Todas as regiões

MENU
Logo do CERS
Logo do CERS
MENU

Todas as regiões

FECHAR

Jogador Vinicius Jr é vítima de falas racistas durante partida de futebol

Avatar de Sara Vitória
Por:
Publicado em 22/05/2023, às 12:30 Atualizado em 22/05/2023 às 12:36

Infelizmente, mais um caso de racismo sendo noticiado mundialmente. O atacante brasileiro Vinicius Junior, jogador do Real Madrid, foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde deste domingo (21).

O cenário do racismo no esporte da Europa

Em vez do esporte ajudar na luta antirracista, muitas vezes tem servido de trampolim para espalhar um preconceito criminoso. Tem se tornado comum, mas especificamente na Europa, casos em partidas de futebol, em que torcidas agem de maneira preconceituosa , direcionando palavras ofensivas e falas racistas a jogadores de pele negra.

É triste saber que. nos dias atuais. ainda é necessário alertar sobre essas situações onde pessoas possuem um pensamento ultrapassado de que pessoas de pele branca são superiores as pessoas de pele preta. Segundo especialistas, a falta de responsabilidade dos clubes, que respondem pelo comportamento de seus torcedores de acordo com o regulamento, gera um sentimento de impunidade.

Entenda o caso de Vinícius Junior

O atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, foi vítima, mais uma vez, do racismo em um estádio espanhol. De 13 denúncias apresentadas por LaLiga nos últimos anos, nove são relacionadas a Vinicius Junior. Não há informações sobre responsabilização dos clubes. Algumas investigações seguem em aberto e três ligadas ao brasileiro foram arquivadas pela Justiça.

No caso mais recente, que aconteceu no último domingo durante uma partida entre os clubes Real Madrid e Valencia, no campeonato La Liga, na Espanha, a torcida do time rival chamou o brasileiro de “macaco” diversas vezes. O árbitro do jogo chegou a paralisar o jogo por 8 minutos, porém não foi o bastante para que os insultos acabassem.

Imagens mostram Vinícius Júnior se revoltando com as injúrias ao apontar para os mandantes no estádio Mestalla. O júnior foi expulso no final do jogo por acertar um adversário no rosto com a mão.

Qual o protocolo adotado quando há um episódio de racismo?

É indicado parar o jogo e pedir anúncio público para encerrar imediatamente o comportamento racista. Além disso, também é possível suspender a partida e mandar os jogadores para os vestiários, seguido de novo anúncio para os torcedores. 

Quais as possíveis sanções a clubes, jogadores, técnicos e torcedores?

De acordo com os regulamentos da UEFA, quem ofender outro por causa de sua cor ou raça será punido com uma suspensão de pelo menos 10 partidas ou um “período fixo ou qualquer outra sanção apropriada”.

Se um ou mais torcedores apresentarem este comportamento, a associação ou clube responsável estará sujeito a pelo menos um fechamento parcial do estádio e multa. O Comitê Disciplinar da UEFA pode impor medidas adicionais, como um ou mais jogos à porta fechada, suspensão do jogo, dedução de pontos ou desqualificação da competição.

Os casos de discriminação racial julgados e punidos pela Justiça Desportiva, no Brasil legalmente prevista no artigo 217 da Constituição Federal e no capítulo VII da Lei 9.615/98.

O jogador se pronunciou em suas redes sociais e recebeu apoio de amigos e fãs:

Veja também:

Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques

Avatar de Sara Vitória
Por:
Autor

Conteudista CERS. Estudante de Direito, Aprovada na Faculdade aos 16 anos.

Tags relacionadas:

O CERS utiliza cookies para personalizar e garantir a melhor experiência possível. Ao continuar navegando, você concorda com tal utilização.
Para mais informações acesse a nossa Política de privacidade.

a