Concurso MP PA: Novo concurso é aprovado! - Notícias CERS

Concurso MP PA: Novo concurso é aprovado!

Por:
Atualizado em 06/07/2021 - 08:51

Atenção, concurseiros! Uma excelente notícia para aqueles que sonham em ser Promotores de Justiça. O Colégio de Procuradores do Ministério Público do Pará aprovou, na sessão extraordinária realizada no dia 5 de julho, um novo Concurso MP PA para o órgão. O certame deverá ofertar 65 vagas para a entrância inicial da carreira. Atualmente, o órgão possui 86 cargos vagos de Promotor de Justiça, sendo 42 apenas na entrância inicial.

Saiba mais informações sobre o concurso

Cargos Vagos

Atualmente existem 86 cargos vagos no Ministério Público do Pará, distribuídos da seguinte forma:

Remuneração

A remuneração inicial para o cargo é de mais de R$ 30 mil. Podendo chegar a valores ainda mais altos conforme progride na carreira:

Último Concurso MP PA

O último concurso para o órgão foi realizado em 2014 e foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Na época, foram ofertadas 50 vagas para o cargo.

– Fases do Último Concurso

Na época, o Concurso MP PA foi formado pelas seguintes etapas:

– Prova Objetiva
– Prova Discursiva
– Prova Oral
– Prova de Tribuna
– Avaliação de Títulos

– Prova Objetiva

A primeira etapa do certame, a prova objetiva, foi composta por 100 questões de múltipla escolha divididas entre as disciplinas do conteúdo programático listadas abaixo. Para ser aprovado, o candidato deveria obter pelo menos 50% de acertos na prova.

Conteúdo Programático:

Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Constitucional;
Direito da Infância e da Juventude;
Direito Comercial e Empresarial;
Direito Agrário;
Direitos Humanos;
Direito Administrativo;
Direito Tributário;
Direito Eleitoral;
Legislação de Interesse Institucional do Ministério Público;
Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

– Prova Discursiva

Já a segunda etapa do Concurso MP PA em 2014 contou com 3 provas discursivas, cada uma com 5 horas de duração e tendo sido realizadas em dias distintos.

Cada uma dessas provas foi composta por 6 questões discursivas e 1 dissertação. As disciplinas das questões foram divididas da seguinte forma:

Prova Discursiva 1:

Direito Constitucional
Direito Administrativo

Prova Discursiva 2:

Direito Penal
Direito Processual Penal

Prova Discursiva 3:

Direito Civil
Direito Processual Civil
Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos

– Prova Oral

A prova oral foi a terceira etapa do concurso e consistiu numa arguição oral em sessão pública. Os candidatos foram questionados sobre temas do direito e avaliado sobre seu domínio jurídico, linguagem, articulação do raciocínio, capacidade de argumentação, uso correto do vernáculo e postura do candidato. Cada examinador atribui uma nota de 0 a 10 ao candidato e sua nota final é uma média dessas notas.

Durante a realização dessa etapa, foi vedado qualquer tipo de consulta.

– Prova de Tribuna

Na prova de tribuna é sorteado, com 24h de antecedência, um caso hipotético sobre o qual o candidato deverá desenvolver.

Durante a realização da Prova de Tribuna são avaliados a desenvoltura e correção do vernáculo, a capacidade de articulação (clareza na exposição fática e adequação dos termos empregados), a sistematização lógica, o conteúdo jurídico (embasamento) e capacidade de persuasão e técnicas empregadas (poder de convencimento).

Da mesma forma que na prova oral, cada examinador atribui uma nota de 0 a 10 ao candidato e sua nota final é uma média dessas notas.

Resumão do Concurso MP PA

Concurso: Ministério Público do Pará
Cargo: Promotor de Justiça
Vagas: 65
Remuneração Inicial: R$ 30.404,42
Banca Organizadora: A definir
Status: Concurso Aprovado

Quer se preparar para o Concurso MP PA?

Curso completo 2021Inicie imediatamente a preparação para o Concurso e saia na frente dos seus concorrentes! A melhor preparação é aquela que começa com antecedência, dando a você chance de estudar e revisar todos os assuntos do concurso com bastante calma.

Coordenado pelo Alexandre Salim, nossos Cursos Completos são ministrados com base no conteúdo dos últimos editais e baseado na metodologia exclusiva CERS-AdVerum de preparação completa (teórica e prática). 

Tem alguma dúvida sobre a Preparação Antecipada? Clique aqui e nós entraremos em contato com você

Tags relacionadas: