Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Advogado mais jovem do Brasil realiza sustentação oral no STF

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 08/11/2018, às 08:00 Atualizado em 09/11/2018 às 12:32

O brasiliense Mateus Costa Ribeiro, que fez preparatório com o CERS, é o advogado mais jovem do Brasil a defender um argumento na tribuna do STF. Na última quinta-feira, 8/11, apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade nº 3559 contra a lei estadual de 2005, do Rio Grande do Sul, sobre a prática de revistas íntimas nos funcionários pelas empresas.

A atuação do jovem foi digna de elogios por meio do ministro relator do processo, Luis Edson Fachin. O placar, no entanto, terminou empatado: 4×4, com argumentos acolhidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Marco Aurélio Mello.

Dessa forma, se a realização do seu sonho também está ligada à aprovação no Exame de Ordem, você já pode iniciar a sua preparação. Assim como Mateus Ribeiro, você pode estudar com o CERS Cursos Online e ficar mais perto de ver o seu nome na lista de aprovados!

Aproveite e inscreva-se em nossa revisão gratuita para a prova da OAB!

Você pode se interessar por: Confira os nossos cursos preparatórios para o Exame de Ordem!

Inspiração

Não se fala em outro assunto. Tamanha foi a conquista do brasiliense Mateus de Lima Costa Ribeiro, que seu rosto está estampado em todos os veículos de comunicação do país. Com apenas 18 anos, o “advogado mais jovem do Brasil” participou de cerimônia na seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
“É uma honra para mim. A advocacia é a profissão de grandes personalidades, e saber que sou o mais jovem dessa profissão tão grandiosa significa muito para mim. O que contribuiu para que eu conseguisse chegar até aqui foi a bagagem que eu criei com os ensinamentos dos meus pais”, afirmou durante a cerimônia. Foi um momento de agradecimento ao pai João Costa Ribeiro e à mãe Rosilene Costa Ribeiro, ambos atuantes no Direito. Eles o inspiraram em suas escolhas.

O evento foi realizado na última sexta-feira, dia 27 de julho de 2018. Na ocasião, o jovem recebeu sua carteira pela Ordem de Advogados do Brasil após ter sido aprovado no XXV Exame de Ordem. Aliás, Mateus passou de primeira com a ajuda do CERS Cursos Online e quebrou o recorde do próprio irmão. João Costa Ribeiro Neto havia sido aprovado na OAB aos 20 anos.

Já a irmã do meio, Clarissa Costa Ribeiro, também pretende realizar o feito aos 20 anos. Ela já foi aprovada no Exame e deve se formar ainda este ano pela UnB. Assim, será a mulher mais jovem da capital na realização do sonho de milhares de estudantes e bacharéis em Direito.

 

Conselho

Aos OABeiros de todo o Brasil, Matheus Ribeiro deixa um conselho. “Estudem bastante Ética. É uma disciplina relativamente pequena e que possui um bom número de questões na prova”. Além disso, outra dica que o jovem advogado deixa é por em prática todo o conhecimento adquirido. “A resolução de questões me ajudou muito”, afirma.

Em meio à sua preparação, ele estudou com o CERS Cursos Online, adquirindo, entre outros preparatórios, o Curso OAB Premium 6 em 1.

Você pode se interessar por: Confira dicas de seis aprovações em concursos públicos

 

 

Conheça a trajetória do advogado mais novo do Brasil

Uma criança inspirada. Assim era Mateus, aos nove aninhos, quando despertou o interesse pelo Direito. Ele já queria seguir o caminho dos pais João Costa Ribeiro e Rosilene Costa Ribeiro. E o primeiro passo rumo à doutrina foi dado por conta de um castigo imposto por eles.

Para se ver livre da punição e poder ir a um jogo de futebol, ele precisou impetrar um habeas corpus que seria julgado pelo pai. Foi uma ação até então despretensiosa em relação aos frutos que colheria. Não sabia o pequeno que, anos mais tarde, seria o início de uma jornada para a realização de uma grande conquista. Ele se tornaria em 2018 o advogado mais jovem do Brasil com apenas 18 anos.

Ainda na época da escola, dedicou-se bastante aos estudos. Instigado pelo desafio lançado por um professor da 5ª série, leu 86 livros em um ano. Dessa forma, tomou gosto pela leitura e desenvoltura na interpretação de textos e compreensão dos conteúdos.

Após uma decisão liminar, Mateus foi autorizado a ingressar na Universidade desde que concluísse o Ensino Médio. Assim, preparou-se em apenas 24h e concluiu a etapa. “Foram cinquenta provas de todas as matérias possíveis e imagináveis. As 24 horas mais intensas da minha vida. Eu literalmente nem dormi direito”, confessa.

O esforço do garoto seguiu além das expectativas e ele concluiu o curso de Direito, que possui 10 períodos, em quatro anos. Ao longo da graduação, também estagiou e deu conta, é claro, da tão esperada monografia. Inclusive, ele conta que esse foi justamente o seu maior desafio. “A minha monografia foi sobre Processo Legislativo e eu precisei me dedicar bastante a ela. Eu diria que esse foi o meu maior desafio”, revela.

Portanto, agora, Mateus está apto para aproveitar a representatividade da realização de seu sonho. Mateus Ribeiro é o advogado mais jovem do Brasil.

 

Você pretende seguir carreira na área do Direito? Fique por dentro dos Primeiros Passos das Carreiras Jurídicas!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a