Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Concurso MP PE: Confira os principais assuntos para o dia da prova

Avatar de David Melo
Por:
Publicado em 26/03/2022, às 00:00 Atualizado em 25/03/2022 às 17:04

Mais um concurso importantíssimo se aproxima. E por aqui, a equipe de inteligência do CERS continua a todo vapor! No próximo dia 3 de abril será dada a largada para o concurso MP PE Promotor. Pensando nisso, a nossa equipe buscou relembrar as principais informações para o dia prova.

Ficou interessado? Pois, se liga na trilha de conteúdos!

Principais Informações para o Dia da Prova

– Da Prevenção a COVID-19

De acordo com o Edital o uso de máscara é obrigatório para realização da prova. A máscara só poderá ser retirada para alimentação do candidato. Ainda como medidas de prevenção, a realização da prova dependerá de esquema vacinal completo do candidato. Vejamos as medidas vacinais dispostas no edital do certame:

vacinação concurso mp pe

– Horário de Prova

Conforme o Edital de convocação da prova Objetiva. Os portões serão abertos às 8h00 da manhã, e fechados às 9h00. É recomendado que o candidato chegue com no mínimo 1 hora de antecedência.

– O que é Permitido e Proibido?

É preciso prestar atenção aos itens permitidos no Edital! A utilização de qualquer aparelho eletrônico na hora da prova implica eliminação direta! Conforme o edital, esses aparelhos devem ser acondicionados em embalagem específica disponibilizada pela FCC. Os itens alimentícios devem ser condicionados em embalagens transparentes e sem rótulo.

Principais Matérias e Assuntos para a Prova do Concurso MP PE

Direito Penal

– Do Crime e da Imputabilidade Penal – Recorrência – 66 vezes

– Das Penas – Recorrência – 29 vezes

– Da execução penal – Recorrência – 22 vezes

O estudo do Direito Penal exige o conhecimento associado da lei seca, doutrina e jurisprudência. Como dito outrora, é importante contar com materiais atualizados e direcionados ao propósito definido.

A parte introdutória do Direito Penal, suas escolas, princípios e teorias, requer doutrina abalizada. No entanto, esteja a par da jurisprudência mais recente quando o assunto for o crime e a imputabilidade penal.

Direito Processual Penal

– Das nulidades e dos recursos em geral – Recorrência – 30 vezes

– Da Prova – Recorrência – 25 vezes

– Da prisão, das medidas cautelares – Recorrência – 25 vezes

Assim como o Direito Penal, o Direito Processual Penal exige o conhecimento associado da lei seca, doutrina e jurisprudência; e, também, é importante contar com materiais atualizados e direcionados ao propósito definido.

Para o estudo “Da prisão, das medidas cautelares e da liberdade provisória”, o conhecimento da lei seca é fundamental.

Direito Civil

– Do Direito Patrimonial – Recorrência – 22 vezes

– Do Direito de Família: Casamento e União Estável – Recorrência – 21 vezes

– Das Pessoas – Recorrência – 19 vezes

Para a disciplina de Direito Civil, destacam-se o conhecimento legal e doutrinário. Todavia, é indispensável manter-se atualizado, sempre atento às decisões dos Tribunais Superiores que podem ser exigidas em seu certame. Para saber quais atualizações serão cobradas em sua prova, conheça a fundo o edital e, se necessário, o regulamento do concurso almejado.

Outrossim, questões relacionadas à “personalidade, capacidade e direitos correlatos” e à “curatela” exigem maior aprofundamento da legislação correlata associada à jurisprudência atualizada.

Direito Processual Civil

Dos Processos nos Tribunais e dos Meios de Impugnação das Decisões Judiciais – Recorrência – 24 vezes

– Do Processo de Conhecimento e do Cumprimento de Sentença – Recorrência – 17 vezes

– Dos Recursos – Recorrência – 17 vezes

Já o Direito Processual Civil, exige o conhecimento legal, doutrinário e jurisprudencial. Atente-se à atualização e pertinência dos materiais que utiliza, busque adequá-los às suas necessidades.

Ademais, para o estudo dos temas “Do litisconsórcio”, “Dos procedimentos especiais (jurisdição contenciosa)” e “Do juiz e dos auxiliares da justiça”, especial atenção à memorização da letra da lei. Para questões relacionadas à “Teoria Geral do Direito Processual Civil”, por sua vez, recorra à doutrina para uma preparação completa.

Prepare-se com o CERS

Conheça a metodologia CERS de estudos, com direcionamento exclusivo para as Carreiras Jurídicas, com uma carga horária de mais de 1.250h

O curso Carreira Jurídica Premium 2022, composto com o melhor corpo docente da área Jurídica no Brasil, sob a coordenação de Alexandre Salim – Promotor de Justiça e Arthur Trigueiros – Procurador do Estado, oferece, a partir de um estudo personalizado, o método mais completo de estudos. Carga horária completa e direcionada, benefícios, atributos, além de diversos bônus para intensificar seus estudos.

Leia também:Promotor de Justiça confira o panorama de concursos!

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de David Melo
Por:
Autor

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a