Atenção, concurseiro! Esse conteúdo é para você que vai realizar a prova do Concurso TJSP.
A prova possui duas etapas: provas objetivas e provas práticas. Portanto, o candidato ao cargo de Escrevente também passará por uma prova de digitação, se for aprovado na prova objetiva.
A prova de digitação é formada por duas tarefas, sendo elas: uma de formatação texto e outra de digitação. Ambas terão caráter eliminatório.
Portanto, não basta apenas ser aprovado na prova objetiva para garantir sua vaga na lista definitiva de classificados, você precisa encarar a prova prática. Por isso, fique nesse artigo para você ter conhecimento claro sobre essa fase do concurso.
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Como será a prova de digitação do Concurso TJSP?
Será feita de duas formas. A primeira atividade é a formatação de um texto preestabelecido. De acordo com o edital e suas instruções, a prova será desenvolvida com auxílio do software editor Microsoft Word 2016 e, logo em seguida, o candidato receberá uma folha com todos os comandos necessários, tendo o candidato, 5 (cinco) minutos para aplicar todos os comandos no texto apresentado.
A segunda atividade, por sua vez, é a digitação do texto, passando o documento a ser salvo e um novo programa aberto no computador, sendo um editor exclusivo da própria banca. Em seguida, o fiscal, então, entregará ao candidato outra folha, contendo um texto com cerca de 1.800 caracteres, o candidato então terá 11 (onze) minutos para digitar todo o texto no programa do computador, no qual exige uma concentração redobrada.
A prova terá duração de 16 (dezesseis) minutos ao total para ampla concorrência. Sendo relevante destacar que os candidatos portadores de deficiência possuem 25 (vinte e cinco) minutos para fazer a prova: sendo 8 minutos para formatação e 17 minutos para digitação.
Vale destacar que antes de iniciar a prova existe um treino Pré-Prova, onde os candidatos terão alguns minutos para treinar a digitação, testarem o mouse, o teclado e as diversas funcionalidades do computador. Sendo esse momento extremamente importante, pois será inviável alegar qualquer tipo de problema depois desse momento.
Como serão as pontuações?
Na fase da formatação serão observados os seguintes erros:
- A margem do texto;
- O alinhamento;
- Negrito, itálico, sublinhado;
- Tamanho da fonte;
- Espaçamento;
- Parágrafos.
Será descontado 0,02 pontos para cada erro na formatação. Já a prova de digitação valerá oito pontos. Nela, o erro será computado por caracteres, sendo descontados 0.05 pontos. Tendo que alcançar a pontuação de cinco dos dez pontos totais para sua aprovação.
Como se preparar corretamente para essa etapa do Concurso TJSP?
Você, concurseiro que chegou até aqui, deve estar se perguntando como se preparar corretamente na segunda etapa do concurso, sem correr nenhum risco. Por isso, vou te passar algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.
Preliminarmente, essa fase do concurso não se trata de agilidade, pois o tempo é mais do que suficiente para que você seja aprovado. Com treino e dedicação esse tempo se torna facilmente cumprível. Outro fator importantíssimo é a concentração e o bom controle psicológico para passar com tranquilidade nesta prova prática.
Desta maneira, divida seu tempo de treinamento de forma estratégica. Estude sobre o word, editor de textos, para se dar bem na etapa da formatação. Mas atenção: a formatação exigida no dia da prova será informada pelo avaliador; ou seja, não necessariamente serão as regras ABNT.
Já a digitação consiste em procurar praticar de forma assertiva. Primeiramente, é importante a prática ocorrer no computador e da maneira que será cobrado em prova. A forma de digitar é muito peculiar. Então o treino no tempo da prova e buscando um computador e teclado que possuam configurações similares de como vai ser cobrado no dia é o ideal para você se acostumar e alcançar a tão desejada aprovação.
Onde serão aplicadas as provas práticas?
Os locais das provas práticas serão divulgados somente a partir da publicação dos Editais de Convocação para as provas. Tudo estará disponível no DJE (Diário da Justiça Eletrônico).
Contudo, fiquem ligados nos SMS ou e-mail fornecidos no ato da inscrição. Pois poderá ser informado através desses dois meios. A comunicação por SMS e endereço eletrônico possui caráter unicamente informativo. Por isso, é obrigação do candidato acompanhar e ficar ligado nas informações dos Editais de Convocação. Fique ligado no nosso Blog CERS! Informaremos todas as datas detalhadamente para vocês.
E claro, que o CERS preparou um curso atualizado, com professores renomados, com metodologia inovadora, simulados com questões atualizadas e comentadas, além de cronogramas de estudos feitos por especialistas para te auxiliar nesse processo e garantir a sua aprovação.
Se você já se inscreveu para prestar a prova de Escrevente do concurso TJ/SP e perdeu a nossa live com o professor Leandro Bortoleto comentando O edital no nosso Youtube CERS, fique tranquilo e confira agora mesmo:
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Você pode se interessar por:
Siga o CERS no Google News e acompanhe nossos destaques