Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Mulheres Trans São Protegidas Pela Lei Maria da Penha Decide STJ!

Avatar de David Melo
Por:
Publicado em 08/04/2022, às 16:59 Atualizado em 24/05/2022 às 17:32

Em decisão histórica, o STJ decidiu pela validade da Lei Maria da Penha para proteção de mulheres trans. A decisão é um precedente inédito na corte e atua de modo a pacificar o tema. Por sua vez, a discussão entre sexo, gênero e das possibilidades interpretativas do texto da Lei fez parte do teor dos votos dos ministros.

De modo a acompanhar essa decisão histórica, a equipe CERS fez um apanhado do tema e preparou um conteúdo especial sobre a decisão do STJ.

Confira abaixo nossa trilha de conteúdo.

O Caso em Discussão no STJ

No processo emblemático em questão, uma mulher trans sofria reiteradas agressões do próprio pai. A busca por uma medida protetiva a levou a judicialização do caso na Justiça de São Paulo. Não obstante, tanto o juízo da primeira instância quanto o TJ/SP rejeitaram a adoção de medida protetiva.

Segundo as decisões, a tentativa de enquadrar o caso por meio da Lei Maria da Penha tratava-se de uma analogia em prejuízo ao réu. Nesse sentido, a construção do entendimento dos tribunais ordinários se referiram a condição de mulher disposta na Constituição Federal. Nesta seara, os juízes caracterizaram que a noção de mulher é um grau científico e, portanto, determinado pelos caracteres da biologia.

Em sede do recurso especial apresentado, o MP/SP argumentou que a referida lei tratava literalmente no seu Art. 5º acerca de sua incidência em virtude de violência baseada no “gênero”. Dessa forma, o pedido não tratava de uma analogia, mas sim uma aplicação literal da norma.

O Que é Gênero?

Ademais, a discussão que orientou os rumos da decisão foi o embate entre os conceitos de gênero e sexo biológico. Nesse contexto, é necessário recorrer às teorias das ciências sociais a fim de estabelecer tal distinção.

Logo, é possível uma diferença entre os conceitos. Enquanto o sexo biológico está relacionado ao caráter de nascimento das pessoas e suas respectivas diferenças físicas, o gênero está inserido na sua atuação diante da sociedade.

Em outras palavras, isso significa que o gênero é um papel social, não estando relacionado a qualquer hipótese derivada do aspecto físico biológico.

Assim, é possível que a subjetividade de uma pessoa nascida com o sexo biológico x se identifique a partir de um papel social diferente do esperado para pessoas com esse sexo biológico. Dessa maneira, uma pessoa nascida com sexo biológico masculino pode se identificar com o gênero (papel social) feminino.

Voto dos Ministros

Por conseguinte, os votos da decisão buscaram relacionar a teoria de gênero a constituição legislativa da Lei Maria da Penha. O MPF, em sede de sustentação oral da Sub-Procuradora Raquel Dodge relembrou da recomendação de gênero do CNJ.

A recomendação 128 do CNJ, citada no parecer do MPF, trata da conceituação da perspectiva de gênero. Ela recomenda que a justiça deverá entender gênero a partir de questões culturais e sociais. Nesse contexto, destacou-se o voto do Ministro Rogério Schietti Cruz que a utilizou como fundamentação.

Conforme o voto do Ministro, o conceito de sexo não define a “identidade de gênero”, assim a incidência da lei em questão trata do seu efetivo esforço em punir a violência em âmbito doméstico cometida em virtude do papel social do gênero feminino tratado como inferior.

– Interpretação Teleológica ou Analogia in Malam Partem?

Outro ponto de destaque do voto dos ministros juízes foi a manifestação no sentido de afastar qualquer leitura que afirmasse a adoção da Lei Maria da Penha as mulheres trans como analogia in malam partem. Nesse sentido, a explicação do conceito de gênero conforme as teorias sociais e a recomendação do CNJ esclarece a letra do Art. 5º da referida lei.

Trata-se, portanto, de uma interpretação teleológica, ou de uma simples leitura do dispositivo que afirma a sua abrangência aos casos de violência contra o gênero feminino.

Veja aqui a íntegra do voto do relator e o parecer do MPF!

Proteção as Mulheres Trans

Por fim, o julgamento propõe um impacto importantíssimo as discussões de gênero nas decisões judiciais. Além disso, promove um exercício de inclusão e proteção as mulheres trans. Assim, diversos outros julgamentos que antes divergiam na adoção da interpretação e da conceituação do termo “gênero”, possuem agora um elo de precedência normativa.

Gostou do Nosso Conteúdo?

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo! O CERS cursos online é especialista em aprovação porque sabe como adaptar a necessidades dos alunos a melhor técnica! Confira mais assuntos jurídicos aqui no notícias CERS e conheça nossa metodologia!

mulheres trans
bloqueio do telegram

Conheça a metodologia CERS de estudos,com uma carga horária de mais de 1200h. Os cursos completos do CERS, composto com o melhor corpo docente da área Jurídica no Brasil, oferece, a partir de um estudo personalizado, o método mais completo de estudos. Carga horária completa e direcionada, benefícios, atributos, além de diversos bônus para intensificar seus estudos. 

Leia também:

Tornozeleiras Eletrônicas: Saiba Tudo Sobre o Monitoramento no Sistema de Justiça

Vazamento de Vídeos Íntimos: Contornos Jurídicos do Caso Gabriel Monteiro

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de David Melo
Por:
Autor

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a