Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Dicas para identificar pegadinhas em concursos públicos:

Beatriz Pessoa
Por:
Publicado em 21/03/2023, às 10:46 Atualizado em 21/03/2023 às 12:24

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Fala, concurseiros. Você com certeza já se deparou com uma prova de concurso cheia de pegadinhas e sabe a sensação ruim de ter achado que acertou algumas questões e na hora do gabarito se depara com a resposta totalmente diferente.

Assim como você, inúmeros concurseiros já caiu na cilada das perguntas com aquela casquinha de banana. Esse tipo de prova é muito comum para induzir os candidatos ao erro e eliminá-los da disputa acirrada entre os concurseiros. Por isso, é importantíssimo saber como fugir dessas pegadinhas!

Por isso, especialistas recomendam o estudo da banca do certame escolhido pelo concurseiro. Essa metodologia de questões com pegadinhas é muito utilizadas pelas bancas com o intuito de testar algumas habilidades dos candidatos, que vão além do conhecimento. Capacidade de concentração, o nível de concentração, capacidade de raciocínio logico e até mesmo a inteligência emocional do candidato.

Sendo assim, não basta apenas o concurseiro estudar dia e noite sem parar e deixar de se preparar psicologicamente para enfrentar o clima tenso e alto responsabilidade do certame. A insegurança, medo e estresse será seu maior inimigo durante a prova. Os candidatos nervosos têm a maior dificuldade de perceber as charadas criadas pelas bancas, se tornando essencial saber controlar as emoções e buscar formas técnicas para manter a tranquilidade e uma boa administração de tempo na hora de realizar a prova.

Sem sombra de dúvidas uma das bancas organizadoras com maior número de pegadinhas em suas provas é a banca CESPE. Em regra, a sua modalidade de prova é composta pelo CERTO OU ERRADO e geralmente as pegadinhas de concurso público se encontram nessas questões, tendo em vista, que não há possibilidade de eliminar a alternativa correta.

Mas fique tranquilo, pois neste artigo, vamos te ajudar a resolver esse grande empasse e iremos listar algumas dicas para você identificar de forma clara e precisa as pegadinhas lançadas pela banca do seu certame. Confira!

Leia o enunciado com atenção:

É fundamental ler cuidadosamente cada questão e procurando entender todos os termos e palavras utilizadas. Como dito acima, as pegadinhas aparecem de várias formas nos certames e você precisa ter cuidado com o embaralhamento de conceitos ou palavras que até o concurseiro mais calmo e atento não conseguem perceber. É importante interpretar e entender o enunciado e não somente confiar na sua intuição.

Analise as Alternativas:

Depois de ler todo o enunciado, leia de forma cuidadosa as alternativas oferecidas. As vezes as pegadinhas estão nas alternativas e não no enunciado. Tenham bastante atenção nas alternativas que solicitam a resposta CORRETAS OU INCORRETAS, muitos concurseiros se confundem nesse tipo de questão. Muitos erram, principalmente quando o enunciado solicita a opção incorreta. Pela falta de atenção da questão, acaba marcando a alternativa correta.

Prestem sempre atenção nas elaborações das respostas, as bancas costumam elaborar respostas similares, apenas alterando alguma palavra que sai do contexto e normalmente em uma delas está a resposta certa do enunciado.

Confira os termos e as palavras chaves:

Seja minucioso nas palavras-chaves, termos técnicos, números e datas. Maioria das vezes, esses detalhes podem ser alterados sutilmente nas perguntas ou respostas para confundir os candidatos. E uma dica excelente para esse tipo de caso, é grifar, ao longo da leitura, todas as palavras que você considerar importante. Posteriormente, volte nesses pontos e fique atento á forma como estão empregados nas alternativas.

Revise suas respostas:

Não só nos estudos como na hora da prova a revisão é de extrema importância. Sempre revise suas respostas antes de enviar a prova. Se você tiver tempo suficiente, revise as perguntas novamente para se certificar que você entendeu corretamente o que foi solicitado.

Saiba distribuir seu tempo nas questões:

Como supramencionado, você precisa saber distribuir seu tempo na hora da prova. Revisar suas respostas necessita que você saiba controlar o seu tempo. Normalmente durante a prova você encontra alguma questão que utilizou de pegadinha para confundir sua cabeça e você fica com dúvida em duas alternativas, dê um tempo e volte para analisá-la depois.

Por isso, a importância de saber distribuir seu tempo entre uma questão e outra. Caso você se desgaste emocionalmente para tentar resolver uma questão, nas próximas você terá que lidar com o curto tempo e a exaustão.

Estude fazendo provas anteriores:

Umas das melhores maneiras de se preparar para as pegadinhas é praticar resolvendo provas anteriores do mesmo concurso e da mesma banca. Isso ajudará você a se familiarizar com a abordagem e as estratégias utilizadas nas questões. Sendo indispensável você estudar o que a banca do concurso que você vai prestar cobra nas questões e conhecê-la minuciosamente. Inclusive umas das melhores formas de estudar para concurso é na resolução de simulados, confira a nossa correção do simulado do TSE e se familiarize:

Uma das bancas mais temidas pelos concurseiros e a CEBRASPE e FGV, tanto pela sua complexidade nos enunciados que costumam ser grandes, como nas pegadinhas para testar sua atenção.

Controle seu emocional:

Lembre-se de que as pegadinhas é uma forma de avaliar sua capacidade de ler cuidadosamente as questões e analisar as informações fornecidas. Por isso, mantenha a calma e use as dicas acima para ajudá-lo a identificar e evitar as pegadinhas.

Gostou desse conteúdo? Então sempre nós acompanhe e  não perca nossas postagens. Vamos juntos!

Você pode se interessar por:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Beatriz Pessoa
Por:
Autor

Estagiaria de Conteúdo. Estudante de Direito. Especialista em Mediação e Conciliação Extrajudicial

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a