A melhor forma de selecionar temas e livros para concursos - Notícias CERS

A melhor forma de selecionar temas e livros para concursos

Sane todas as suas dúvidas e fique mais próximo da aprovação!

Por:
Atualizado em 18/09/2020 - 11:20
Jornada de Trabalho

Na preparação para concursos públicos, algumas ferramentas são essenciais para obter melhores resultados. Ter em mãos materiais atualizados e direcionados ao concurso dos sonhos é fundamental. Outro ponto que deve permear o planejamento de qualquer concurseiro, relaciona-se à montagem do cronograma de estudos. Dedicar tempo condizente com a relevância dos assuntos e seu grau de dificuldade é a forma mais eficiente de aumentar o rendimento.

Pensando nisso, hoje temos algumas dicas sobre como selecionar livros e temas para concursos. Confira!

Devo esgotar o edital?

Em regra, o editais são bastante extensos. Se o candidato tem tempo suficiente até a prova para esgotá-lo, esta é sempre uma estratégia muito segura. Porém, quando não há tempo hábil para isso, selecionar temas mais recorrentes é uma boa estratégia.

Aliás, mesmo quando há tempo para estudar todos os temas do edital, as chances de aprovação serão sempre maiores quando a preparação for planejada. O planejamento deve envolver a obtenção do máximo conhecimento mediante aprofundamento e treinamento, focado em um núcleo temático ao qual as bancas dão maior ênfase.

Logo, identificar os temas mais recorrentes é fundamental. Pensando nisso, na biblioteca virtual do CERS há inúmeros materiais voltados à orientar os assinantes acerca de quais temas merecem maior foco em seus concursos. 

Como identificar os principais temas?

Inicialmente, deve-se conhecer a fundo o edital do certame que se irá prestar. O objetivo principal é identificar temas novos e o peso das disciplinas.

Também é importante analisar as provas anteriores do cargo e, se possível, da mesma banca, visando identificar os temas mais cobrados. Durante essa análise, também será possível extrair padrões na abordagem dos assuntos.

Esse levantamento das provas anteriores permite ao candidato maior previsibilidade do que e como pode vir a ser cobrado em sua avaliação. Aliás, o Setor de Inteligência do CERS disponibiliza, na biblioteca virtual, essa análise para os principais certames – o Estudo da Carreira.

Nessa etapa, a resolução de questões pode ser de grande valia. Caso não tenha tanto tempo para fazer uma análise minuciosa das provas anteriores, é possível  associar os estudos à identificação, à medida que responde às questões.

Lembrando que a resolução de questões é etapa essencial na preparação. A partir dela, adquire-se familiaridade com o perfil da banca e identifica-se os temas que precisam de mais atenção. Além disso, aprende-se a administrar o tempo da melhor forma.

Como selecionar os melhores materiais?

Conhecer a banca é fundamental para isso. Identificar o perfil de abordagem dos temas serve como norte para selecionar materiais mais ou menos aprofundados. Assim como, saber se deve dar maior foco à lei seca, jurisprudência ou doutrina.

Quer mais dicas de estudo e orientações sobre como escolher temas e livros para concursos? Então, confira nossa transmissão sobre esse assunto, dia 21/09, às 19h.

Tags relacionadas: