Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Você sabia que o TCC não é obrigatório para a sua Pós?

Avatar de Renan Pipolo
Por:
Publicado em 16/10/2019, às 12:30 Atualizado em 16/10/2019 às 09:19

Se você é do tipo que adora um desafio, mas sabe que para concluir um curso de Pós-Graduação vai te exigir muito tempo e dedicação no TCC, nós temos uma boa notícia! Sabia que agora você pode escolher se quer, ou não, realizar o seu trabalho de conclusão de curso? Com a nova resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório.

 

Mas o que diz a nova portaria do MEC?

Segundo portaria publicada no próprio site do Ministério da Educação, a portaria estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de Pós-Graduação lato sensu, denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996.

 

Certo, TCC não é obrigatório. Mas muda alguma coisa no diploma? 

Muitas pessoas podem pensar que isso vai criar uma nova categoria de especialização, ou que a comprovação será diferente. Calma! Não se preocupe, que o fato de você decidir ou não, realizar o seu trabalho de conclusão, não vai alterar absolutamente nada. 

Ao se formar, você receberá o mesmo diploma que todos os alunos da Pós-Graduação. “Ah, mas então ninguém mais vai fazer, porque o TCC não é obrigatório.” Não é bem assim. Fazer o trabalho de conclusão pode ter trazer algumas vantagens, dependendo dos seus objetivos.

 

Vantagens de não fazer o TCC

A primeira e mais óbvia vantagem é poder concluir a sua especialização em menos tempo. Afinal, nem todo mundo consegue conciliar o tempo em suas vidas profissionais e pessoais tão bem. Criando uma flexibilização para quem deseja dar um upgrade na sua carreira profissional, com muito mais foco e concentração nas aulas. Então se o TCC não é obrigatório e você precisa ganhar tempo. Decidir não fazê-lo parece ser uma boa opção.

 

Vantagens para quem deseja fazer o TCC

Muitas pessoas aproveitam a oportunidade do trabalho de conclusão de concurso, com o objetivo de transformá-lo em artigo, focando em publicações em revistas, jornais e online. Afinal, um estudo muito bem elaborado também pode ajudar outras pessoas que buscam informações sobre o assunto escolhido.

Além disso, a realização de um TCC pode fazer a diferença na prova de títulos para quem deseja seguir a carreira através de concursos públicos. Claro que depende muito do concurso, pois o edital de cada concurso vai dizer claramente se há prova de títulos, quais serão aceitos e quantos pontos vale cada um. Os mais comuns são: doutorado, mestrado e pós-graduação. Mas em alguns casos, são aceitos trabalhos publicados e experiência anterior na área de atuação do cargo para o qual o candidato está concorrendo.

Então se este é o seu foco, é bom pensar sobre a sua escolha.

 

Você decide

A melhor forma de resumir tudo que falamos por aqui, é que o melhor é saber bem quais os seus objetivos e necessidades. Assim, você poderá decidir melhor sobre fazer, ou não, o seu trabalho de conclusão de curso.

E se você já decidiu, eu tenho uma pergunta para fazer. Você sabe a diferença entre as Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu? Então clica aqui para descobrir melhor e dar o próximo passo na sua carreira profissional.

 

Já está pensando na sua especialização? Então acesse o site da Pós-graduação CERS e comece agora mesmo a investir no seu futuro.

 

Quer obter mais informações sobre a Pós-Graduação CERS? Clica no link! 👇

 QUERO UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Renan Pipolo
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a