Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

8 Dicas e estratégias para a aprovação na OAB

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 21/01/2019, às 16:00 Atualizado em 21/01/2019 às 18:08

O processo seletivo do Exame de Ordem tem suas particularidades. Muitos candidatos reclamam das dificuldades em estudar para a prova. Por isso, é preciso definir estratégias que podem ajudar na preparação.Uma preparação específica ajuda a superar a prova e conquistar a aprovação na OAB, independente da qualidade do ensino recebido até o exame de ordem.

Confira 8 dicas para quem está estudando para a OAB:

 

1. Faça um planejamento de estudos

Quais matérias possuem mais questões na prova? Qual disciplina você vai estudar hoje e quando vai fazer o simulado? Assistir aulas ou estudar a legislação pura? Por isso, todas as etapas de preparação precisam estar bem definidas no seu planejamento de estudos. Ademais, definir o cronograma com qual disciplina estudar por dia e quanto tempo você tem disponível é fundamental para otimizar o seu estudo e aprendizagem.

 

2. Leia o edital com atenção

Você não precisa, nem deve, esperar o edital para iniciar o estudo para a prova da OAB. No entanto, assim que ele for publicado é fundamental fazer a leitura de todos os tópicos. O documento traz detalhes da prova, data, horários, o que pode e não pode levar no dia da prova e uma série de instruções sobre todo o Exame de Ordem. Dessa forma, é preciso jogar conforme as regras, então fique por dentro do edital!

 

3. Assista às aulas explicativas

O acompanhamento de uma aula explicativa seguida da leitura da legislação correlata na medida da evolução do estudo é uma excelente estratégia. Sendo assim, isso permite que o candidato estabeleça os vínculos entre os conceitos, teorias e a norma.

 

4. Doutrina, legislação e jurisprudência

Como se não bastasse estudar toda a legislação, o candidato ainda precisa acompanhar a doutrina e jurisprudência. No entanto, não adianta sair por aí lendo tudo que é publicado pelos tribunais. O aluno precisa ser conduzido por esses assuntos pelos professores, que sabem filtrar quais normas são aplicáveis para o Exame de Ordem.

 

5. Resolva questões

Você pode até conhecer bem a parte teórica das matérias, porém o exame de ordem exige mais do que isso. É preciso ter uma ideia de como a teoria é cobrada nas provas por meio da resolução de provas anteriores. Só assim o candidato vai se familiarizar com o estilo de questões e depois poder refinar a sua preparação, caso perceba que há pontos fracos ou tópicos não estudados.

 

6. Resumos

Realize pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado ou da aula que acabou de ser assistida. Essa técnica ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial. Além de ser uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo.

 

7. Revise o conteúdo

Você já deve ter escutado esta dica por aí, falta só colocar em prática. A revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar. A melhor forma de estudar é cumprindo todas as etapas de aprendizado: ler e assistir aulas de teoria, resolver questões, revisar o conteúdo, e fazer simulados. Reserve um período em seu cronograma para revisões cíclicas a cada semana ou tópico estudado, e depois de alguns meses, uma revisão geral da matéria.

 

8. Mantenha o controle emocional

Tem muita gente fazendo o Exame de Ordem da OAB. Ficar escutando que fulano passou e ficar apreensivo com a pressão da família e dos amigos não vai ajudar em nada na sua aprovação. Quando estiver pronto, com o conteúdo bem sedimentado e maturidade para fazer prova, a aprovação vai chegar. Enquanto isso, cuide do seu corpo e da mente, saiba administrar o tempo de resolução de provas, e reserve alguns momentos de lazer com a família.

 

Conheça também o Método CERS de Aprovação na OAB!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a