O sonho da magistratura - Portal de notícias CERS

O sonho da magistratura

Por:
Atualizado em 14/01/2016 - 16:31

justiça-magistratura-cers-concurso-tj-rsO cálculo médio de tempo entre o início da preparação e a sonhada aprovação no cargo de juiz fica em torno de três anos. Antes disso foram registrados apenas casos excepcionais. Apesar da concorrência acirrada, mais e mais concurseiros se mostram interessados nas vagas oferecidas a cada ano.

Para a estudante Monique Medeiros, de Florianópolis/SC, a admiração pela magistratura veio desde pequena, vendo o avô atuar na área. Trabalhou no Tribunal de Justiça por sete anos, fez uma pós-graduação e ainda buscava uma oportunidade como juíza.

A jovem deu o pontapé inicial prestando o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo, e acertou mais de 75% da prova na primeira fase. Um resultado animador, que impulsionou a inscrição no concurso para o mesmo cargo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. “Minha rotina era ir para a Escola da Magistratura de manhã e estudar com o CERS à tarde. Para ter concentração, preciso que o estudo seja dinâmico, por isso, leio livros, resolvo questões, assisto às aulas online, e busco as atualizações jurídicas, pois são muitas reformas, todos os dias, e o estudante precisa estar atento. Nesse universo, acredito que a resolução de exercícios é uma prática indispensável para testar os conhecimentos”, conta ela.

Entre muitas dicas e técnicas, Monique diz que também tem seus truques: “Quando me imagino atuando como juíza, minha motivação é 100%. Então, quando estudo, fico repassando o conteúdo como se estivesse dando aula. Isso me ajuda a fixar o conteúdo e a construir os argumentos para a prova oral.” (trechos da matéria publicada na 19ª Revista Edital).

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

E você, qual é a sua técnica para continuar focado nos estudos em busca da aprovação?

A prova objetiva do concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul será realizada no dia 03 de abril. Até lá, ainda tem muitos estudos pela frente. O curso intensivo de dicas e questões possui 80h/aulas a fim de preparar os candidatos para os conteúdos mais importantes exigidos no edital.

TJ/RS – JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO (PROJETO UTI DE DICAS TÉÓRICAS E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES)

Tags relacionadas:

COMENTÁRIOS