Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Dicas de concentração nos estudos para OAB

Avatar de Camylla Santos
Por:
Publicado em 27/08/2019, às 13:42

A concentração é algo muito importante para os estudos, pois é crucial para quem deseja manter o foco e não se distrair na hora em que for estudar. Principalmente para aqueles que estão se preparando para a maratona da 1° Fase da OAB. Em que serão exigidos do aluno o conhecimento de todas disciplinas, sem possibilidade de consulta. 

Assim, caso você tenha dificuldades em se concentrar, não se preocupe, esse material será ainda mais útil para que você desenvolva a concentração na sua rotina de aprendizado. Nessa perspectiva, a equipe CERS produziu esse material com dicas específicas para aprimorar a sua concentração nos estudos. 

  1. Organização 

Estudar em um ambiente desorganizado não é o ideal para quem deseja ter um bom rendimento nos estudos. O desejável é que você tenha um local próprio para estudar que deverá ser organizado e bem silencioso. Se dedicar a uma imensidão de conteúdos no meio de uma bagunça poderá tirar sua atenção dos livros ou atividades. Por isso, mantenha sempre o seu local de estudo bem organizado, assim você não terá distrações na hora de estudar!

  1. Diminua o uso de dispositivos eletrônicos 

Se você não utiliza os aparelhos eletrônicos ao seu favor na hora de estudar, é necessário que você os evite. Pois poderão ser seus obstáculos na sua jornada até a sua aprovação. 

As redes sociais são grandes fontes de distração assim como o recebimento de mensagens instantâneas, pois no momento de estudo qualquer outra atividade aparenta ser mais atrativa do que o labor do estudo. Isso faz com que você dê mais atenção ao dispositivo do que aos estudos. 

Por isso, se o dispositivo não for um auxílio, dê uma pausa no uso quando for estudar, você perceberá com o tempo que existirá um aumento significativo de concentração e rendimento. A equipe CERS por exemplo, disponibilizamos diversos aplicativos que irão te auxiliar e direcionar nos estudos como o App CERS no bolso.

  1. Estude sozinho 

Caso você tenha dificuldade em estudar em grupo, a melhor opção é estudar sozinho! Sabe-se que, nem sempre estudar em grupo é uma atividade em que as pessoas envolvidas na ação estão concentradas e focadas. Além de que para algumas pessoas o silêncio e a concentração são essenciais para um bom rendimento. 

É muito comum que ocorram conversas e brincadeiras quando o estudo é coletivo, nem todo mundo consegue estudar em grupo, o que poderá gerar distrações. Se você é o tipo de pessoa que precisa de silêncio e um ambiente tranquilo, estudar só é o melhor para você!

  1. Concentre-se ouvindo música

Você gosta de estudar ouvindo música? Muitos estudantes são adeptos dessa prática em suas rodadas de estudo, contudo, existem particularidades que você precisa saber sobre o seu uso no aprendizado. 

A música deve ser utilizada como uma ferramenta de concentração, por isso, o ideal é que você ouça músicas que ainda não conheça. Pode até parecer um pouco estranho, mas é dessa forma que você terá uma maior concentração. Isso ocorre devido ao fato que, em vez de ser uma forma de aumentar a sua concentração, se você ouvir melodias conhecidas ou em sua língua nativa, o efeito será em sentido contrário. Ou seja, você poderá perder o foco e a concentração. Por isso, apenas use músicas instrumentais ou de línguas não conhecidas!

  1. Tenha um ritual próprio para iniciar os estudos 

Tenha um momento seu antes de começar a sua rotina de estudos. Esse ritual poderá ser qualquer coisa que te proporcione um momento de prazer. Por exemplo, poderá ser um alongamento, realização de alguma atividade física ou até mesmo cantar uma música. Não importa qual atividade você pratique, desde que seja algo prazeroso e constante. Dessa forma, seu cérebro irá identificar que está próximo do momento de estudar. 

  1. Alimentação 

Uma alimentação regular e balanceada também é uma forma de contribuir para a sua concentração. Quando você inicia os estudos bem alimentado (a), é pouco provável que você pare a atividade que está fazendo para fazer uma refeição.

Lembre-se, quanto menos distrações você tiver, melhor poderá ser seu rendimento, visto que, você poderá estudar sem interrupções. Se você é do tipo de pessoa que gosta de realizar pequenas refeições enquanto estuda, isso não é um problema! Contudo, é interessante que os alimentos que forem ser consumidos estejam perto de você, assim, você não perderá tempo na busca por alimentos ou se distrairá indo até a cozinha. 

  1. Hidratação 

Segundo um estudo realizado pelas Universidades de Westminnster e East London, o consumo do líquido ajuda no raciocínio e desempenho na hora de estudar. 

Além disso, ter água sempre por perto é o ideal para que não seja uma desculpa de distração, ou pior, um meio de procrastinação. Portanto, mantenha-se sempre hidratado e tenha sempre próximo a você um recipiente com água. Assim, você não precisará parar a atividade que esteja sendo executada para beber água. 

  1. Conheça seu corpo 

Cada indivíduo funciona de uma forma particular, ou seja, cada um possui suas próprias particularidades e características. Logo, procure conhecer seu corpo, busque identificar em qual horário você está mais disposto. Se por exemplo, você tem uma maior concentração em determinado horário do seu dia é nesse momento que você deve dar tudo de si. 

Dessa forma, tendo o conhecimento de como funciona será mais fácil aprimorar os pontos positivos e realizar uma reflexão dos pontos negativos. Além de visualizar como melhorá-los para um melhor rendimento e concentração nos estudos. 

  1. Cuide da sua saúde 

Por último, e mais importante não esqueça de cuidar da sua saúde. Se seu corpo e mente não estiverem saudáveis, de nada adiantará realizar todas as outras dicas dadas nesse material. A manutenção de um corpo saudável é composta por diversos fatores: sono regular, boa alimentação e realização de atividades físicas. 

Nessa perspectiva, o ideal é que todos os fatores estejam bem equilibrados para que seu corpo funcione bem em todas as atividades que você for realizar. Sendo assim, não esqueça de cuidar da sua saúde física e mental, você verá como sua concentração será expandida.

 

Vamos juntos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Camylla Santos
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a