Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso Cartório TJ CE: serventias escolhidas

Avatar de Carolina Siqueira
Por:
Publicado em 26/12/2019, às 11:00 Atualizado em 26/12/2019 às 12:06

 

A audiência pública de seleção das serventias foi realizada no dia 06 de dezembro de 2019. A Portaria de convocação para a audiência foi publicada na edição do dia 26/11 do Diário Oficial do Estado do Ceará e na página oficial do Tribunal. A lista das serventias escolhidas pode ser consultada na página de acompanhamento do concurso cartório TJ CE.

Leia também: Tudo sobre os disputados concursos para cartório

BAIXE AQUI O EDITAL

Vagas

O concurso oferece 228, sendo 152 por provimento e 76 por remoção. Do total, são disponibilizadas 5% a pessoas com deficiência, 8 (provimento) e 4 (remoção).

Inscrições

O período de inscrições estava inicialmente previsto para os dias 26/02 a 06/04 de 2018, no site da banca. Todavia, o prazo de realização do cadastro foi prorrogado até o dia 13/04. O valor da taxa foi de R$ 200,00.

A alteração foi assinada  pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ CE). Além da mudança do prazo, o documento também tratou da inclusão do Cartório de Registro Civil do Distrito de Mucuripe, em Fortaleza, conforme decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aumentando o número de vagas ofertadas.

Provas

A prova objetiva foi realizada no dia 20 de maio de 2018. De acordo com o edital, a prova objetiva de seleção foi composta de 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada.

Conteúdos exigidos

– Direito Notarial e Registral – 30 questões;

– Direito Civil, Direito Empresarial/comercial e Direito Processual Civil – 25 questões;

– Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário – 20 questões;

– Direito Penal e Direito Processual Penal – 15 questões;

-Direito Judiciário – 5 questões;

– Conhecimentos Gerais – 5 questões.

A prova prática e discursiva foi realizada no dia 5 de agosto de 2018. Para a realização da prova escrita e prática foi admitida a consulta à legislação, desacompanhada de qualquer comentário, anotação, jurisprudência ou súmula dos Tribunais, vedada a utilização de qualquer tipo cópias xerográficas, especialmente de livros e/ou de obras publicadas.

Requisitos

Para participar do concurso, os candidatos devem ter concluído o curso superior de graduação em Direito, em instituição de ensino oficial ou devidamente reconhecida pelo MEC, até a data da outorga ou, ter exercido por 10 anos completos, até a data da primeira publicação do edital, função em serviço notarial ou de registro.

Mais informações

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ CE) definiu o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul de Santa Catarina (IESES) como organizador do concurso cartório TJ CE.

O TJ CE já havia divulgado, em junho, os membros da comissão responsável pelo concurso para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado.

Para dar mais transparência aos trabalhos realizados pela Comissão, o TJ CE disponibilizou alguns documentos referentes à seleção no site da instituição. Entre os documentos, estão a relação de serventias extrajudiciais da capital e do interior providas e vagas.

Preparação

Conheça o Cartório Premium, o plano de assinaturas do CERS Play que vai revolucionar os seus estudos. O plano conta não somente com cursos preparatórios, mas também com diversas ferramentas e benefícios exclusivos.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Carolina Siqueira
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a