder sua licença! A tecnologia ajuda, de forma efetiva, especialmente quem está começando a empreender na advocacia. 

A internet deixou de ser apenas uma diversão e começou a ser extremamente importante para quem pensa em alavancar positivamente o negócio. Para iniciar no empreendedorismo na advocacia é necessário começar a usar a tecnologia a seu favor. 

Um exemplo do uso da tecnologia ao seu favor é criar um escritório online. Como funciona? Hoje, seu escritório pode atender demandas em todo o Brasil, sem a necessidade de espaço físico, pois tudo vai ser feito de forma online

Foque em Especializações

O aperfeiçoamento é uma alternativa para quem deseja empreender na advocacia, e principalmente obter o reconhecimento no mercado jurídico. Mas você sabe o que isso significa na prática?

Se especializar é escolher um nicho específico para atuar. Se aperfeiçoar sobre uma área específica vai te tornar autoridade sobre o assunto que poucos têm conhecimento. E tudo isso você alcança por meio de cursos de prática jurídica ou uma pós-graduação, por exemplo.

Somente reconhecendo que você não sabe de todas as coisas que você poderá aprimorar suas habilidades e se sentir motivado todos os dias. Aqui no CERS ajudamos você a se aperfeiçoar de forma certa e com cursos de qualidade com diversos segmentos diferentes. Confira

Estabeleça metas e trabalhe para alcançá-las

O empreendedorismo requer paciência. O empreendedor de sucesso não atinge objetivos grandiosos por acaso ou de forma mágica. Por isso é fundamental o planejamento e a definição de objetivos alcançáveis que te levem ao resultado. Dessa forma, cumprir pequenos desafios todos os dias vai ajudar você a enfrentar todo o projeto. 

O que você pretende conquistar? Essa meta é atingível? Tenho um plano de ação para minha meta? Como estão aparecendo os resultados? Todas essas perguntas são fundamentais para quem está começando a definir seus objetivos e quer realizar uma boa gestão de negócios no ramo jurídico. 

Seja Proativo

Por fim, seja proativo. Ser proativo é sair da sua zona de conforto. Não espere que os clientes venham até você: vá atrás das oportunidades e tenha uma postura ativa, sempre obedecendo os limites impostos pela OAB para a conquista de clientes. Confira os limites.

Se você deseja aprender mais sobre o mundo do Empreendedorismo Jurídico, assista o vídeo da Professora Patrícia Bonetti:

assista agora!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog do CERS você encontra diversos conteúdos dos mais variados assuntos do mundo jurídico. Explore nossos conteúdos

Leia também:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a