Seguridade Social: como gabaritar a disciplina na prova do INSS - Notícias CERS

Seguridade Social: como gabaritar a disciplina na prova do INSS

David Melo
Por:
Atualizado em 13/01/2022 - 10:17
LOA

Olá, concurseiros! 2022 é um ano que promete concursos bastante aguardados e o principal deles você já deve saber: é o do INSS.

Após muitos anos sem concursos, há uma grande possibilidade do certame acontecer ainda em 2022. Dessa maneira, estar preparado é essencial, e o CERS vai te ajudar nisso!

Pensando em nossos alunos, o Blog CERS preparou um guia que quer te levar a gabaritar a matéria mais importante do concurso: Seguridade Social.

Confira nossas dicas abaixo e vamos juntos rumo a aprovação!

Concurso do INSS: Provas e Previsões

O concurso do INSS é a esperança de muitos estudantes no ano de 2022. Após 7 anos de espera, o concurso tem tudo para ocorrer esse ano.

Ao que indica ser o padrão de prova, o certame promete ter a clássica disposição da Cebraspe. Sendo, portanto, 120 questões de julgamento de assertivas certo ou errado.

O grande destaque da prova de INSS é o alto número de questões de uma única matéria. Vejamos de forma destrinchada os números de questões por matéria da prova:

– Português: 15 questões
– Seguridade Social: 70 questões
– Constitucional: 07 questões
– Administrativo: 05 questões
– Regime Jurídico Único: 06 questões
– Ética: 06 questões
– Informática: 05 questões
– Raciocínio Lógico Matemático: 06 questões

Dessa maneira, é possível observar que as provas do INSS tem como característica um conteúdo bastante enxuto. A prova dá acesso a uma boa carreira, com bons valores de remuneração e 6 horas de trabalho por dia.

Por esses motivos, se espera para o próximo concurso um alto nível de concorrentes. E, nesse caso, a preparação é essencial para enfrentar a banca e conquistar a aprovação.

Por isso, o foco na disciplina de seguridade social pode ser o passo fundamental para largar na frente.

Leia a Lei Seca de Seguridade Social

As provas de INSS possuem um alto índice de assuntos que se relacionam com a literalidade da lei. Nesse contexto, ao observar o conteúdo programático do último certame, é possível destacar que seguridade social é praticamente uma matéria legislativa. Vejamos o último edital:

Apesar de conter um número de legislações relativamente baixo, os assuntos da matéria são conceitos trabalhados pelas leis indicadas. Dessa maneira, o conhecimento da literalidade da lei é um excelente método de estudo, em que há a possibilidade de esgotar o edital.

Logo, não resta dúvida de que é mais que necessário um bom conhecimento da lei seca para gabaritar as 70 questões de seguridade.

Além de acelerar o aprendizado, o estudo da lei seca é aparentemente mais fácil para aqueles que preferem objetividade.

Fique Ligado nas Minúcias das Leis

Em um concurso bastante concorrido uma simples questão pode ser muito relevante para definir quem será aprovado ou reprovado. Portanto, no estudo de seguridade social, é importantíssimo ficar ligado nos detalhes legislativos.

Nesse contexto, o foco é importante por ser tratar de uma complementariedade da dica dada acima. Por isso, opte por discriminar as leis estudadas.

Ademais, é relevante perceber o grau de conceitualização contida nas leis presentes em edital. É justamente essas leis que definiram as fontes de receita da seguridade, os benefícios e beneficiários, as obrigações previdenciárias, ou seja, todos os pontos do edital em algum momento está relacionado com a lei e seus detalhes.

Por isso, ficar atento aos detalhes, é a nossa segunda dica, essencial!

🖍 Resolva questões

Após o acúmulo e a busca de conteúdo, o próximo passo é exercitar. Dessa maneira, resolver o máximo de questões é o teste mais relevante na hora de pôr em prática o conhecimento.

Além disso, lembre-se que são 70 questões do mesmo assunto! Por isso, o exercício de questões pode fazer com que, na hora da prova, o candidato visualize muitas questões parecidas com as que já resolveu durante o estudo.

Lembrando que, na hora de resolver questões, vários métodos podem ser utilizados. Logo, é possível além do exercício, a utilização das questões como revisão de conteúdo, mapeando erros e acertos, possibilitando um retorno ao material de estudos de uma maneira mais direcionada as deficiências do estudante.

Estude por Materiais Atualizados

Por fim, um dos passos primordiais no contexto do Direito Previdenciário, é o estudo por material atualizado. A previdência social está em constante atualização.

Desde o último concurso, ocorreram reformas importantes e que alteraram diversos temas da seguridade. Por fim, vejamos as últimas reformas em pontos da seguridade que impactarão na sua prova:

Principais Alterações Emenda Constitucional 103:

  • Tempo de Contribuição
  • Idade Mínima
  • Cálculo de Benefício
  • Alíquotas
  • Limite e Acúmulo de Benefício
  • Pensões por Morte

Conte com Ajuda do Time do CERS

O CERS tem o time mais preparado para te ajudar no Concurso do INSS. Quer saber tudo sobre o certame? Confira nossa live, apresentada pela Professora Adriana Menezes e largue na frente.

Conheça o Curso Completo CERS para o Concurso do INSS

Curso Completo Para Analista e Técnico da seguridade social composto com o melhor corpo docente da área Jurídica no Brasil, oferece, a partir de um estudo personalizado, o método mais completo de estudos. Carga horária de 180h completa e direcionada, benefícios, atributos, além de diversos bônus para intensificar seus estudos. 

seguridade social
seguridade social

Gostou do Nosso Conteúdo?

Veja mais sobre boletins de concursos, atualizações jurídicas e jurisprudenciais.

Leia também: Concurso TRT-3: Novo edital em breve? Saiba tudo sobre!