Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Audiência e Prática Trabalhista

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Publicado em 27/02/2018, às 08:57 Atualizado em 18/10/2018 às 16:32

A audiência é o ponto culminante do Direito Processual Trabalhista, por englobar diversos atos processuais de toda e qualquer reclamação trabalhista. Para um bom desempenho profissional, o advogado precisa estar bem preparado tecnicamente, ser conhecedor da matéria fática e processual, além de ter senso de argúcia e visão global.

Na audiência trabalhista

– O juiz propõe a conciliação (arts. 846 e 850 CLT c/c art. 764 CLT).

– O reclamado apresenta a sua resposta (art. 847 CLT).

– O juiz constata a revelia (art. 844 CLT).

– As parte produzem todas as provas (art. 845 CLT).

– As partes podem aduzir razões (alegações) finais (art. 850 CLT).

– O juiz prolata sentença (arts. 850   e 852 CLT).

O estudo da matéria e da prática trabalhista é fundamental para o advogado conhecer o passa a passo do fluxo da audiência trabalhista, em todos os ritos processuais. Além disso, é preciso estar atento não apenas aos casos corriqueiros, previstos nos livros, como também as situações excêntricas e jurisprudência do TST.

 

Leia também: Prática Jurídica: o primeiro passo após a formação

 

Recursos Trabalhistas

Entre os recursos trabalhistas, podemos citar o recurso ordinário, que serve para atacar a sentença definitiva ou terminativa proferida pelo juiz do trabalho, como previsto no artigo 895 da CLT. Além disso, ele também ser usado para atacar decisão definitiva ou terminativa de Tribunal Regional do Trabalho quando estiver atuando em competência originária.

O CERS explica: você impetrou mandado de segurança contra ato praticado por juiz do trabalho. O mandado de segurança é uma ação chamada ação mandamental de competência originária, neste caso, do Tribunal Regional do Trabalho. Contra a decisão definitiva ou terminativa do TRT em relação ao mandado de segurança, chamada de acórdão, é cabível recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho.

Preparo Recursal

O preparo recursal é outro tema importante. No processo trabalhista existe a OJ 140 sdi-1. Essa orientação jurisprudencial ignora o princípio da insignificância ou princípio da bagatela. De acordo com ela, se o preparo for feito a menor, e mesmo que a diferença a menor seja insignificante, o recurso não será conhecido por deserção. Aí, pode surgir a dúvida: essa OJ continua sendo aplicada?

Com o Novo CPC, aplicamos essa OJ apenas para o depósito recursal. Ou seja, não aplicamos mais para às custas. Isso porque se o órgão jurisdicional se deparar com custas recolhidas a menos, não importa a diferença. Sendo assim, ele deverá que intimar o recorrente para que ele complemente aquele recolhimento.

Essa oportunidade de complementar um preparo a menor só se aplica segundo ao TST às custas. Portanto, não se aplica ao depósito recursal. Isso é, conforme instrução normativa 39b de 2016 do Tribunal Superior do Trabalho.

 

Cursos Online

Curso-Direito-processual-trabalhoSe o seu conhecimento em Direito Processual do Trabalho é “zero” ou se falta base para entender muitos assuntos, mas precisa dessa disciplina para passar num concurso público, esse Curso Começando do Zero é para você! Se já tem uma boa base, mas quer rever esse conteúdo e aprofundar seu conhecimento, aqui você também encontra o que precisa!

Nesse curso, a professora Aryanna Linhares abordará os conteúdos básicos/essenciais relativos à matéria de DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Dessa forma, fornece para o aluno uma base sólida e consistente. O objetivo é possibilitar a resolução das diversas provas de concurso público em que esta matéria for cobrada. Ao final do curso, será aplicado um simulado para a melhor fixação da matéria.

Saiba mais: Curso Começando do Zero – Direito Processual do Trabalho

 

curso-prática-juridicaO curso de PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO TRABALHO tem como objetivo abordar com a visão prático-profissional os principais temas aplicados no dia a dia da Justiça do Trabalho, trazendo modelo de peças processuais e apresentando, de forma didática, inúmeras situações que devem ser enfrentadas pelo advogado trabalhista no exercício de sua profissão. O curso é indispensável para quem enfrenta o mercado profissional após ingresso nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. E também para os profissionais que buscam aprofundamento de seus conhecimentos nesta Justiça especializada.

Saiba mais: Curso de Prática Jurídica 2018 – Direito do Trabalho

 

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Manoela Moreira
Por:
Jornalista

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a