Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Você está inserido na advocacia 4.0?

Avatar de Paolo Lima
Por:
Publicado em 25/06/2021, às 14:01 Atualizado em 22/07/2021 às 10:45

O desenvolvimento tecnológico fez surgir diversos aparatos inovadores para diversas áreas e umas delas é o Direito. No entanto, muitos profissionais  não entendem a relevância de sua inserção neste mundo e acabam se tornando obsoletos. Por isso, entenda as particularidades da advocacia 4.0, insira em sua atuação e turbine sua carreira.

Você pode se interessar  por: Direito Digital:fique por dentro das particularidades do tema

Você sabe o que significa o Direito 4.0?

Toda essa modernidade e inovação resulta na chamada revolução 4.0 que reúne desenvolvimento tecnológico relacionado ao poder computacional causando impactos no mundo do trabalho. E apesar de ser um dos âmbitos mais tradicionalistas trouxe inúmeros impactos no mundo jurídico resultando no Direito 4.0. 

O mundo atual é totalmente tecnológico e oferece inúmeras ferramentas, como os aplicativos e redes sociais que são possibilidades de realizar a promoção do seu trabalho, por exemplo o Youtube, Instagram e Facebook.   

Assim, não existe mais a advocacia do futuro mas a que vivemos hoje. E para estar inserido no mercado você precisa estar por dentro desse mundo e trazer para o exercício da advocacia. 

Quem é o advogado 4.0?

É o profissional que utiliza a tecnologia como sua aliada no empreendedorismo jurídico e domina os aparatos digitais otimizando suas atividades, através de sua inserção no cotidiano, potencializando seu trabalho e evitando procedimentos repetitivos. 

Muitos analisam como uma adversária que poderá substituir o advogado, mas na verdade se trata de otimização e não substituição de realização de demandas repetitivas por sistemas informacionais. Que disponibilizará o tempo do profissional para articulação de estratégias de tarefas complexas, que não podem ser realizadas por máquinas como a criação do conhecimento jurídico.

Por que se preocupar em se tornar um advogado 4.0?

O mercado jurídico atual disponibiliza de mais de um milhão de advogados atuantes no Brasil e aproximadamente cem mil pessoas se formam em Direito. Se a cada ano esse quantitativo tende a aumentar, o que você faz para se diferenciar? O marketing jurídico pode ser o seu destaque. 

A forma como você se mostra ao seu cliente através da sua imagem e das mídias resulta na confiança de que você é uma autoridade e referência naquele assunto resultando em uma advocacia de qualidade e sucesso.

Como se tornar um advogado 4.0?

Há inúmeras formas de estar atualizado no mercado jurídico através da tecnologia. E para te ajudar neste processo listamos algumas maneiras de você se inserir:

-Utilizar as plataformas na internet para otimizar e turbinar sua atuação. Como por exemplo, realizando reuniões pela internet ou contratando um correspondente jurídico. Há diversos aplicativos e sites que oferecem esses serviços;

-Tornar a internet sua aliada no contato e captação de clientes através do seu próprio site, seja um blog ou outra ferramenta para publicar artigos, conteúdos e avisos, assim como nas redes sociais;

-Estar sempre atualizado de modo a entregar conteúdo de valor ao potencial cliente por meio de estudos,  pesquisas, participação em congressos e seminários jurídicos. E principalmente se especializando na sua área de atuação através de uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, por exemplo;

-Ter compromisso na divulgação de conteúdo de valor nas redes sociais, como publicar em seu canal do Youtube toda terça-feira conteúdos sobre direito digital;

-Realizar o marketing de uma forma ética e que não afronte o Código de Ética e Disciplina da OAB;

-Buscar novos nichos de mercado através de pesquisa.

Quer mudar os rumos da sua carreira? Conheça o CERS Play Advogado Premium!

Começou a carreira como advogado há pouco tempo e está se sentindo inseguro na prática jurídica? Ou, se já possui experiência, deseja aprender a gerenciar um escritório e precisa inovar tecnologicamente? O CERS Play para advogados é a grande novidade que vai alavancar a sua trajetória na profissão. Conheça o plano Advogado Premium.

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Paolo Lima
Por:
Autor

Analista de Conteúdos CERS. Advogado, pós-graduado em Direito Penal.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a