Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Como reiniciar a preparação para a OAB?

Avatar de Camylla Santos
Por:
Publicado em 10/09/2019, às 18:00 Atualizado em 11/09/2019 às 10:39

É comum a vida nos levar para caminhos não planejados e frequentemente isso ocorre na vida profissional e nos estudos. Muitos iniciam a graduação e por diversos fatores não chegam a concluir ou quando concluem mudam de ramo. Seja pela falta de oportunidade na área, a realização de outro curso, inserção no empreendedorismo, falta de condições de continuar na graduação, entre outros inúmeros fatores.

Quando nos damos conta e analisamos o tempo que ficamos sem estudar, é normal pensarmos que perdemos a prática de estudar, esquecemos tudo ou que não aprendemos nada.  

Um grande exemplo é voltar a estudar para a OAB depois de muitos anos de formado. Recomeçar é começar do zero e no Exame de Ordem acontece com muitos estudantes diante da reprovação ou por não realizar logo após o termino a faculdade.

Se você está há muito tempo sem se preparar para a OAB, não desanime! Sabemos que não será uma tarefa fácil por diversos motivos, como as atualizações legislativas e jurisprudenciais, além do normal esquecimento.  Mas para você recomeçar sua preparação da forma correta não perca nossas dicas:

Analisar as últimas provas 

Antes de iniciar qualquer batalha é preciso conhecer o seu inimigo. Faça uma análise detalhada das três últimas provas e observe disciplina por disciplina o grau de dificuldade, o modelo de questões, em qual área você tem mais dificuldade, se por exemplo Direito tributário for seu maior problema, anote! Faça um mapeamento de acordo com os conteúdos cobrados.

Com isso, você terá sua avaliação e entenderá o motivo de não ter sido aprovado, só assim você saberá a melhor forma de estudar e otimizar seu tempo com uma preparação direcionada. 

Fazer um planejamento 

Com sua avaliação feita é hora de produzir um cronograma de estudos. A primeira fase é composta por 17 disciplinas,com 80 questões objetivas produzidas pela banca examinadora FGV. 

Como as disciplinas não possuem o mesmo número de questões, o que torna algumas matérias mais importantes do que outras, é aconselhável você dar prioridade para as que possuem maior quantidade de questões. E também para aquelas em que você possui maior dificuldade, pois as que você gosta já lhe trarão bons resultados. 

Com isso, realizar um cronograma de estudos é fundamental, pois será o seu norte e um compromisso no seu cotidiano trazendo organização e disciplina. Se deseja realizar o seu próprio cronograma, confira esta matéria sobre como montar um cronograma de estudos!

Adotar um método (técnica) de estudo

A sua aprovação é resultado do seu esforço e dedicação, ou seja, depende exclusivamente de você. É essencial o domínio da doutrina, legislação e jurisprudência, além disso o Exame de Ordem exige dos candidatos a memorização e o raciocínio. Por isso, a depender do seu canal de aprendizagem você deve escolher a técnica de estudo que mais otimiza os seus estudos. 

Existem diversas técnicas de estudo como os mapas mentais, método mnemônico, a realização de anotações e resumos com o método Cornell, entre outros diversos em que você deve pesquisar e aplicar o que melhor se adequa às suas necessidades e o seu aprendizado.

Por exemplo, o simples ato de revisar o conteúdo pelo menos uma vez na semana traz  inúmeros benefícios como a fixação da matéria. Cabe ressaltar que não se faz necessário nenhuma técnica de outro mundo, a leitura, compreensão, a resolução de questões e o reforço do conteúdo já são efetivos.

Escolher a edição certa

Apesar do tempo em que você está sem estudar, ninguém esquece totalmente o que foi visto durante a graduação. No entanto, não quer dizer que você deve fazer o exame mais próximo. A escolha da prova deve ser feita com cautela, pois caso você não seja aprovado poderá causar uma frustração e se desmotivar para continuar nos estudos. 

Você deverá estabelecer um período ideal considerando que a fixação dos conteúdos envolve um processo com várias etapas e não apenas assistir uma aula ou ler um resumo. Portanto, você que está reiniciando sua preparação não está vendo o conteúdo do zero, mas sim relembrando e ninguém esquece por completo o que aprendeu no curso.  Por isso, estabeleça um prazo razoável, por exemplo de 4 ou 5 meses para que obtenha segurança.

Selecionar o material didático

É fundamental ter cuidado na escolha de um material atualizado e idôneo, para que você tenha acesso a um conteúdo aprofundado a partir de aulas teóricas e resolução de questões.

CURSO PARA OAB 1ª FASE - PREPARAÇÃO ANTECIPADA Pensando na sua preparação o CERS Cursos Online, preparou um novo produto no mercado com a excelência que todos já conhecem: curso para OAB 1° Fase – Preparação antecipada. Com mais de 200 horas/aulas teóricas, o curso Preparação Antecipada para OAB, reúne o maior e melhor corpo docente especialista do Exame de Ordem do Brasil.

Além disso, você ainda terá mais 84 horas/aulas de resolução de questões para treino. Sendo ideal para você que já se formou há algum tempo e que deseja estudar com tranquilidade para prova no período de até 6 meses. 

 Diferenciais:   

Descomplicando o Exame de Ordem Estruturação do Exame: Assista uma aula com o Renato Saraiva, com o Raio X das disciplina a fim de identificar quais os temas mais recorrentes na prova.

 Aprendizagem Acelerada: Gravação de uma aula com duração de 2 horas com a profa. Cristiane Dupret, com técnicas de estudos que irão facilitar o seu aprendizado.

 Técnicas de Estudos: Aprenda a estudar! Isso também faz parte da preparação para concursos. Com as técnicas de estudos adequadas ao seu perfil de aprendizagem é possível aprimorar o seu desempenho.

 Trabalhando o emocional para prova: O equilíbrio emocional pode ser decisivo para um bom desempenho nos estudos. O master coach da Febracis, Paulo Vieira, apresenta dicas de estratégias emocionais direcionadas para concursos públicos.

 Aulas Teóricas Específicas: 105 encontros de duas horas o que totaliza 210 horas de conhecimento.

 Material teórico: Material Completo de todas as disciplinas cobradas no Exame de Ordem.

 OAB NA PRÁTICA  – Aulas de questões: resolução de questões objetivas e interdisciplinares .

 O6 Simulados online com  Relatório de desempenho: 6 rodadas de simulados, com gráfico de desempenho, para fechamento da aprendizagem e verificação do estágio em que se encontra em relação ao nível da prova.

Prazo de acesso por seis meses da data da matrícula: 06 MESES  para assistir a todas as aulas deste curso, contado a partir da efetivação da matrícula.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Camylla Santos
Por:
Autor

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a