Conheça o perfil de quem atua nas Carreiras Jurídicas - Portal de notícias CERS

Conheça o perfil de quem atua nas Carreiras Jurídicas

Fique por dentro das atividades e dos desafios do cotidiano de grandes personalidades da área para se inspirar!

Thaísa Moraes
Por:
Atualizado em 05/10/2018 - 11:38
Conheça o perfil de quem atua nas Carreiras Jurídicas.

Já que você está se preparando para ingressar nas Carreiras Jurídicas, elencamos duas personalidades da área para você entender melhor os perfis das profissões. Confira o nosso bate-papo com a Defensora Pública, Alynne Patrício, e o Delegado de Polícia, Henrique Hoffmann, para entender como eles lidam com as atividades e desafios do cotidiano. Conheça o perfil de quem atua nas Carreiras Jurídicas!

 

Entrevista com Alynne Patrício

1) Quais os requisitos para se tornar um Defensor Público?

Para ser Defensor Público, conforme previsto nos artigos 24 e 25 da Lei Complementar 80/94, Lei que disciplina a nossa carreira,  é preciso ser aprovado em todas as etapas de concurso público de provas e títulos, sendo que para a participação nos certames o candidato deverá ser bacharel em Direito com dois anos de prática jurídica comprovada.

 

2) Quais as funções de um Defensor Público?

As funções institucionais do Defensor Público são bastante abrangentes e estão elencadas no artigo 4o da Lei Complementar 80/94, incluindo, dentre outras, a prestação de orientação jurídica e o exercício da defesa dos necessitados, em todos os graus, a promoção de forma prioritária da solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses e a promoção,  a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico.

 

3) Que tipos de poderes e responsabilidades possui um Defensor Público?

Os defensores públicos são detentores de diversas garantias e prerrogativas que incluem a independência funcional no desempenho de suas atribuições,  a inamovibilidade, a irredutibilidade de vencimentos e a estabilidade. Conforme previsão legal, os membros da Defensoria Pública  devem ter o mesmo tratamento reservado aos magistrados e demais titulares dos cargos das funções essenciais à justiça.

Dentre os deveres e responsabilidades dos Defensores Públicos podemos elencar o desempenho, com zelo e presteza, dos serviços inerentes a seu cargo; atendimento ao expediente forense e participação dos atos judiciais, quando for obrigatória a sua presença e a interposição de recursos cabíveis sempre que encontrar fundamentos na lei, jurisprudência ou prova dos autos.

 

4) Como o cargo de Defensor Público se relaciona com as outras profissões das Carreiras Jurídicas?

No âmbito de sua atuação, o Defensor Público interage diretamente com diversas outras carreiras jurídicas, dentre elas principalmente a Magistratura e o Ministério Público. Ademais, o Defensor Público, no âmbito de sua atuação criminal, também relaciona-se diretamente com delegados de polícia no acompanhamento de inquéritos policiais em curso.

 

5) O Defensor Público sempre defende ou também acusa?

Existe no âmbito social a crença de que o Defensor Público atua exclusivamente na defesa dos autores de crime o que, na verdade,  representa apenas uma vertente de nossa atuação institucional. Os defensores públicos atuam em diversas áreas que incluem direito de família, da infância e juventude, consumidor, idoso, saúde… Vale ressaltar que no âmbito da sua atuação criminal os defensores públicos podem também exercer o papel de assistente de acusação então não é verdadeira a premissa de que o Defensor Público só defende.

 

6) Qual perfil deve possuir um Defensor Público?

Para ser Defensor Público a pessoa deve ter um perfil humanístico, deve ter empatia com o próximo, deve gostar de atuar em causas sociais, deve ser dinâmica e comprometida com o trabalho.

 

7) Na sua opinião, qual o maior desafio da carreira?

O maior desafio da carreira ainda é a pequena quantidade de defensores públicos em relação a demanda de pessoas que necessitam de assistência jurídica integral e gratuita. Vivemos em um país de desigualdades no qual 80% da população não tem condições de pagar um advogado. Assim, o volume de trabalho concentrado por Defensor Público é muito grande principalmente se comparado a demanda dos magistrados e promotores.

 

8) Qual a melhor parte de ser uma Defensora Pública?

Sou Defensora Pública há 14 anos e sou apaixonada pela carreira. Como defensora tive a oportunidade de crescer e amadurecer muito como ser humano. A satisfação de poder ajudar uma pessoa que depositou em você toda a esperança de ter a justiça concretizada realmente não tem preço. Como Defensora Pública já tive a oportunidade de salvar vidas, de reatar laços de família, de conseguir absolver inocentes…A melhor parte de ser Defensora Pública é poder fazer a diferença na vida das pessoas.

 

9) Quais as etapas de um concurso público para Defensor Público e qual a melhor maneira de se preparar?

Os concursos para ingresso na Carreira de Defensor Público estão cada vez mais concorridos e o nível dos candidatos está cada vez mais elevado. As etapas são divididas da seguinte forma:

1a etapa: Prova Objetiva

2a etapa: Prova Discursiva e Peças práticas

3a etapa: Prova Oral

4a Etapa: Prova de Títulos

A melhor maneira de se preparar é não esperar a publicação de editais específicos para iniciar os estudos. A preparação deve ser diária e contínua, com materiais atualizados e com direcionamento de temas específicos para a nossa carreira. O CERS tem um curso específico para Defensoria Pública com diversos professores Defensores Públicos. São profissionais que têm experiência prática e que estão constantemente acompanhando os temas mais cobrados nos certames para Defensor. Se você sonha em ser Defensor Público conte com a nossa ajuda. Eu te espero no curso do CERS!

 

Sobre Alynne Patrício

Alynne Patrício de Almeida Santos é Defensora Pública do Estado do Piauí desde 2004 e atualmente titular da 8a Defensoria de Família. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Pós Graduada em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL. Professora de Direito Penal, Processo Penal e Direito da Crianca e do Adolescente do CERS. Ensina também no Instituto de Ensino Aplicado-INAPI. Coordenadora Pedagógica da Escola Superior da Defensoria Pública.

 

Entrevista com Henrique Hoffmann

Você já pensou na carreira de Delegado de Polícia? Essa é uma das profissões mais cobiçadas entre os bacharéis em Direito. Para conquistar o cargo, tanto na Polícia Civil como na Federal, é necessário ser aprovado em concurso público. Cada um dos cargos tem as suas peculiaridades.

Muitos concurseiros se perguntam quais as atividades do dia a dia de um delegado. Querem saber os requisitos e perfil que devem possuir. As remunerações, as diferenças entre as polícias civil e federal também estão dentre outras dúvidas.

Ademais, para os ajudar a entender melhor os desafios e vantagens das carreiras de Delegado da Polícia Civil e Delegado da Polícia Federal, conversamos com o nosso professor Henrique Hoffmann. Confira!

 

Conquiste a sua vaga!

Esse conteúdo faz parte da série especial de Carreiras Jurídicas que estamos construindo especialmente para você! É a sua chance de se inteirar sobre concursos públicos, cargos, salários, dicas de estudos e muito mais! Acompanhe!

COMENTÁRIOS