Elabore o seu plano de estudos para as Carreiras Jurídicas! - Portal de notícias CERS

Elabore o seu plano de estudos para as Carreiras Jurídicas!

Saiba como planejar a sua preparação para ficar mais perto da lista de aprovados.

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 28/09/2018 - 17:01
Saiba como fazer o seu plano de estudos!

Já que você está se preparando para concursos públicos na área de Carreiras Jurídicas, precisa de organização. Por isso, vale muito a pena se planejar para estudar todos os dias. O ideal é você criar um plano e um ciclo de estudos, incluindo a revisão, para aproveitar o seu tempo de preparação com qualidade e empenho.

Com um bom planejamento, realizado especialmente para alcançar os seus objetivos, você vai trilhar o caminho do sucesso rumo à aprovação. Basta ter disciplina e seguir com rigor a rotina dos seus estudos.

 

A importância do plano de estudos

Rotina! Esse é o ponto chave para a sua aprovação. Para começar, você precisa definir bem o quanto de tempo tem disponível para se dedicar à sua preparação. Mas preste bem atenção: vale ressaltar que é o seu futuro que está em jogo. A sua vida pode mudar completamente, e para melhor, ao conquistar a sua tão sonhada aprovação. Então, priorize os seus estudos sempre que puder.

É importante também ser bem realista ao elaborar a sua programação, certo? Não adianta se empolgar demais e criar um roteiro de atividades impossível de ser cumprido. Atente-se aos horários em que você precisa tomar conta também das outras áreas da sua vida, tais como trabalho ou outros estudos, atividades físicas, refeições, deslocamento, repouso e até mesmo o lazer.

Sim! Você também precisará de um tempo para descontrair. Estudar para certames pode ser um pouco estressante por conta da pressão psicológica que muitos concurseiros ficam sujeitos devido à auto cobrança. Por isso, deixe sempre reservado um espaço na semana para fazer algo que goste e se sinta bem. Sua mente precisa estar tranquila para assimilar os assuntos com clareza.

 

Monte o seu Plano de Estudos

Confira orientações importantes para a elaboração de um ciclo de estudos! Você vai saber como elaborar o seu quadro e como irá dividi-lo. Especialmente para ajudar os concurseiros interessados em focar nos estudos, elencamos um passo a passo primordial. Você terá todos os detalhes que precisa para criar um modelo personalizado de acordo com as suas necessidades para alcançar o seu sonho.

 

Modelo de Plano de Estudos

Cada concurseiro tem a sua própria rotina e é preciso adaptá-la à melhor preparação possível para conquistar a aprovação. Confira, abaixo, dois exemplos de ciclo de estudos: um para quem trabalha e outro para quem dispõe de mais tempo. Os modelos são apenas para inspirá-lo. Lembre-se de adequar os espaços de acordo com o seu dia a dia.

  1. A) Neste primeiro exemplo, o concurseiro tem disponível grande parte dos dias para se dedicar aos estudos.
  2. B) Neste segundo exemplo, o concurseiro possui uma jornada de trabalho de oito horas por dia, de segunda a sexta-feira.

 

Aplique o ciclo de estudos em sua rotina

Outro ponto bastante importante na hora de estudar é saber como estruturar o tempo em cada disciplina. Por isso, é importante realizar um ciclo de estudos. O que é isso? Trata-se de um detalhamento do seu plano de estudos.

No espaço reservado para estudar, você vai preencher as disciplinas e horários estabelecidos para cada uma. Por exemplo, no primeiro quadro que você viu neste mesmo artigo, está reservado o horário das 8h às 12h para estudar. Nele, você precisa dizer se vai esplanar a matéria de Direito Administrativo, Constitucional ou qualquer outra que seja cobrada concurso público que você vai fazer.

O ideal é não passar muito tempo em uma única disciplina. Isso ajudará o seu cérebro a fixar melhor a matéria. Além disso, você se sentirá mais motivado a continuar estudando porque não estará cansado de ver apenas um único tema durante horas.

Atenção: na hora de montar o seu ciclo, não esqueça que você precisa ver todas as matérias. Muitos candidatos acabam falhando porque não se dedicam nas matérias que não gostam. Você não pode cometer esse erro! Divida as disciplinas de acordo com as suas necessidades e não com o seu gosto.

 

Veja abaixo um modelo de ciclo de estudos

Após baixar o edital ou as últimas provas e simulados do certame que você deseja, vai saber exatamente quais são as disciplinas que precisará estudar. Com isso. poderá montar o seu quadro personalizado. Abaixo, um exemplo com algumas matérias mais recorrentes em concursos na área de Carreiras Jurídicas e outros espaços.

A importância da revisão das disciplinas

Ainda dentro do seu plano e ciclo de estudos, mas uma dica valiosa: revisar! O advogado mais novo do Brasil, Mateus Ribeiro, conta como a revisão o ajudou na missão de ser aprovado na OAB de primeira. Ele aplicou uma técnica que aprendeu com o livro Make It Stick, escrito por Peter Brown, Henry Roediger e Mark McDaniel, publicado pela Harvard University Press em 2014.

“Para não esquecer do que estudo, eu uso o método da revisão espaçada. Quando aprendemos uma matéria nova, essa informação vai para nossa memória de curto prazo. A revisão tem o objetivo de transferi-la para nossa memória de longo prazo, que é bem mais resistente e duradoura”, explica.

Ao longo da sua preparação, você vai perceber o quanto conseguirá memorizar os assuntos de cada tema que precisa dominar para se dar bem na prova. Vale ressaltar ainda que a revisão deve ser rápida e objetiva porque além de consolidar o que já aprendeu, você precisa conhecer novos conteúdos

Confira o método da revisão espaçada:

DIA 1 – aprendizado de conteúdo novo

1ª REVISÃO – dia seguinte

2ª REVISÃO – 3 dias depois

3ª REVISÃO – 1 semana depois

4ª REVISÃO – 2 semanas depois

5ª REVISÃO – 1 mês depois

6ª REVISÃO – 2 meses depois

7ª REVISÃO – 4 meses depois

8ª REVISÃO – 6 meses depois

9ª REVISÃO – 8 meses depois

 

Mais informação!

A nossa série de conteúdos voltados para concurseiros da área de Carreiras Jurídicas ainda tem muito mais para você! Fique ligado que na semana que vem tem ainda mais informação para ajudar você a conquistar o cargo dos seus sonhos!

COMENTÁRIOS